06 dicas para otimizar a sua gestão de leads



Dá pra vender mais em momentos de crise? Não é fácil, mas dá sim para manter o bom desempenho e dar aquele up na gestão de leads e vendas.

O país vive um momento de dificuldades e incertezas, mas se tem algo que qualquer bom empresário sabe neste momento é que a máquina não pode parar. Para que seja possível sobreviver às turbulências da crise econômica - e política - nacional, o primeiro passo é buscar alternativas para inovar, se diferenciar e aumentar a receita dos negócios através de estratégias sustentáveis. E em tempos nos quais as vendas online tem despontado como um grande nicho a ser explorado por todas as organizações, a gestão de leads pode ser uma arma matadora contra a redução do faturamento.

Mesmo que você tenha mais dificuldade em encontrar novos leads já que todas as empresas estão enxugando os custos, pense que você pode ter uma base valiosa de contatos que podem ser trabalhados como leads se você mostrar à eles que seu produto pode ajudá-los a ter mais economia em tempos de retração - e, claro, prepare-se sua estratégia de marketing e engenharia de produto para isso antes!

Por isso hoje decidimos compartilhar algumas dicas importantes para otimizar a sua gestão de leads e reagir ao fluxo negativo do mercado. Assim você contribuiu para que a economia continue girando e seu negócio possa prosperar, garantindo uma importante vantagem competitiva para sua empresa quando a tempestade passar.

Confira as dicas e conta pra gente o que você já vem aplicando e deu certo para o seu negócio!

Defina quem são seus leads e compartilhe com a equipe

Não adianta tentar estabelecer uma estratégia de sucesso se este ponto inicial não for claro e transparente para toda a sua equipe de vendas. Afinal, quem é o meu lead

Só sabendo exatamente quem é seu lead e em que etapa do funil de vendas ele se encontra é que você poderá executar uma gestão de leads mais eficiente e assertiva, garantindo um número maior de fechamentos para as oportunidades trabalhadas, com mais foco e energia investidos nos leads certos.

Conte com um sistema de gestão de leads - ou CRM – que apoie sua equipe

Um dos pontos fundamentais para tornar o processo de gestão de leads mais simples, prático e eficiente é contar com ferramentas preparadas para auxiliar sua equipe em todos os controles necessários e automatizar o máximo de processos possíveis na tratativa e andamento dos leads. Um sistema de gestão de leads como o Followize pode não apenas ampliar o seu controle sobre o histórico de cada lead, mas também agregar mais agilidade e dinamismo ao processo de vendas. Então escolha com cuidado a solução ideal para o seu negócio e aumente suas conversões.

Saiba quais são suas origens de leads

Um dos segredos para fazer investimentos mais assertivos em ações de marketing é conhecer muito bem as origens dos leads que chegam até você e seus indicadores. Além de te ajudar a controlar o ROI com mais detalhes, essa prática ainda permitirá elaborar planejamentos mais estratégicos de acordo com as melhores fontes para o seu tipo de negócio. E com um bom sistema de gestão de lead é possível controlar facilmente essa fontes.

Agilidade é a regra número um na gestão de leads

Nós sempre falamos disso aqui no blog e continuaremos repetindo quantas vezes for necessário: o segredo para vencer a concorrência e aproveitar as oportunidades é a agilidade! Nunca deixe seu lead esfriar, saiba o momento certo de agir e tenha jogo de cintura e pensamento rápido para conquistá-lo. Existem alguns estudos que comprovam que se você responder um contato dentro de 48 horas, suas chances de vendas crescem exponencialmente. Você não vai perder essa oportunidade, não é?

Esteja sempre próximo do seu time de vendas e mantenha a sintonia

Time que joga junto cresce junto. É a máxima mais simples e mais verdadeira do esporte que se aplica em qualquer situação, inclusive na área de vendas. Quanto mais unido seu time de vendas for, maiores são as chances de fecharem boas oportunidades. E não apenas o time de vendas, mas também o comercial e o marketing. Se todos estão trabalhando juntos, com o mesmo foco e concentrados em superar as metas estabelecidas, a qualidade dos trabalhos tende a se elevar, pois todos passam a pensar de modo mais estratégico para superar os desafios encontrados pelo caminho. 

E para controlar o andamento de cada etapa, novamente o sistema de gestão de leads (ou CRM) torna-se uma ferramenta fundamental, de modo que todos possam saber o status atualizado de cada lead.

Medir, medir, medir, medir e medir

Esse é outro tópico que sempre reforçamos por aqui. Os dados podem ser o seu melhor aliado para fazer novos planos e investimentos, então desde o início do seu planejamento é importante ter em mente o que você pode medir e acompanhar sempre esses índices e números. Estar atento ao desempenho da sua gestão de leads pode ser determinante para o seu sucesso, pois permite que você identifique problemas e os corrija antes que eles se tornem gargalos.

Quer saber como fazer tudo isso de forma simplificada e turbinar a gestão de leads?

Então chegou a hora de conhecer o Followize, um sistema de gestão de leads que te ajuda a agilizar e dinamizar processos, controlar o ciclo de cada venda e acompanhar o trabalho e resultados de sua equipe o tempo todo. Conheça esses e muitos outros benefícios da plataforma fazendo um teste grátis: