O crescimento das vendas online - Parte III: Gestão de leads



Você já conhece os números do setor e já sabe quais são os principais benefícios de investir nas vendas online. Agora é hora de controlar de perto seus resultados e transformar a gestão de leads em ferramenta estratégica para o seu sucesso.

Em maio você acompanhou nossa série especial sobre o crescimento das vendas online no Brasil e como este setor representa uma estratégia importante para o crescimento do seu negócio. E se você perdeu os capítulos anteriores, dá uma espiadinha aqui antes de continuar lendo esse post:


Pronto! Agora que você já está devidamente antenado, para encerrar nossa série sobre o tema hoje vamos falar da etapa mais relevante do processo de vendas online: a gestão de leads! Então acompanhe as dicas Followize e se você ainda não começou, coloque em prática agora mesmo a estratégia de vendas online em sua empresa.

Invista na gestão de leads e controle os resultados de suas vendas online


Ótimo. Você já conhece agora os índices e benefícios que comprovam porque investir nas vendas online é bom para o seu negócio e viu também algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Mas você tem ideia de como controlar os resultados de todas essas ações e saber se elas realmente estão gerando vendas? Ou ainda qual a sua maior origem de vendas e como seu cliente chega até você? Pois aí entra em ação outro controle fundamental para o sucesso de sua operação: a gestão de leads nas vendas online.

O motor do comércio eletrônico gira rápido e você precisa ser capaz de acompanhar e responder com a mesma velocidade. Para isso, é preciso ter processos de vendas padronizados e automatizados de forma que você possa acompanhar todo o ciclo de vida a partir do momento em que conquista um lead, ou seja, um potencial cliente. Sua capacidade de resposta e acompanhamento será determinante para que você não perca uma oportunidade de venda.

Tudo começa no ponto de origem do seu lead. Você precisa controlar de onde vem os seus leads para que seja possível identificar as estratégias de marketing que tem gerado melhores resultados para o seu negócio e definir pontos que precisam de ajuste. Com essa informação em mãos, a partir do momento em que o leads entram no seu funil de vendas você começa a identificar seus interesses e pode distribuí-los entre sua equipe de vendas, sempre com máxima atenção ao quesito agilidade e tempo de resposta (lei do sucesso em vendas: o timing perfeito pode definir se você terá ou não um novo cliente!).

Com seu time antenado e acompanhando todo esse processo de perto, existe a possibilidade de estabelecer padrões de atendimento com alertas automáticos para que o seu vendedor não perca nenhum prazo e mantenha o termômetro do lead sempre em alta, conduzindo-o para uma tomada de decisão assertiva e um fechamento perfeito.
Mas como tornar essa gestão mais prática, já que são muitas informações e você recebe diariamente grandes números de leads (que bom!)? Neste momento entra o apoio da tecnologia, conforme veremos a seguir.

Tecnologia a favor da gestão de leads


Contar com um sistema para gestão de leads e gestão de vendas (chamado também de CRM) pode te ajudar a fazer tudo isso de forma automatizada e acompanhar em tempo real os resultados do seu negócio. Assim você consegue ver a sua rentabilidade crescendo com todo o mapeamento de como chegou até ali.

Uma ferramenta de gestão como o Followize pode te ajudar a ganhar mais autonomia para tomar decisões e impulsionar a agilidade do seu time de vendas, aumentando a produtividade e as chances de conversões ao final de cada período. 

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