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Ferramentas para alavancar as vendas no setor de saúde e bem estar
há 2 meses por Followize   -  Categorias: Dicas

Ferramentas para alavancar as vendas no setor de saúde e bem estar

Para se destacar em um segmento, muitas vezes é necessário investir em conhecimento. Mas como focar em atualização tecnológica e gerenciar a estratégia comercial do negócio ao mesmo tempo? Neste post vamos listar ferramentas capazes de simplificar esse trabalho.

Profissionais que trabalham no segmento de saúde e beleza sabem muito bem o quanto investir em tecnologia e inovação é essencial. 

Afinal, a cada dia surgem novas técnicas, equipamentos e protocolos de tratamento inovadores para resolver os mais variados problemas. E para mostrar ao público que o seu consultório e o seu atendimento estão de acordo com o que há de mais atualizado no mercado, é necessário estar por dentro de tudo isso.

Mas como manter o total foco na execução de um bom trabalho e, ao mesmo tempo, manter a excelência no atendimento, aumentar a aquisição de clientes e lidar com toda a parte burocrática? Pode parecer impossível, mas basta usar a tecnologia a seu favor. 

Existem várias ferramentas para o setor de saúde desenvolvidas justamente para facilitar a vida de profissionais que precisam manter o foco total na execução do seu trabalho, sem deixar de lado atividades essenciais para manter o negócio a todo vapor. Quer saber que ferramentas são essas? Listamos algumas delas a seguir. 


WhatsApp Business, Skype e Google Hangout para comunicação 

Quando estão prestes a contratar serviços de beleza e saúde, é muito comum que os consumidores queiram esclarecer centenas de dúvidas antes de tomar uma decisão. Por isso, é fundamental que a comunicação entre empresa e potencial cliente aconteça com o máximo de transparência, agilidade e proximidade. 

Como nem todo mundo gosta de usar o telefone ou possui tempo e disposição para agendar uma conversa pessoal, o papel da empresa é oferecer o máximo de opções possível para que a comunicação não se torne uma objeção de venda. Para isso você pode contar com WhatsApp, Skype e Google Hangout, ferramentas que atuam como facilitadores para o setor da saúde se comunicar de forma prática e eficaz.

De acordo com uma notícia recente publicada pelo site Agência EBC, o WhatsApp é o maior aplicativo de troca de mensagens do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários. Só no Brasil, 130 milhões de pessoas se comunicam por meio do app, o que representa mais da metade da população. 

Há não muito tempo o aplicativo lançou a sua versão focada para o mercado empresarial, o WhatsApp Business, que permite, dentre outras coisas, o envio de respostas automáticas para agilizar o atendimento e a criação de um perfil empresarial completo com todas as informações sobre a empresa. Sendo assim, não é preciso dar mais motivos sobre o porquê seu negócio só tem a ganhar ao oferecer o WhatsApp como canal de atendimento. 

Além do WhatsApp há ferramentas como o Skype e o Hangout, que além da troca de mensagens de texto, oferecem a função de chamadas de voz ou de vídeo. Esse tipo de software é ideal para resolver o problema de reuniões presenciais que, por algum motivo – deslocamento, incompatibilidade de agenda ou fuso horário –, seriam inviáveis.

 

Chats para abordar o cliente de forma automática 

Nem sempre há alguém disponível para atender um cliente em potencial, a gente sabe disso. Embora o contato com as pessoas seja importante, pois cada mensagem e telefonema podem virar uma venda, um dia de trabalho compreende várias outras tarefas igualmente importantes. 

A boa notícia é que para não perder uma oportunidade de negócio, mesmo quando não há ninguém disponível para responder no mesmo instante, existem ferramentas que iniciam essa abordagem de forma automática. Sim, é como se você tivesse um funcionário que tem como papel não tirar os olhos do computador. 

Estamos falando dos chats de atendimento, ou bots de atendimento, recursos desenvolvidos para atender os seus clientes em potencial de forma cortês enquanto você realiza atendimentos no consultório ou se ocupa com outras tarefas. Alguns dos softwares mais conhecidos são: Jivochat, Zendesk, Omnize, ASC Brazil e Flychats.

Outra vantagem desses softwares é a possibilidade de integrar o chat à ferramenta de gestão de leads. Dessa forma, quando um lead entra em contato pelo bate papo automático, o atendimento humano é acionado conforme a conversa flui. 

E, com isso, há também o aumento da produtividade do time de vendas, pois não é necessário perder o seu tempo ou o tempo de um vendedor com alguém que pode ter entrado em seu site por engano, aumentando a satisfação com o seu atendimento devido a sua agilidade, o que é fundamental para aumentar as chances de conversão. Só vantagens!

 

CRM para gerir clientes e Gestão de Leads para aumentar vendas

Prestar um serviço de ponta e oferecer um atendimento prestativo são duas atitudes essenciais para alcançar o sucesso. Mas para aumentar vendas sem depender somente do boca a boca ou do retorno dos clientes que já conhecem o seu trabalho, é importante contar com um software de gestão de leads (como o Followize).

Com essa ferramenta é possível organizar todos os contatos recebidos em um único lugar. Ou seja, todas as informações disponíveis sobre determinado lead podem ser facilmente acessadas, o que permite um retorno rápido e mais assertivo tanto para uma primeira abordagem como follow up. 

Como as informações são reunidas em um único lugar, o tempo perdido com organização cai drasticamente. Dessa forma, há também redução no ciclo de fechamento, tempo que leva para o contato se tornar um cliente de fato. 
 
A ferramenta também dispõe de várias outras funções, e isso poderia se transformar facilmente em horas de leitura, mas o principal foco é oferecer ações necessárias para converter vendas com mais agilidade. Ou seja, é basicamente tudo o que o seu negócio precisa para não perder contatos para a concorrência. 

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Automação de marketing para atrair clientes

Falamos aqui sobre ferramentas que podem ajudar na comunicação, gestão de leads e também no atendimento ao cliente. Mas além dessas conversas diretas em tempo real, é necessário cultivar uma relação próxima com os clientes que já contrataram os seus serviços e também abordar leads que alguma vez se interessaram pelos seus serviços – ainda que não tenham sido de fato convertido em venda. 

Isso pode ser feito por meio da nutrição dos seus leads com disparos regulares de e-mail. Não sabe por onde começar ou o que abordar no assunto do e-mail? Aqui vão algumas sugestões: 

●    Oferecimento de vouchers com desconto exclusivo para clientes que já fizeram uma avaliação;
●    Divulgação de procedimentos novos; 
●    Preços especiais para clientes que já solicitaram um orçamento, mas que por algum motivo não fecharam a compra do procedimento;
●    Brindes exclusivos para quem realizar um procedimento dentro de X dias.

O objetivo aqui é não deixar que os seus clientes antigos ou os seus leads se esqueçam de você.

Para tornar essas abordagens ainda mais eficazes, é possível contar com ferramentas de automação de marketing, pois elas tornam o processo ainda mais fácil. Ferramentas como RD Station, o Dinamize e o Lahar, oferecem funcionalidades simples como essa de disparo de e-mails, até as mais completas, como a automação completa de marketing.

E assim concluímos que, como você pôde perceber, com as ferramentas para o setor de saúde adequadas, gerenciar a área comercial pode ser um trabalho bem mais simples =)
 

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