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Como os modelos SaaS estão revolucionando a gestão de leads na crise
há 3 semanas por Followize   -  Categorias: Gestão de Leads

Como os modelos SaaS estão revolucionando a gestão de leads na crise

A mudança no comportamento de compra vem sofrendo uma revolução acelerada sem precedentes na atual crise do mercado global. Mas a gestão de leads em tecnologia SaaS vem apoiando diretamente a sobrevivência de muitas empresas neste cenário. Entenda!

Esqueça tudo que você já leu sobre a evolução do comportamento de compra e a jornada do consumidor moderno até hoje. Salte 10 anos à frente e tente visualizar o que há diante do seu panorama. Essa é a nova realidade na qual qualquer empresa que atua no mercado mundial do ano de 2020 está inserida. Um salto de evolução sem precedentes na história que vai muito além do que a quarta revolução industrial poderia delinear.

Agora imagine lidar com um cenário em que a gestão de leads representava apenas uma parcela do modelo de vendas de qualquer organização para uma realidade na qual a empresa depende 100% desta modalidade para manter suas atividades em funcionamento. E mais: não no escritório, mas em casa, por tempo quase indeterminado. Como fazer isso acontecer?

O grande entrave neste contexto é o de que saímos de 2020 numa noite e no dia seguinte acordamos todos 10 anos (ou mais) adiante, sem oportunidade de nos prepararmos. E então veio o caos: na saúde, na economia, na política...

E se há muitos fatores nesta história que não temos qualquer poder de controlar, existe um que está ao nosso alcance e que podemos lutar com unhas e dentes para trabalhar a favor da sobrevivência empresarial: como vamos nos adaptar ao novo hoje. E um aliado fundamental para este novo hoje tem nome e sobrenome: tecnologia SaaS.

Se você nunca ouviu falar disso antes, não se preocupe. No post de hoje não vamos apenas explicar do que se trata, mas também mostrar como essa pode ser a solução para manter sua empresa ativa e sobrevivendo em plena tempestade. Vamos lá?!

 

Afinal, o que é tecnologia SaaS?

Antes de te explicar o que é SaaS, vamos ver um outro conceito básico que é premissa para a compreensão do nosso objetivo aqui: cloud computing.

Sabe todas aquelas informações que sua empresa gera e ficam armazenadas nos computadores do escritório (para aqueles um pouco mais antigos ainda, em papéis nos arquivos)? O que acontece se elas estiverem apenas no seu computador e ele pegar fogo? Se não tinha backup, senta e chora né? 

É justamente para resolver questões como essa, além de trazer muito mais segurança às informações, que surgiu a tecnologia cloud computing, ou conceito de computação em nuvem. Por meio dela os dados são armazenados em servidores que podem estar distribuídos em qualquer lugar do mundo (algumas vezes em mais de um), basta uma conexão com a internet para acessá-los também de qualquer lugar que você quiser: do escritório, de casa, no celular em plena avenida ou na praia. E tudo isso com segurança de criptografia, sigilo e disponibilidade 24x7.

Ou seja, além de poder incluir ou consultar informações de qualquer lugar e a qualquer momento, isso elimina o risco de perder seus dados com acidentes físicos e ainda gera uma economia enorme que pode variar de 20 a 50%, dependendo do número de informações que sua empresa gera, pois elimina a necessidade de ter servidores físicos e sua constante manutenção.

Hoje essa é uma modalidade bastante comum e talvez até já seja utilizada por sua empresa sem que você, usuário final, nem perceba. E foi a disseminação dessa tecnologia que permitiu ainda outro avanço no campo da gestão empresarial como um todo: a disponibilização da tecnologia SaaS.

Ufa, chegamos no tal do SaaS. Pois vamos direto ao ponto: SaaS = Software as a Service. Ou seja: software como serviço. O conceito dessa tecnologia é que você não precisa mais “instalar” um sistema para utilizá-lo, pois através da tecnologia cloud é possível disponibilizar esse mesmo acesso através da internet como um serviço atualizado constantemente. Com isso, você reduz o custo de aquisição de um sistema e sua implantação, que sempre vem acompanhado ainda de uma manutenção mensal, e passa a adotar um modelo de assinatura mensal, como um serviço recorrente que você paga mensalmente para utilizar (Sabe aquela Netflix por assinatura que todo mundo ama? Então, é igual!).

Além da economia na aquisição e implantação, você ainda deixa de ter as necessidades habituais de manutenção no sistema local e nem mesmo e geração de backups periódicos, já que todos os dados tratados na plataforma digital estão, assim como ela, na nuvem! E caso uma nova funcionalidade seja incorporada na plataforma, ela estará disponível para você sem que seja necessário baixar uma atualização ou algo do tipo.

Ou seja, se você utiliza SaaS, esqueça todas aquelas preocupações mais técnicas e o constante pedido de socorro ao TI da empresa. Tudo que você precisa é de uma conexão com a internet, login, senha e nada mais.

Logo, para as empresas que já utilizavam soluções em SaaS antes da crise chegar, adaptar seu funcionamento para um modelo home office foi muito mais simples. Mas a vantagem não acaba aí...

