Blog

6 dicas para uma boa gestão de leads
há 2 anos por Followize   -  Categorias: Gestão de Leads, Vendas Online

6 dicas para uma boa gestão de leads

 
Todo negócio, independentemente de seu ramo, tem clientes e público capazes de atrair muitos nichos potenciais de vendas. E quanto maior o mercado, maiores são as suas oportunidades de vendas. Mas de nada adianta ter um grande mercado se você não souber como tratar essas oportunidades a seu favor. Neste cenário entra em ação a gestão de leads! 
 
Com algumas práticas básicas para selecionar os potenciais compradores e convertê-los em novos clientes e um bom sistema de gestão de leads o apoiando, sua empresa pode ampliar significativamente os negócios e garantir resultados acima da média esperada.
 

Seja rápido nas respostas

O grande segredo para aproveitar uma boa oportunidade é a agilidade. Se você retorna para um lead potencial o mais rápido possível, pode barrar a ação da concorrência e garantir um fechamento enquanto o lead ainda está quente e disposto a fazer negócio.
 
Aproveite os alertas que um sistema de gestão de leads oferece e esteja sempre antenado nos novos contatos entrantes para agir imediatamente. E não esqueça que distribuir os leads entre a equipe de vendas é essencial para evitar gargalos e atraso no retorno.
 

Aproveite o potencial do telefone

Na era digital é natural que a maior parte dos contatos aconteça através de mensagens por email ou aplicativos. Mas não menospreze o potencial do telefone. Nada substitui o calor humano e a facilidade de extrair valiosas informações do seu lead do que uma ligação de alguns minutos. 
 
Além disso, demonstra maior interesse de sua parte em oferecer para ele o seu tempo, conhecimento e, por que não, produto ou serviço.
 

Mantenha a equipe de vendas informada

Sua equipe deve estar sempre pronta para atender qualquer lead a qualquer momento. Então, para evitar desencontro de informações ou mesmo perder uma venda por falta de dados ou ausência do vendedor, conte sempre com o apoio de um sistema de gestão de leads para integrar as informações e apoiar seu time no gerenciamento das contas.
 
Assim, se alguém da equipe não estiver disponível no momento, os demais vendedores podem ajudar no processo e garantir mais uma conta para o time.
 

Pergunte e ouça seu lead

Apesar de serem muito hábeis no dom da comunicação, vendedores sabem que mais importante do que falar é ouvir. Estar atendo à todas as informações que seu lead envia é uma maneira eficiente de encontrar os melhores argumentos de venda para o seu processo comercial. 
 
Faça mais perguntas do que afirmações e aproveite as respostas para explorar não apenas a aproximação no relacionamento com o lead como minerar dados valiosos para sua negociação.
 

Monitore o contato com apoio do email

Mesmo usando o telefone, não deixe de contar com o apoio do email. Além de manter contato frequente com seu lead, o email permite explorar também seu comportamento através dos CTAs que são ativados ao longo do processo.
 

Visite seu cliente

Por fim, quando tiver em mãos uma daquelas contas quentes e você percebe que está faltando só um empurrãozinho para o fechamento, muitas vezes uma visita pode valer a pena e garantir a sua conversão!
 
 
Gostou das dicas?
Então conheça o Followize e comece agora mesmo a controlar seus leads para aumentar as vendas.
 
 

Solicitar Demonstração

Comentários

Ficou interessado?

Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.

Solicitar Demonstração