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4 Ferramentas para o setor educacional que vão fazer a diferença na área comercial
em 4 horas por Followize   -  Categorias: Dicas

4 Ferramentas para o setor educacional que vão fazer a diferença na área comercial

Para manter a sua empresa competitiva no mercado, é necessário ter um cuidado especial com a área comercial. É importante que cada lead tenha a devida atenção para que nenhuma oportunidade de negócio seja perdida. A boa notícia é que existem ferramentas que facilitam esse trabalho.

O setor educacional tem passado por uma grande expansão nos últimos anos, sobretudo com a ascensão do mercado de ensino EAD no país. 

Para se ter ideia, uma pesquisa recente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que mesmo em cenário de crise, com o número de empresas ativas reduzindo cada vez mais, o mercado educacional vai na direção oposta. Um levantamento feito com base no Cadastro Central de Empresas revela que de 2013 a 2017, empresas que exercem atividades ligadas ao setor educacional saltou de 1,3 milhão para quase 1,8 milhão – uma alta de 37,5% no período.

Sendo assim, é possível concluir que o mercado não é o problema, a questão é saber aproveitar as oportunidades que ele oferece. Uma das formas de fazer isso é por meio do investimento em ferramentas para o setor educacional, capazes de automatizar tarefas e tornar o trabalho mais eficaz em todas as áreas, principalmente atendimento e comercial. 

Dessa forma, é possível continuar dando máxima atenção aos aspectos técnicos da empresa, sem pecar naquilo que mantém o negócio competitivo. Para descobrir algumas dessas ferramentas e entender como elas podem ser úteis no seu negócio, continue lendo.

 

1. Gestão de leads e Leadphone para aumentar vendas

Quando falamos sobre ferramentas para o setor educacional o primeiro ponto a ser discutido deve ser a captação de novos alunos. Afinal, quem atua nesse segmento sabe que cada nova matrícula representa uma conquista, e é essencial que elas aconteçam de forma recorrente para manter o negócio competitivo no mercado. 

Sendo assim, as duas primeiras sugestões de ferramentas são focadas na aquisição de novos contatos e no correto gerenciamento de cada um deles. São elas: Gestor de Leads e um Leadphone. 

Uma ferramenta de Gestão de Leads (como o Followize) oferece diferentes funções focadas em guiar o time comercial até as ações necessárias para melhorar a conversão dos leads que chegam até a empresa. 

Por exemplo, há a distribuição automatizada dos leads, a concentração das informações de cada contato em um único lugar, prazos definidos de follow up, análise de métricas de campanhas que ainda estão em andamento, entre outras funções. Isso tudo serve para agilizar a conversão e torná-la mais precisa, evitando erros provocados por desorganização ou falta de padrão, muito comuns quando essa gestão de leads é feita manualmente.

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Outra ferramenta que pode ser útil para o setor educacional é um leadphone, como a PhoneTrack, referência nesse quesito. Tendo em vista que a abordagem telefônica ainda é uma prática comum nesse mercado, fazer o registro e monitoramento dessas ligações pode ser importante, pois permite que as chamadas e as informações nela contidas sejam gravadas e integradas à ferramenta de Gestão de Leads.

 

2. Uma boa ferramenta de automação de marketing 

Ainda pensando em tornar os processos menos manuais e mais automatizados a fim de evitar erros, é necessário que essa mentalidade se estenda também para o marketing. Para isso, a recomendação é que seja feita também a implementaçãp de uma boa ferramenta de automação de marketing para impulsionar os resultados e, assim, conquistar ainda mais clientes para o seu negócio.

Para que serve uma ferramenta de automação de marketing? Essa é uma dúvida comum, principalmente quando não se é especialista no assunto. Por isso, vamos respondê-la de forma simples e objetiva. Veja:

  • Melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, etc) para que os seus leads te encontrem com mais facilidade;
  • Criar anúncios e fazer a gestão das redes sociais para atrair a atenção de pais e alunos que possam se interessar pela sua empresa;
  • Publicar landing pages e formulários para captar dados de leads e integrar esses contatos diretamente com a sua ferramenta de Gestão de Leads;
  • Criar campanhas de e-mail para manter a comunicação não só com leads, mas também com clientes;
  • Analisar os resultados de campanha para que as próximas ações e também as conversões aconteçam de forma mais rápida e assertiva.

Algumas ferramentas de automação de marketing bastante conhecidas são RD Station, Dinamize e o Lahar. Todos eles oferecem funcionalidades das mais simples até as mais elaboradas, basta que o responsável pelo setor comercial identifique quais são pertinentes de acordo com o objetivo.

Adotando ao menos algumas dessas estratégias, é possível obter ainda mais sucesso na aquisição de novos clientes e fechar o ano de 2019 com as metas em dia

 

3. Ferramentas que agilizem o atendimento ao cliente

Um dado divulgado pela Sales Hacker revela que 65% dos vendedores passam a maior parte do tempo em atividades que não estão relacionadas a vendas. Isso não significa que estão enrolando, afinal um dia de trabalho envolve várias tarefas e nem sempre estão relacionadas à sua função principal. 

No entanto, o que não pode acontecer é a queda nas vendas ou a deficiência na abordagem de leads por conta disso. E uma das formas de remediar essa situação é por meio da contratação de uma ferramenta específica para atendimento. 

Conhecidas como chats de atendimento, essas ferramentas servem para fazer uma abordagem inicial do visitante do seu site, o que é muito útil principalmente quando não há atendentes ou vendedores disponíveis. Alguns dos softwares mais conhecidos são: Jivochat, Zendesk, Omnize e ASC Brazil.

É fundamental que a ferramenta de atendimento escolhida permita a integração com o software de Gestão de Leads, para que essa distribuição para o time comercial aconteça de forma automática e o cadastro do lead também seja feito no mesmo instante.

Ou seja, além de aumentar a produtividade do time de vendas, contar com um chat de atendimento ajuda a aumentar a satisfação daqueles que entram em contato com a sua empresa e, consequentemente, melhora as conversões – que é o mais importante.

 

4. Tenha um site ágil e com alto potencial vendedor

Não dá para imaginar uma empresa que não possua um bom site nos dias de hoje. Por bom site, entenda-se: rápido, esclarecedor e que venda o seu produto e serviço da melhor forma possível. Sendo assim, se você não tem um site desenvolvido por uma agência ou um programador, uma boa opção na lista de ferramentas para o setor educacional é o Wordpress. 

O Wordpress é uma plataforma que permite a criação de sites, mesmo por pessoas leigas, de forma simples e intuitiva, com layouts predefinidos disponíveis gratuitamente (e de forma paga), além de uma infinidade de funções e plugins para otimizar o seu cartão de visitas na internet.

Fazer o seu negócio decolar não é fácil, mas a tecnologia está aí para dar uma mãozinha. Por isso, conheça melhor as ferramentas para o setor educacional listadas aqui, implemente as que têm potencial de fazer a diferença no seu negócio e boas vendas!

 

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