Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Por que a gestão de leads pode ser uma estratégia de crescimento sustentável

Descubra como tornar sua gestão de leads sustentável e entenda como isso é fundamental para melhorar o desempenho dos negócios.

Se você chegou até esse artigo, possivelmente está com problema de fazer uma boa gestão de leads na sua empresa. E isso é perfeitamente normal, principalmente se a organização estiver em uma fase de crescimento acelerado.

Assim, além de entender a importância de organizar melhor os contatos que chegam interessados em seu produto ou serviço, é preciso implementar alguns processos para tornar o crescimento da empresa sustentável.

Quer conhecer por que a estratégia de gestão de leads é importante para um crescimento sustentável? Então, confira o conteúdo que preparamos, logo abaixo. Leia até o final!

 

Organização

Aqui, a principal pergunta é: todos os leads que chegam até sua empresa estão devidamente identificados em algum sistema? Se sim, como é realizada essa separação para garantir que eles não se percam?

A organização é o principal elemento de uma boa gestão de leads. Independentemente do ramo que você atue, atender cada lead corretamente e entender o estágio onde eles estão é fundamental para um crescimento sustentável.

Ao deixá-los sem atenção, além de "deixar dinheiro na mesa", você poderá depreciar a marca da empresa. E considerando um mundo onde a reputação dos negócios é cada vez mais importante, não é recomendável deixar que leads insatisfeitos falem mal do seu negócio.

Leia também: Distribuindo leads com eficiência

 

Previsibilidade

Mais um benefício importante quando falamos de crescimento sustentável é a previsibilidade que o negócio tem de conquistar novos clientes. E por mais difícil que prever novos contratos pareça, com uma boa gestão de leads é extremamente possível alcançar este feito.

A previsibilidade é um conceito muito bem abordado no famoso livro "Receita Previsível", de Aaron Ross, que implantou uma metodologia de vendas escalável e que permitia conhecer o cenário do faturamento da empresa na qual trabalhava ao longo dos meses e anos.

E essa metodologia de gestão de leads se mostrou muito eficiente e altamente replicável. Assim, a organização e os processos bem definidos permitiram um grande salto nos resultados em um curto período. Portanto, ter previsibilidade de resultados é essencial para entender e se preparar para o desenvolvimento organizacional.

 

Não dependa de talentos

Apesar desse tópico parecer estranho em um primeiro momento, seu conceito faz muito sentido para uma organização que deseja crescer de forma sustentável. Com processos bem definidos e replicáveis, a gestão de leads eficiente não irá depender do talento das pessoas – muito menos da vontade de trabalhar.

Os processos estipulados, desde que sejam seguidos fielmente, vão possibilitar que qualquer colaborador siga o passo a passo do protocolo e, assim, façam sua parte mesmo nos dias de menor produtividade. Desse modo, a empresa irá depender cada vez menos de um "talento" que deixa seu cargo e acaba comprometendo o faturamento da organização.

No entanto, é importante reforçar que apenas processos de gestão de leads bem definidos e seguidos à risca permitem esse tipo de comportamento. Ou seja, qualquer cenário onde o "improviso" for necessário na maior parte do tempo, a empresa ainda será refém da motivação dos colaboradores.

 

Conheça a base de clientes

Outra estratégia de crescimento sustentável por meio da gestão de leads é possível pelo conhecimento profundo da base de clientes. Aqui, o objetivo é identificar as principais características de quem comprou seu produto ou serviço em algum momento.

Assim, por meio desses dados, é possível identificar quem é sua persona para, dessa maneira, ir atrás de novos negócios com a prospecção de perfis semelhantes. O conhecimento desse público dará larga vantagem para que novas vendas aconteçam e, por consequência, a empresa tenha um crescimento sustentável.

 

Identifique pontos fortes e fracos do que você vende

Uma consequência direta do conhecimento da base de clientes é o entendimento do seu produto ou serviço, mas, dessa vez, pelos olhos de quem confia naquilo que você faz. Nesse sentido, por mais que você conheça o que vende, é fundamental saber a percepção alheia, que poderá te guiar para um crescimento sustentável.

Em relação aos pontos fortes, você saberá quais são as verdadeiras qualidades do seu produto ou serviço, principalmente para pessoas que fazem uso diário deles. Assim, uma visão sem vícios é importante para te fazer enxergar o que já funciona e pode, ainda assim, evoluir mais.

Da mesma maneira, os pontos fracos do seu produto ou serviço vão mostrar o que precisa ser corrigido e qual a urgência disso. Nesse ponto, ouvir o cliente é o feedback mais precioso que você pode ter, já que é a rotina de uso que expõe as possibilidades de melhoria.

Novamente, esse nível de conhecimento só é possível com uma boa gestão dos clientes, que um dia chegaram como leads e optaram por confiar no trabalho da sua empresa. Sendo assim, aproveite essa informação para evoluir exponencialmente.

 

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Além de organização, processos bem definidos e muito conhecimento sobre os leads e clientes, um sistema especializado na gestão de leads é essencial para proporcionar o crescimento sustentável do negócio.

Assim, o Followize surge como um verdadeiro aliado de empresas que desejam crescer de forma controlada e organizada, reduzindo os riscos de negócio com uma gestão de leads bem eficiente.

O sistema possui uma série de funcionalidades importantes para melhorar o gerenciamento dos contatos e implantar processos sólidos e sustentáveis. Distribuição, gestão de usuários, agenda, relatório, controle de mídia e integrações são alguns dos benefícios conquistados por quem confia no Followize.

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