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5 segredos matadores para uma gestão de leads eficiente
há 2 anos por Followize   -  Categorias: Gestão de Leads

5 segredos matadores para uma gestão de leads eficiente

 
Que tal começar o primeiro trimestre de 2017 superando as metas para garantir um ano repleto de muitas conquistas? É só ficar de olho nessas dicas para uma excelente gestão de leads e dar a largada na corrida pelos resultados!
 
Você fez sua lição de casa, caprichou no planejamento de vendas em busca de um 2017 arrasador e já colocou seu time para trabalhar a todo vapor neste início de ano. Mas você está de olho na sua gestão de leads? Está realmente preparado para transformar oportunidades em vendas?
 
Tão importante quanto ter um pipeline bem definido é saber conduzir sua gestão de leads de forma eficiente e assertiva para garantir mais conversões em vendas. Por isso, preparamos 5 dicas infalíveis que, se bem aplicadas em sua empresa, certamente ajudarão seu time a conquistar resultados muito melhores. Confira!
 

1. Seja rápido para distribuir seus contatos

A maior parte dos estudos realizados sobre marketing e vendas digitais afirmam que as taxas de conversão em vendas sobem quando o tempo de resposta da equipe é inferior a 48 horas. E nós também já falamos aqui sobre a importância da agilidade para garantir a conquista de novos clientes.
 
Então ter como meta uma distribuição acelerada e eficiente dos leads entre sua equipe de vendas é o primeiro passo para garantir um atendimento de primeira. Esteja certo de que você tem um time condizente com sua demanda e busque distribuir os leads de forma estratégica para não gerar acúmulo ou filas de espera.
 

2. Nunca falhe no follow up

Você já parou para pensar em quantas vendas perdeu simplesmente por não acionar um cliente interessado que não fez novo contato? Se um concorrente ligou para ele e você não no momento decisivo, isso é o suficiente para gerar uma baixa em seu portfólio e tornar sua meta de vendas mais distante. 
 
Lembre-se sempre que 80% das vendas acontecem entre o quinto e o décimo segundo contato com o lead. E se apenas 10% dos vendedores fazem mais que três contatos com um lead, visualize quantas oportunidades estão disponíveis para você no mercado apenas se seu time for ativo em follow up!
 
Além de ser um item essencial para garantir suas conversões, o follow up ainda traz credibilidade, proximidade e maior satisfação do cliente em relação à marca da sua empresa.
 

3. Conte com um software de gestão de leads

Você e seu time comercial tem muitas informações para controlar diariamente e manter o acompanhamento de cada oportunidade. Além disso, distribuir leads, fazer follow up e medir resultados são tarefas que podem demandar tempo e atrasar o cronograma de vendas.
 
Mas todos esses pontos podem ser solucionados com o apoio de um sistema de gestão de leads. A tecnologia focada em apoiar e automatizar a gestão dos processos comerciais permite que você configure a distribuição automática dos leads, emita alertas para sua equipe de vendas a cada nova oportunidade ou ação de um lead, facilitando o processo de follow up ativo, e ainda disponibiliza relatórios de acompanhamento para que você saiba exatamente onde está e quanto falta para chegar à sua meta.
 
Com isso, seu time ganha muito mais tempo para focar no que realmente interessa: vender! E você, como gestor, terá mais dados em mãos para acompanhar o desempenho das vendas.
 

4. Mantenha sua equipe ativa

Além de sempre deixar todo time alinhado com as metas e objetivos de vendas, é essencial que você apoie sua equipe para que estejam sempre ativos no contato com os leads. Esperar que um lead entre em contato nem sempre é a única estratégica para vender mais. 
 
Você pode criar alertas para follow up periódico, por exemplo, e otimizar o relacionamento com o lead para aquecer mais rápido a venda.
 

5. Mensure todos os seus resultados

Tudo fica mais simples quando você consegue saber exatamente em que ponto está no caminho até suas metas. É por isso que medir todos os seus resultados é mais um ponto essencial para garantir a eficiência da gestão de leads.
 
Quantos leads estão em andamento, quantas conversões por período seu time consegue somar, quais são as taxas de conversão mais atrativas para cada ação de marketing realizada... Com essas e muitas outras informações você pode estabelecer estratégias mais assertivas para otimizar cada dia mais suas conversões.
 
Mãos à obra?!
 
Gostou das dicas? Então conheça o Followize e comece agora mesmo a controlar seus leads para aumentar as vendas em 2017.
 

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