Mas afinal, o que é um Lead?

  • Digitall Hub
  • 20 de fevereiro de 2014
  • Leads


Ainda desconhecido por muitos, este termo vem ganhando popularidade no Brasil dentro do universo do marketing, vendas e negócios. Mas afinal, o que é um lead?

Um lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. No marketing digital, é uma pessoa que está navegando em seu site e fornece suas informações através de um formulário de contato em troca de uma oferta de valor (conteúdo, ferramenta, produtos e serviços, etc).

Assim, um lead é alguém que já demonstrou interesse na área do seu negócio e que provavelmente gostaria de ouvir mais sobre sua empresa, tanto em termos de conhecimento quanto no que se refere a ofertas de produtos e serviços. Vamos a alguns exemplos:

Conversão direta

É uma conversão mais qualificada, gera um lead com interesse direto em produtos ou serviços da empresa.

Conversão indireta

Essa conversão gera um lead que demonstrou interesse no produto ou serviço da empresa, mas está buscando por mais informações. Ex.: oferta de material educativo (eBook, entre outros), newsletter, diagnósticos e ferramentas gratuitas.

É importante definir o processo interno para cada conversão. Em uma conversão direta, o lead é direcionado para a equipe comercial, que fará o gerenciamento através das etapas do funil de vendas (pipeline). Já em uma conversão indireta, o lead será encaminhado para o marketing, que fará a nutrição e qualificação. Falaremos mais sobre gestão de leads nos próximos posts.

Além de simplificar a leitura do desempenho em marketing digital, o Digitall Hub auxilia no processo de gestão de leads.