Blog

Aumente a produtividade no trabalho em 9 passos
há 2 anos por Followize   -  Categorias: Dicas

Aumente a produtividade no trabalho em 9 passos

 
Quantas vezes você já se perdeu em meio de tantas tarefas? Ou se perguntou algumas vezes: “o que era para fazer mesmo?”. É normal termos dias em que a produtividade está mais baixa de vez em quando, porém o problema começa quando isso se torna um hábito. Veja abaixo algumas de nossas dicas para aumentar a performance no trabalho: 
 

1- Marque seu tempo.

Já ouviu falar na Técnica Pomodoro? Por exemplo, você pode configurar um alarme para trabalhar por 20 minutos e ganha uma pausa de 5 minutos. Nesse tempo de foco, se algo vier à sua mente, anote em um papel. Toda a distração deve ser mantida longe, inclusive avise seus colegas de trabalho: “estou em modo Pomodoro”. Isso ajuda muito em momentos de preencher relatórios ou planilhas.
 

2- Pause.

Sim, fazer uma pausa faz bem. Levante, espreguice, tome água ou vá ao banheiro. Quanto mais tempo passamos em frente ao computador mais nossa postura tende a ficar “torta”, e consequentemente, temos dores nas costas, lombar e pescoço. E dor tira a concentração, não é mesmo?
 

3- Durma bem.

Uma boa noite de sono evita que você fique bocejando o tempo todo e sinta-se cansado. Para aumentar sua produtividade, descubra qual tempo seu corpo precisa para descansar e fique atento. Algumas pessoas conseguem dormir bem em apenas 6 horas, outras, precisam de pelo menos 8 horas.
 

4- Coma coisas saudáveis e hidrate-se.

Refrigerante, doces, bolachas: todas as “tranqueiras” podem ser incrivelmente deliciosas, mas podem ser maléficas para sua saúde, deixando o cérebro com tanta energia que ele vai acabar ficando disperso. E lembre-se de tomar água! Deixe uma garrafinha na mesa, assim fica mais fácil manter-se hidratado.
 

5- Ajude os outros.

Às vezes seu colega de trabalho está dispersando o grupo só porque viu uma matéria engraçada na internet. Chame-o de canto, ou por algum meio (Skype ou WhatsApp) e avise-o para prestar atenção na frequência dessas ações. 
 

6- Use lembretes.

Agendas, calendários, ferramentas, post-its… Use os lembretes para não deixar passar aquela data importante! Uma dica preciosa: o “alarme duplo” pode ser extremamente eficiente para fazer algo que tem prazo irrevogável. No caso de um evento, configure para lembrar uma semana antes e um dia antes. Sempre ajuda os esquecidinhos!
 

7- Foque nos resultados.

Você sabe aonde quer chegar? Se isso não está claro, fica muito mais difícil traçar o plano de ação para conquistar os resultados necessários. Se a ideia é vender mais, tenha claro quais são as metas e o que é preciso para aumentar sua produtividade e chegar lá mais rápido. 
 

8- Diminua o tempo das reuniões.

Para ter uma reunião produtiva e eficiente, escolha apenas dois tópicos para abordar e anote-os. Mais que isso, a probabilidade da conversa dispersar e parar em outros assuntos é muito maior. Também estipule um prazo, de 15 a 30 minutos são suficientes para dois temas distintos.  
 

9- Organize-se.

Pode ser com ferramentas online como Evernote, Wunderlist ou Trello, ou até mesmo a boa e velha agenda, planners ou post-its. Encontre sua melhor forma de se organizar e de saber quais são suas prioridades. Especificamente para organizar reuniões e follow-ups com clientes, a Followize criou em seu sistema a opção “agenda”, com tarefas e calendário intuitivos e fáceis de usar.
 
Gostou do conteúdo sobre produtividade no trabalho? Continue navegando pelo blog da Followize para conferir mais novidades e dicas importantes.
 

Comentários

Ficou interessado?

Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.

Solicitar Demonstração