Blog

7 estratégias para aumentar a conversão em vendas
há 3 meses por Followize   -  Categorias: Vendas Online

7 estratégias para aumentar a conversão em vendas

Descubra como gerar mais negócios com dicas práticas para melhorar a conversão em vendas no dia a dia.

Aumentar a conversão pode ser um grande desafio para um time de vendas. No entanto, com disciplina, consistência e, claro, conhecimento, é possível transformar os números ruins para se destacar como um vendedor excepcional.

Mesmo em tempos de crise, existem boas oportunidades para quem decide olhar com carinho para o mercado. Assim, é importante procurar estratégias, quebrar objeções e não cair no conformismo de esperar o mercado voltar ao normal. É preciso agir.

Dito isso, separamos 7 estratégias para aumentar a conversão nas suas vendas e fazer os números decolarem. Aproveite para anotar tudo e colocar em prática as dicas que vamos trazer ao longo do conteúdo. Boa leitura!

 

Dica 1 para aumentar a conversão: surpreenda o lead

Surpreender o lead positivamente é sempre uma boa estratégia para aumentar a conversão nas vendas. Nesse caso, entregar mais do que foi combinado pode, muitas vezes, ser o diferencial que faltava para concretizar um negócio.

No entanto, é preciso reforçar que só fazer um esforço extra na hora de vender é um problema. A entrega superior precisa acontecer durante todo o ciclo de venda do cliente, seja em um serviço ou produto — nesse último caso, do pagamento até a entrega.

 

Dica 2 para aumentar a conversão: foque no relacionamento

O relacionamento é a base de vendas e se você, vendedor, não sabe disso, possivelmente está perdendo muitas chances de aumentar suas conversões. Apesar disso parecer óbvio, muitos profissionais ainda acham que a venda se resume em fazer o cliente comprar.

Apesar de ser parcialmente verdade, a venda também é uma construção de relacionamento, pois vai proporcionar indicações de novos contratos para sua empresa em negociações que são mais fáceis de fechar — justamente pela recomendação de um cliente atual.

Então, para aumentar a conversão de vendas, use como estratégia a construção do relacionamento com seu lead. Você verá a diferença nos resultados em pouquíssimo tempo, pode acreditar. A partir dessa abordagem, vender será apenas uma consequência da construção de laços.

 

Dica 3 para aumentar a conversão: aprenda com os feedbacks

O relacionamento do passo anterior pode proporcionar aprendizados muito interessantes para a sua carreira como vendedor campeão. Ainda, esse mesmo relacionamento pode te ajudar a aumentar a conversão só com base no aprendizado de cada negociação ganha ou não.

Assim, os feedbacks são essenciais para trazer conhecimento do que fazer ou não em cada conversa, em cada oferta realizada para os leads. Se bem assimilados, as críticas e elogios atuarão como combustível para a sua carreira em vendas, então, utilize isso como estratégia para vender mais.

 

Dica 4 para aumentar a conversão: descubra o que seu lead acredita

Outra boa estratégia para aumentar a conversão é conhecer aquilo que seu lead acredita e utilizar a informação para vender mais. E aqui a recomendação não é abusar desse conhecimento como um ponto fraco, mas sim adaptar o discurso para quebrar as objeções do cliente.

Então, conforme o relacionamento — que falamos na dica 3 — se desenvolve, você poderá entender a linha de raciocínio do prospect para, assim, desenvolver um plano que realmente seja um diferencial na negociação. 

E no sentido oposto, descobrir em que o lead acredita pode sinalizar que a negociação não vai ser finalizada, então isso também é importante para você encerrar as conversas sem muita perda de tempo.

 

Dica 5 para aumentar a conversão: fale com o decisor da negociação

Toda negociação sempre tem uma pessoa que é a responsável por decidir os rumos do negócio. Mesmo que a conversa aconteça com um grupo de diretores, por exemplo, sempre vai existir alguém que tem uma voz mais ativa e influência sobre o restante.

Então, quanto mais cedo você identificar essa pessoa, mais fácil será dar um rumo para a sua negociação, seja ela positiva ou não. E como estamos falando de negociação, se fizer sentido para o prospect, possivelmente essa identificação do decisor vai ajudar bastante a aumentar a conversão em vendas. 

Portanto, fique sempre atento nas conversas, ouça bastante e tente identificar quem é a peça chave — e principal barreira — que deve ser convencida em uma reunião de vendas.

 

Dica 6 para aumentar a conversão: defina uma rotina de follow-up

O acompanhamento durante as etapas que antecedem uma venda são essenciais para ajudar a aumentar a conversão. Dependendo da estratégia que você adotar, o follow-up vai proporcionar a criação de um relacionamento que, de fato, resultará na assinatura do contrato.

No entanto, você precisa ter em mente que o follow-up não pode ser uma perseguição ao lead. Você precisa ter controle de cada acompanhamento que fizer em um intervalo bem espaçado e definido, para que o lead não fique cansado das suas abordagens.

Assim, utilize o follow-up como um aprendizado. Entenda por qual motivo o lead não decidiu pela compra e construa seu discurso e estratégia de vendas para tentar convencê-lo. E os aprendizados valem para as próximas experiências. 

Da mesma forma, também é importante saber a hora de finalizar esse acompanhamento e dedicar o tempo para outro negócio mais promissor e com mais chances de acabar bem. Lembre-se de sempre ter equilíbrio na hora de fazer o follow-up.

Leia também: Desmistificando a conversão: o conceito ideal para um tema com tantas interpretações

 

Dica 7 para aumentar a conversão: faça a gestão de leads

A última dica desse conteúdo para aumentar a conversão é um passo básico, mas bastante ignorado por muitas empresas: a gestão de leads. Essa estratégia, quando bem feita, vai aumentar bastante seu índice de conversão como vendedor.

Para isso, é preciso ter um processo bem desenhado, além de um sistema especializado no gerenciamento dos prospects, que vai facilitar seu processo e ajudar na transformação dos resultados. 

Com uma estratégia de gestão de leads bem desenhada e executada, dificilmente a sua taxa de conversão ficará em níveis baixos. Assim, mesmo que isso não aconteça do dia para noite, é importante apostar no gerenciamento dos contatos para fazer as vendas decolarem em médio prazo, com ou sem crise econômica.

Solicitar Demonstração

Comentários

Ficou interessado?

Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.