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05 mitos sobre a tecnologia nas vendas

Muitos enganos sobre as possibilidades que a tecnologia oferece acabam por criar barreiras invisíveis que retardam a evolução e crescimento das vendas e empresas. Mas hoje vamos derrubar esses mitos e mostrar que a evolução tecnológica pode ser um importante aliado comercial.

As inovações em tecnologia têm acontecido a cada ano com mais intensidade e transformado o cenário em todas as esferas de negócios. Da produção às vendas, diariamente é possível observar mudanças a favor do desenvolvimento do mercado em um ritmo cada vez mais acelerado.

E nos últimos 10 anos a chegada do marketing digital deu o primeiro passo para que essa grande revolução também invadisse os setores comerciais das empresas, ditando um novo modelo de vendas e a completa mudança de comportamento do consumidor moderno.

Porém, com toda mudança vem uma resistência. Essa é uma característica natural do ser humano. O medo do desconhecido e de tudo que isso pode trazer de diferente. E o mesmo acontece quando o assunto é tecnologia com foco em vendas: dúvidas, receios e desconfianças de que nem tudo sejam flores.

O lado negativo dessa perspectiva é que ela acaba atrasando todas as incríveis possibilidades de crescimento que a tecnologia pode agregar às estatísticas de vendas de uma equipe. E é por isso que hoje vamos traçar alguns dos principais mitos sobre a tecnologia nas vendas e te ajudar a entender como seu time comercial só tem a ganhar com essa revolução.

 

01. Um risco para os vendedores

Provavelmente um dos maiores mitos e principal barreira para adoção da tecnologia em muitas empresas, a crença de que implementar uma inovação tecnológica pode ser um risco para a atuação dos vendedores é um terrível engano e um triste atraso para a evolução e crescimento de muitas organizações.

A verdade é o extremo oposto: a tecnologia é o principal aliado que uma área comercial pode ter a seu favor para o crescimento das vendas. 

Enquanto os colaboradores temem que a tecnologia possa substituí-los em suas atribuições, a ausência de soluções automatizadas cria um cenário repleto de retrabalho, informações inconsistentes, falhas de agenda, falta de integração entre os membros da equipe e outros departamentos e o risco de perder grandes oportunidades pela falta de um controle efetivo nas vendas, desde a entrada do lead até a conversão e fechamento em venda.

A tecnologia não vai tirar o emprego dos vendedores. Ao contrário, pode lhe dar melhores condições de trabalho e mantê-lo focado no que realmente importa enquanto os detalhes passam a ser responsabilidade de ferramentas de apoio, ou seja, foco total na argumentação, relacionamento e estratégia de vendas.

Além disso, tendo um sistema como aliado, o vendedor tem mais tempo para trabalhar fechamentos e não precisa se preocupar com tanta ênfase na prospecção de leads, o que pode significar um maior volume de fechamentos e vendas para a organização. Ou seja, todos só têm a ganhar e a tecnologia se transformar em um complemento estratégico para o sucesso das vendas!

 

02. Torna o atendimento “automático” e “frio”

Este é um mito que, a princípio, até faz sentido. Afinal, quando dizemos que a tecnologia ajuda a automatizar processos, é natural que o primeiro pensamento seja entender que o atendimento também passará a ser “robotizado”. Mas isso não necessariamente é uma verdade!

O cenário ideal é que a tecnologia atue como a base de sustentação de todos os processos e principal ferramental de apoio dos vendedores. Eles sim é que serão os grandes responsáveis pelo atendimento, mantendo o atendimento humanizado, pessoal e próximo, o que está bem longe de um atendimento automático e frio. 

É muito importante entender que o equilíbrio entre tecnologia e pessoas é que desenham a estratégia perfeita para vendas, seja lá em que setor você atue. Mesmo que você tenha em seu site um chatbot de atendimento, é essencial realizar uma configuração e programação que humanizem ao máximo o atendimento. Esse fator deve ser sempre foco de atenção de todos!

 

03. Aumenta o trabalho da equipe de vendas

“Então além de todo meu trabalho habitual ainda terei que alimentar um sistema?”... Esse é o primeiro pensamento do vendedor que ainda não atuou com apoio da tecnologia. A resposta é simples: não. Ao contrário, você evitará retrabalhos e terá uma facilidade muito maior de acesso e controle das informações.

A tecnologia centraliza as informações, evita duplicidades e, com isso, elimina controles paralelos. Com uma central integrada, não é preciso imputar os dados e informações mais de uma vez em controles diferentes, agilizando o cadastro, controle e acompanhamento de todo processo comercial e histórico dos leads. 

Além disso, a facilidade começa até mesmo antes do processo comercial ir para as mãos do vendedor. Enquanto antes a prospecção era responsabilidade essencial, com um sistema de gestão de leads, por exemplo, é possível automatizar a distribuição dos leads entre a equipe de vendas, o que garante maior foco na atuação do vendedor e menor tempo de resposta para o lead. Todos esses fatores unidos elevam a produtividade do time de vendas e potencializam os resultados gerais da equipe.

 

04. Sua implementação é muito complexa

A grande vantagem da evolução tecnológica é que ela simplifica a cada dia mais os processos de implementação das plataformas e sistemas que serão utilizados por qualquer departamento ou empresa. É claro que podem existir alguns processos mais complexos, mas normalmente com um levantamento detalhado, tudo isso pode ser simplificado e se torna rápido, simples e eficiente.

Um sistema de gestão de leads, por exemplo, não exige mais do que um bom treinamento e a configuração de todos os parâmetros do processo comercial para que o mesmo seja rapidamente colocado em uso por toda equipe. Mas é importante ter o acompanhamento de uma empresa especializada para que essa implementação seja fácil e com garantia de sucesso. Do contrário, a atuação de uma equipe que não entende o foco do negócio pode gerar desgastes e maior lentidão no processo inicial para uso da tecnologia.

 

05. Planilhas podem ser ótimos substitutos 

Normalmente a primeira iniciativa de uma equipe ou empresa para iniciar controles operacionais é recorrer a planilhas. E isso faz sentido. Entretanto, quando os controles começam a se tornar muito detalhados ou complexos e a tomar muito tempo da equipe para manter as planilhas atualizadas, é hora de começar a pensar em uma solução tecnológica integrada.

Existem muitas possibilidades de investimentos acessíveis e plataformas online, que permitem o acesso às informações e controles da empresa sempre atualizados, de qualquer lugar e a qualquer momento, via desktop ou smartphones. Com planilhas isso já não é possível, além de gerar o risco de duplicidade nos documentos, aumentando o trabalho para centralizar e manter todos os dados da equipe atualizados em um mesmo documento.

Então mesmo quem ainda vai iniciar um negócio, vale a pena considerar a tecnologia como uma solução válida para começar tudo com o pé direito.

 

Transforme a tecnologia em sua maior aliada estratégica

Viu só como em todos os mitos explorados a tecnologia é muito mais um aliado do que um inimigo? Investir em sua adoção pode ser um importante passo para a evolução do time comercial, ganho de eficiência, aumento da produtividade e aceleração de resultados em vendas. Com a união de pessoas e tecnologia, os processos se tornam preparados e equilibrados para os melhores resultados.

A Followize é especializada em tecnologia para gestão de leads e nossa equipe pode te ajudar a entender em mais detalhes como uma plataforma online pode transformar sua gestão e os resultados de sua organização. Veja uma demonstração:

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