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Primeiro semestre a todo vapor para o setor automotivo!
há 1 ano por Followize   -  Categorias: Institucional

Primeiro semestre a todo vapor para o setor automotivo!

O fechamento do semestre registrou mais de 5.600 veículos vendidos com o Followize contra 1.832 no mesmo período do ano passado, o que mostra que nem mesmo o cenário volátil do mercado ameaça as concessionárias que investem nas vendas online.

Em ano de Copa do Mundo, eleições presidenciais e, de quebra, algumas greves no meio do caminho, o cenário esperado para a economia brasileira já era, de longe, bastante temido pela maior parte dos empresários. A baixa no consumo e a redução dos investimentos anunciava um período de vendas reprimidas, sobretudo em bens de alto valor agregado como veículos.

Mas os resultados de encerramento do primeiro semestre mostram que a realidade pode ser bem diferente – e muito melhor! – para quem entende o novo comportamento de consumo e a evolução das vendas online.

De acordo com a pesquisa IBOPE de 2016, 82% dos consumidores interessados em comprar um carro têm acesso frequente à internet e 96% a utilizam como fonte de informação para a compra. Destes, 72% tentam entrar em contato com a concessionária através de ferramentas online. E quem fez a lição de casa sentiu o reflexo desses números na prática.

Prova disso são os 112.784 leads gerados e 5.600 vendas realizadas através do Followize durante os primeiros seis meses do ano a uma taxa de conversão de 5%. No total, são mais de R$ 350 milhões de reais em veículos vendidos através da ferramenta por concessionárias que entenderam as vantagens de utilizar a venda online como estratégia comercial.

Para se ter uma ideia do que esse crescimento representa, no mesmo período de 2017 foram registrados 48.708 leads gerados e 1.832 vendas a uma taxa de conversão de 3,76%, apontando um aumento de 33% no índice de conversões registradas em 2018. Mais do que isso, o número total de vendas em 2017 foi de 6.272, o que significa que o fechamento do primeiro semestre de 2018 quase bateu o resultado anual inteiro de 2017. Ou seja:

Entre as bandeiras comercializadas estão BMW, Mini, Jaguar, Land Rover, Toyota, Harley Davidson, Volkswagen, Jeep, Nissan, Audi, Mercedes Benz, Pegeout, Mitsubishi, Renault, Fiat, Kia, Hyundai, Chevrolet e Ford.

Para a Followize, esses números representam um crescimento de 141% em relação ao primeiro semestre do ano passado, uma perspectiva bastante otimista de acordo com seu fundador Anderson Gil. “Conseguimos bater nossa meta anual de registrar um aumento de 100% em nossa base apenas no primeiro semestre, o que é um ótimo indicador de que o mercado automotivo está evoluindo de forma mais acelerada nas estratégias digitais e buscando soluções que possam apoiar o suporte às vendas online”, celebra o executivo. 

 

O que esperar para o segundo semestre

Com a aproximação das eleições presidenciais, ainda há muita incerteza e volatilidade rodeando o mercado e os índices de consumo para o próximo período do ano. Mas considerando o crescimento da produção de carros a uma taxa de 13,6% no primeiro semestre – maior volume desde 2014 de acordo com a Fenabrave – existe uma forte aposta de que o cenário para o setor automotivo ainda pode ser promissor, sobretudo considerando o final de ano com a liberação de pagamentos como décimo terceiro e participação nos lucros, que elevam a busca por compra ou troca de veículos no período. Assim, mesmo com uma previsão menor do que a estimada para o primeiro semestre, ainda há espaço para crescer.

Neste contexto, as vendas online representam um enorme potencial para que as concessionárias continuem batendo as metas anuais sem perder de vista nenhuma oportunidade. Ou seja: para quem entende que investir em gestão de leads é mais do que um simples apoio ferramental, os resultados aparecem. 

Com mais de 30 lançamentos registrados no primeiro semestre no mercado brasileiro, o segundo período do ano prevê 50 estreias em quase todos os segmentos, abrindo espaço para mais uma estratégia comercial que pode ser trabalhada pelas concessionárias. E contar com presença online para atrair leads é o primeiro passo para fazer a diferença e atender essa demanda.

 

Você está preparado para vender mais?

Com o apoio de uma solução focada e especializada, a estratégia de vendas é automaticamente impulsionada por um processo bem definido e desenhado para converter oportunidades em vendas. Não basta apenas ter uma boa equipe de vendas. Manter o registro e histórico dos leads que são distribuídos para o time comercial é um ponto importante para facilitar a argumentação e conduzir a conversão. 

A gestão de leads para concessionárias permite que as empresas padronizem o processo de gestão de vendas baseado nas melhores práticas para o setor automotivo, entendendo os detalhes e as especificidades do seu negócio.

Além disso, a organização dos leads é um importante diferencial para sua gestão. Normalmente uma concessionária recebe leads de muitas origens na web - sites, landing pages, portais verticais e outros endereços digitais de apoio às vendas. E uma das tarefas mais dolorosas é organizar essa demanda.

Um sistema de gestão de leads automatiza o recebimento, organização, distribuição e gestão de leads para concessionárias, simplificando o trabalho da equipe de vendas sem a necessidade de planilhas ou controles paralelos.

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