 

As vantagens do modelo SaaS para gestão de leads

Se a sua equipe de vendas trabalha com dados que ficam armazenados em uma plataforma física, já nem é preciso dizermos o tamanho e quantidade de problemas que você tinha mesmo antes da crise chegar: falta de informações atualizadas em tempo real, abordagens desconexas e repetitivas aos leads, falta de controle no processo comercial, ausência de histórico do lead e mais um pequeno Everest de problemas internos na hora de repassar a comissão de vendas que passaram na mão de mais de um vendedor em momentos diferentes, certo?

Agora, se a sua empresa já utilizava um sistema para centralizar todos os dados, mas ele tinha um servidor local para armazenar essas informações, mesmo com problemas menores que no cenário anterior, a crise te pegou bonito, né? Como manter a equipe atuante em home-office se não tem como acessar as informações de lá? Xeque-mate: a evolução chegou no fórceps para você.

Entre as vantagens de trabalhar com um modelo SaaS para a gestão de leads não está apenas na facilidade de migrar para o modelo de trabalho remoto (hoje ou mesmo depois que a crise passar), mas também a necessidade latente de atender um modelo de consumo digital em larga escala como jamais visto antes.

Pense: se as pessoas não podem sair para comprar, o que elas fazem? Compram pela internet! Se há alguns anos as barreiras do medo em relação ao consumo digital começaram a cair, com a pandemia do Coronavírus ela ruíram de uma vez por todas. O medo deu lugar à necessidade e a necessidade se tornará o hábito do amanhã. E quem não estiver pronto para lidar com isso, vai ter bastante dificuldade para sobreviver.

Além disso, digitalizar o departamento comercial, veia pulsante de qualquer empresa, é dar a liberdade necessária para que o time possa buscar resultados antes nunca alcançados, criando laços verdadeiros e duradouros com seus clientes e, ter como base dessa digitalização um sistema baseado em cloud computing, que pode ser acessado à qualquer momento, de qualquer lugar (na casa, no escritório, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê com acesso à internet, é claro) é retirar todas as barreiras que hoje seus vendedores possuem para atender as necessidades dos seus clientes. 

Vender nunca foi sobre estar num escritório, de terno e gravata, das 08h às 18h, fazendo ligações. Vender é a capacidade de criar relacionamentos onde um possa sanar a necessidade do outro e, se no mundo todo existem pessoas vendendo enquanto o endereço comercial é mais um obstáculo do que um facilitador, por que o seu time não pode fazer o mesmo? 

Mas se nada disso é suficiente, separamos mais alguns pontos de vantagens que uma solução SaaS pode proporcionar para a gestão de leads:

  • Agilidade no atendimento: chega dessa novela de lead entrar na base e só receber um contato dois dias depois, quando já fechou negócio com outra empresa. Lead que vira cliente é aquele bem atendido e atendido rápido.
  • Distribuição entre a equipe de vendas: se atender rápido é fundamental, o princípio básico é ter uma distribuição eficiente da sua entrada de leads. E um sistema SaaS mantem essa lógica funcionando sem você se preocupar, alertando cada responsável quando uma nova oportunidade pinga na carteira
  • Análise de estratégias mais eficientes: receber um montão de leads e continuar investindo grana em um monte de ações pode ser não a melhor saída para economizar em tempos de crise ou melhorar sua rentabilidade. Se você tem um sistema SaaS que permite a integração com as principais fontes de captação de leads, fica mais fácil entender onde estão seus pontos fortes para deixar sua estratégia mais equilibrada e eficiente.
  • Relatórios em tempo real: acompanhar o andamento da equipe, de cada vendedor e das suas metas de vendas em tempo real é muito melhor do que só entender que não chegou onde precisava depois que o mês já acabou, certo? Uma solução SaaS te dá essa vantagem ao monitorar em tempo real tudo que está acontecendo.

Faz sentido tudo isso?

Ah, mas agora a crise já chegou e eu não tinha uma solução SaaS. Como isso pode me ajudar? Bom, se ter condições de continuar ofertando seu produto ou serviço e manter uma equipe de vendas ativa na prospecção e recepção de leads na era em que o consumo digital deve ser a cada dia mais crescente é uma estratégia que pode te ajudar a vender mais, então sempre é tempo de uma solução SaaS te ajudar.

Se você chegou até aqui e sabe que o seu time possui a capacidade de voltar a produzir resultados mesmo num ambiente de total incerteza, SaaS para gestão de leads é para você sim.

 

Faça sua gestão de leads com ou sem crise, na home ou no office

Guiar sua empresa pelo caminho da transformação digital e da total liberdade de trabalho para a sua equipe comercial é entender que a evolução é parte desse momento e que não é preciso jogar a toalha!

O Followize é um gestor de leads e vendas que atua como uma ferramenta completa para que você possa gerenciar o seu time comercial, além de possibilitar a análise dos seus investimentos em marketing digital e continuar atuante em qualquer modelo ou formato e a qualquer momento do mercado.

É um SaaS, conta com aplicativo mobile para que seu time de vendas tenha condições que continuar vendendo até mesmo na palma da mão, em tablets ou smartphones, e ainda permite fazer integrações com todas as suas fontes de captação de leads para que você tenha um gerenciador completo em mãos.

Nós estamos aqui pra te ajudar. Então conte conosco nesta nova revolução digital e vamos juntos rumo ao futuro!

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