Blog

Mulheres em Startups: vetores para a transformação
há 1 mês por Followize   -  Categorias: Institucional

Mulheres em Startups: vetores para a transformação

Na próxima segunda-feira, dia 08 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. A data criada para fortalecer a luta pela igualdade de direito das mulheres poderia ser apenas um dia comemorativo para lembrar as conquistas das mulheres ao longo da história. Mas infelizmente ainda está longe disso: apesar de muitas mudanças positivas, a jornada até chegarmos ao cenário ideal de igualdade e respeito é longa.

E além de todos os fatos conhecidos pela sociedade no que faz parte desta luta tão abrangente, no universo formado pelo mercado de trabalho existe um poder transformador oculto em um nicho específico e com muito potencial: as startups.

Para ser classificada como uma startup uma empresa precisa ser, por essência, disruptiva. Logo, imagine o quão fantástico pode ser o poder de transformação desse nicho também na igualdade de gêneros se aplicada essa característica em contratações, cargos de liderança e a condução dos valores organizacionais.

Mas a realidade ainda não é essa: de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Startup, a cada 10 empresas inovadoras no Brasil, 4 não tem nenhuma mulher trabalhando. Chega a ser chocante quando refletimos que startups, em geral, são empresas que valorizam a inovação e a transformação imediatas como premissas básicas.

Na Followize essa preocupação sempre esteve intrínseca em nosso DNA. Nunca contratamos privilegiando gênero, mas sempre tivemos o cuidado de incluir mulheres em nosso quadro de colaboradores. E não é apenas para criar números. Elas ocupam mais da metade dos cargos de liderança da empresa como recursos humanos, marketing e relacionamento tomam decisões, tem participação ativa na construção e crescimento da empresa e também contam com benefícios que são essenciais para apoiar sua qualidade de vida dentro e fora da empresa – como o apoio no processo de maternidade, por exemplo.

E como um time que vivencia essa experiência na prática, podemos dizer com segurança: 

  • é possível, 
  • não é difícil e 
  • sim, é transformador! 

Mas essa transformação não está ligada apenas para o direito de igualdade e empoderamento das mulheres, e sim ao desempenho das empresas!

Segundo um estudo feito nos Estados Unidos, empresas lideradas por mulheres têm um desempenho 21% maior que a média no país. Já nas com pouca diversidade, o desempenho é 30% menor do que a média. E por aqui, registrando crescimento múltiplo nos últimos cinco anos, temos a certeza disso.

Então para não dizer que é muito blá-blá-blá e pouca ação, vamos listar três ações simples que uma startup pode aplicar em seu dia a dia para tornar esse processo de transformação do mercado cada dia mais forte na luta por um mercado igualitário para todos os gêneros. Acompanhe!

 

Contrate mulheres

Se sua startup tem dificuldade em trazer mulheres para o processo seletivo, então primeiro repense toda sua comunicação, pois algo não está certo! Entenda se você não está criando essas barreiras em seu posicionamento e reimagine o processo.

Feito isso, mesmo que você tenha mais candidatos homens do que mulheres concorrendo às vagas, privilegie a contratação equilibrada. Olhe para o seu quadro de colaboradores e busque tornar a máxima do 50/50 o mais simples possível: para cada homem contratado, uma mulher contratada. Quando você menos perceber, isso será tão natural que nem será mais uma preocupação.

E se você ainda tem dúvidas que vale a pena, leia isso: um estudo realizado pela empresa de análise e pesquisa DDI World, em parceria com a Ernst & Young, que analisou dados de mais de 2,4 mil empresas de 54 países, identificou que, em empresas com 30% de diversidade de gênero, e mais de 20% no nível sênior, os resultados financeiros são melhores 😉

 

Empodere os talentos femininos

Se você cumpriu com excelência a missão anterior, não pare nela! Não adianta ter apenas números de contratação. Você precisa empoderar as mulheres dentro da sua equipe, torná-las instrumentos ativos e estratégicos na construção do seu negócio.

Mulheres e homens têm vivências, experiências e visões de mundo diferentes. E essas diferenças se tornarão essenciais para que seja possível enxergar soluções complementares melhor preparadas para o mercado.

Capacite, dê a palavra a elas, distribua missões desafiadoras, crie times internos mistos na execução de projetos e ouça o que elas tem a dizer. Às vezes só é preciso criar o espaço para que a transformação aconteça.

 

Incentive mulheres a buscarem a liderança

Um dos pontos críticos sobre liderança é a argumentação que alguns gestores usam: “mas não há mulheres preparadas para a liderança no meu time”. 

A primeira pergunta por trás dessa afirmação é: por que? Já tentou identificar a causa? Será que a origem do problema não pode ser uma falha no processo seletivo? Ou ainda a falta de conhecimento sobre os talentos que estão no seu time?

É importante entender que, culturalmente, mulheres foram “treinadas” ao longo de milênios para acreditar que não foram feitas para cargos de liderança. E esse comportamento naturalmente enraizado há gerações faz com que muitas delas não enxerguem potencial em si mesmas, mesmo que algumas tenham todos os ingredientes necessários para voar!

Por isso, mais do que abrir vagas na liderança para mulheres, é preciso incentivá-las a buscarem a liderança. Mostre que o caminho existe, que é possível chegar lá e que elas têm potencial para isso. Uma vez aberto os portões da oportunidade, você pode criar uma máquina de talentos femininos incrível em sua startup!

 

Faça parte da transformação

Se você, assim como a Followize, também acredita que é parte da missão de uma startup ter papel ativo na luta pela presença feminina igualitária no mercado de trabalho, não deixe de agir sempre que possível. Seja fazendo uma sugestão, uma indicação ou promovendo essa reflexão ao seu redor.

Afinal, o dia 08 de março foi criado como um lembrete, mas essa é a nossa missão diária na busca por um mundo melhor para todos 😊

Comentários

Ficou interessado?

Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.