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O que esperar para o segundo semestre de 2020?
há 1 mês por Followize   -  Categorias: Institucional

O que esperar para o segundo semestre de 2020?

Conheça algumas previsões sobre o mercado no segundo semestre de 2020, além do que fazer para enfrentar a crise de forma eficiente e driblar os desafios do período.

O segundo semestre de 2020 começou e muitas incertezas ainda pairam no ar. Como a crise causada pelo coronavírus vai impactar o país, seja na questão sanitária e, por consequência, financeira?

Com tantas empresas e trabalhadores afetados pela pandemia, é preciso uma preparação extra para enfrentar os meses finais de 2020 e, da mesma forma, se preparar para 2021 com força total.

Assim, preparamos um conteúdo para abordar o que esperar do segundo semestre de 2020, trazendo dicas práticas para te ajudar nessa verdadeira jornada que está apenas começando. Quer saber mais? Então, continue lendo o artigo até o final.

 

Atenção nas vendas online

Muitas empresas adotaram as vendas online como modelo de sobrevivência durante a pandemia. Como única alternativa para continuarem atendendo os clientes, negócios precisaram se adequar rapidamente à nova realidade para não fecharem as portas.

Desse jeito, conseguiram segurar os clientes — ainda que de forma bem reduzida — e, assim, viram as reclamações pelos serviços prestados dispararem. Só no primeiro semestre de 2020, por exemplo, o Procon registrou um aumento de 55% no total de reclamações em relação ao ano de 2019.

Assim, para o segundo semestre de 2020, esse modelo de vendas online precisa continuar. No entanto, é preciso aprimorar o atendimento para fazer cada oportunidade de negócio valer.

 

O setor automotivo sofre

Um dos setores mais afetados durante a pandemia, o mercado de automóveis enfrentou problemas sérios na venda de veículos. Nos primeiros meses de 2020, alguns estados tiveram mais de 60% na redução das vendas.

E isso acontece justamente pela impossibilidade das concessionárias funcionarem no atendimento presencial, além, é claro, da incerteza dos clientes em conseguirem honrar com as dívidas adquiridas.

Portanto, uma excelente abordagem é optar pelas vendas online de automóveis, oferecendo uma experiência diferente — mas ainda excelente — na hora de comprar um carro. O showroom digital, quando bem planejado, é uma fonte eficiente para conquistar novos clientes.

Leia também: Inovando na crise: como algumas das maiores concessionárias do Brasil estão se adaptando para vender veículos online

 

A área de educação com grande potencial

Já a área de educação viu uma verdadeira transformação no modelo de trabalho. Com instituições precisando transformar o modo como o conhecimento é transferido, mais do que nunca foi necessário engajar os alunos e mostrar que a internet é um modelo sustentável para educar.

Então, o segundo semestre de 2020 surge com mais esperança para as instituições, que podem mostrar como a qualificação é ainda mais importante para quem está no mercado de trabalho. De fato, estudos mostram que a educação não pode parar.

Assim, precisam oferecer um ensino de altíssima qualidade e, dessa forma, preparar cada aluno para enfrentar essa e outras crises que virão. Ou seja, a educação se mantém como um pilar fundamental para a sociedade, mesmo com as dificuldades existentes.

 

Incertezas e esperança para a área de seguros

Já a área de seguros, outro segmento impactado pela presença da Covid-19, teve uma queda de 26% na receita do mês de abril, último mês medido e divulgado pelos analistas da área.

Entretanto, o segundo semestre de 2020 não é previsto como ruim, visto que muitos estados voltaram a flexibilizar o consumo, o que impacta diretamente no faturamento das empresas seguradoras.

Dessa forma, mesmo que o cenário não seja pessimista, as seguradoras precisam fazer a sua parte para reter clientes e oferecer condições especiais para gerar novos negócios. Nessa hora, é preciso fazer um planejamento excepcional para segurar o impacto da pandemia.

É da área de seguros? Então você precisa ler esse artigo: Gestão de Leads para seguradoras: como implementar essa estratégia

 

Segundo semestre de 2020: ações práticas para manter o faturamento

Agora que entendemos um pouco o panorama de alguns segmentos do mercado, é o momento de conhecermos quais ações precisam ser melhoradas para não tornar o segundo semestre de 2020 ainda mais problemático do que foi o primeiro.

Confira as principais ações para aplicar na sua empresa imediatamente:

 

Atendimento personalizado

Oferecer mais qualidade, cuidado e agilidade para responder os leads adequadamente é uma realidade importante para o segundo semestre de 2020. Por meio de um atendimento excelente, os resultados podem se manter positivos e, quem sabe, até superar as expectativas.

 

Preço competitivo

Enxugar ao máximo o lucro do negócio para que as pessoas — ainda receosas em comprar — possam ter incentivos para fechar negócios também é uma estratégia importante. Ainda que lucrar seja importante, o momento pede táticas para sobreviver e garantir a continuidade da empresa.

 

Formas de pagamento

Estender o parcelamento e oferecer descontos mais generosos para pagamentos à vista, por exemplo, pode ser uma opção para conquistar e fidelizar clientes. Portanto, se for possível adotar essa ação, não pense duas vezes.

 

Gestão de leads

Para o segundo semestre, é importante gerenciar cada oportunidade de negócio de forma próxima e precisa. E isso é importante para que a taxa de conversão de vendas se mantenha alta e, dessa forma, poucos negócios sejam perdidos. Ou seja, cada possibilidade de negócio precisa ser convertida em vendas.

 

Criação de serviços

Para muitos segmentos, a possibilidade de criar novos serviços foi uma grata realidade. Portanto, dependendo da área de atuação da sua empresa, é importante identificar o que é possível fazer para oferecer um serviço diferente do tradicional — e, quem sabe, lucrar bastante com a inovação.

 

Aprimoramento do marketing

Cuidar do marketing da empresa nunca foi tão importante nos dias atuais. Então, para o segundo semestre de 2020, é hora de investir em redes sociais, anúncios no Google, otimização SEO, campanhas de e-mail marketing e na criação de conteúdo.

Lembre-se que a visibilidade, principalmente no ambiente digital, é essencial para empresas que precisam chegar até os clientes isolados em quarentena.

 

O segundo semestre de 2020 pede consistência e comprometimento

As sugestões trazidas aqui são importantes para qualquer época. No entanto, o segundo semestre de 2020 pede mais comprometimento e consistência nessas ações, pois elas poderão pavimentar a estrada para os próximos anos.

Portanto, a necessidade de gestão ativa e eficiente é uma grande realidade nesse momento tão difícil que o país vive. Ainda assim, com inteligência, flexibilidade e planejamento é possível reverter o cenário complexo e transformar 2020 em um grande momento de vitória.

 

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