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Gestão de leads para seguradoras: 6 dicas para não perder nenhuma venda
em 6 dias por Followize   -  Categorias: Gestão de Leads

Gestão de leads para seguradoras: 6 dicas para não perder nenhuma venda

Conheça 6 técnicas de vendas para seguradoras aumentarem suas taxas de conversão e, assim, conquistarem resultados melhores nos negócios.

A gestão de leads para seguradoras é sempre um desafio, principalmente se considerarmos alguns fatores externos que impactam os resultados e não podem ser controlados — como é o caso das crises econômicas que eventualmente surgem.

Assim, é importante deixar de contar com a sorte para ter um desempenho melhor nos negócios. Para isso, algumas boas práticas são ideais para serem colocadas em prática, onde a finalidade é melhorar a gestão de leads e aumentar as vendas.

Quer conhecer 6 dicas matadoras sobre gestão de leads para seguradoras? Então, continue lendo e aplique as recomendações no seu negócio!

 

1. Conheça (e atenda) as necessidades dos clientes

Qualquer processo de venda de sucesso depende do conhecimento das necessidades dos clientes. É a partir de informações sobre os leads que os vendedores podem fechar novos negócios e, principalmente, atender o que os prospects necessitam.

E na gestão de leads para seguradoras não é diferente. Se você não conhecer intimamente os desejos e necessidades da persona, dificilmente conseguirá sustentar o alto índice de vendas da empresa.

Portanto, é essencial conhecer — usando várias táticas diferentes — as necessidades dos clientes para personalizar seus argumentos e formular estratégias de vendas que funcionam. Lembre-se que o processo de vendas é único para cada caso, então personalize a conversa conforme a ocasião pedir.

Leia mais: Atração de leads: como definir sua buyer persona

 

2. Fique de olho no funil de vendas

O funil de vendas é um ótimo indicador para mostrar a probabilidade de uma negociação avançar. Leads no topo do funil, normalmente, estão mais distantes do fechamento, enquanto o final do funil reserva as maiores possibilidades.

É claro que um lead pode avançar do topo do funil diretamente para uma venda. Mas estas são exceções. No dia a dia, um lead surge com uma necessidade, se interessa e aprofunda pelo tema e, só então, avança para o processo de escolher o fornecedor.

Sendo assim, uma gestão de leads para seguradoras eficiente vai considerar o estágio do prospect para fazê-lo avançar continuamente até o momento da compra. Isso ajuda na execução de processos mais previsíveis e reduz o esforço e desperdício de tempo dos vendedores.

Leia também: Como otimizar seu funil de vendas para uma gestão de leads eficiente

 

3. Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são estratégias altamente eficientes e que ajudam a aumentar a taxa de conversão de vendas, desde que sejam usados com coerência. Abaixo, alguns gatilhos que podem ser usados no seu processo de gestão de leads para seguradoras:

  • Escassez: pode ser usado quando, realmente, haverá o término de uma promoção ou reajuste de preço no valor do seguro;
  • Urgência: bem parecido com o da escassez, o gatilho da urgência é mais focado no tempo, onde é possível anunciar um benefício de um pacote de seguros que estará disponível apenas por algum tempo;
  • Autoridade: usado como forma de comprovar que a sua empresa é bem vista pelo mercado, o que ajuda na conversão de novos negócios. Afinal, se muitas pessoas compram seguros da sua empresa, possivelmente ela deve vender planos de qualidade;
  • Dor e prazer: possivelmente o melhor gatilho para seguradoras, visto que a ideia é apresentar um problema (dor) e a solução (prazer). Nesse caso, uma seguradora pode argumentar que a proteção dos bens (solução) é uma consequência de uma ação que gerou algum tipo de prejuízo ao lead (problema).

Saiba mais: Técnicas de persuasão: como aumentar sua conversão de leads com gatilhos mentais

 

4. Defina um processo de follow up

Toda boa gestão de leads para seguradoras passa por um bom processo de follow up. Nesse ponto, os vendedores precisam ter processos claros e definidos sobre como conduzir uma negociação com os prospects.

Após a cotação de um seguro, por exemplo, o vendedor poderá criar um processo de cadência de contatos, onde ele irá acompanhar o lead até a venda, tirando dúvidas, negociando valores e marcando presença por telefone, Whatsapp ou e-mail.

Esse follow up estruturado permite que o lead tenha tempo para analisar as possibilidades e, ao mesmo tempo, evita o distanciamento da negociação. Assim, o vendedor poderá marcar presença regularmente e potencializar as chances de conversão.

Como não existe regra, o ideal é definir um processo inicial e realizar ajustes conforme os erros e acertos aparecem. Dessa forma, seu processo de follow up estará sempre otimizado e será único para a sua realidade de negócios.

 

5. Aposte no pós-venda

Você já conseguiu conquistar uma venda? Ótimo, então é hora de apostar em processos de pós-venda que encantam e fazem o novo cliente se encantar ainda mais pela sua seguradora. E esse também é um grande desafio da gestão de leads para seguradoras.

Tradicionalmente, os vendedores conduzem o lead até uma venda e, após a mesma acontecer, esquecem de cultivar o relacionamento com o novo cliente. Esse é um erro comum que não deve continuar no seu processo.

Assim, os vendedores precisam ter processos de acompanhamento dos clientes, marcando presença e se colocando à disposição para eventuais dúvidas ou problemas. O intervalo entre cada contato pode até ser longo, mas ele precisa existir em algum momento.

E a parte boa disso tudo? Um pós-venda bem feito vai aumentar a satisfação do cliente e, possivelmente, gerar indicações, onde os novos leads já virão prontos para compra. Isso reduz os esforços de vendas e potencializam os resultados.

Você pode gostar de: Pós-vendas: escalando seu faturamento com leads que já são de casa

 

6. Melhore a gestão de leads para seguradora com tecnologia especializada

Não tem jeito, nos dias atuais é impossível fugir do uso de tecnologia para impactar positivamente os resultados dos negócios. E quando falamos de gestão de leads para seguradoras, essa também é uma grande verdade.

Assim, usar um sistema especializado na gestão de leads é essencial para aumentar as vendas. E o Followize é o software especializado nessa tarefa, pois reúne as funcionalidades essenciais para empresas atuantes no ramo de seguros.

Com opções de distribuição de contatos, gestão de leads, manutenção de agenda, relatórios, acompanhamento das campanhas de mídia, entre outras opções, o Followize é o sistema definitivo para sua seguradora.

Além disso, o sistema também conta com um aplicativo mobile para acompanhamento das principais métricas do negócio mais rapidamente, direto do seu smartphone Android ou iOS. Quer saber mais? Solicite um contato personalizado e transforme a gestão de leads na sua empresa.

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