Blog

Vale a pena entrar na onda da Black Friday?
há 1 ano por Followize   -  Categorias: Dicas

Vale a pena entrar na onda da Black Friday?

Recentemente, algumas marcas divulgaram que iriam começar a campanha sobre a Black Friday antes, para não atrapalhar o lançamento e vendas do fim de ano, já que o dia das compras está marcado para 25 de novembro, exatamente um mês antes do Natal. Para ajudar empresas, a gigante Google disponibilizou um pdf cheio de insights e dados sobre a data. Separamos alguns dados abaixo, confira:

Dados do Google sobre Black Friday e PMEs

- As lojas físicas tiveram crescimento duas vezes maior nos últimos quatro anos, evidenciando que o evento tem se expandido para empresas de todos os tamanhos;
 
- 68% das pessoas pretendem comprar algo na próxima Black Friday. No ano anterior, 61% pretendiam participar.
 
- 21% das compras ocorreram fora da Black Friday e com um tíquete médio maior (por isso é importante fazer a campanha antecipadamente!)
 
- Nas lojas físicas as vendas triplicaram em comparação com a sexta-feira comum nos últimos anos;
 
- Na última Black Friday, sites menores ganharam mais relevância: 140% crescimento de sites menores versus 78% sites maiores na quinta-feira; 161% versus 134% na sexta feira, evidenciando que os novos entrantes tiveram até o dobro de crescimento em relação aos tradicionais;
 
- Em 2016 o número de empresas que passou a anunciar somente online dobrou, reforçando a web como oportunidade para ganho de eficiência, com um retorno sobre o investimento de até 8 vezes.
 
- Houve um aumento de buscas por “Lojas e Estabelecimentos perto de mim”, que cresceu 440%, outra super oportunidade para PME que geralmente concentra negócios locais.
 
- 30% das buscas são locais, o que é maior que qualquer segmento, novamente uma oportunidade para PMEs.

Erros: passe longe deles!

Além dos insights, reunimos alguns erros que empresas já cometeram para você não cair nesta cilada! Anote e tenha muito sucesso nesta Black Friday!

1- Não participar da Black Friday

Bom, você com certeza já percebeu que ficar de fora dessa pode não ser muito inteligente! Pior que isso, é deixar para “estar presente” de última hora, algo que não permite que os clientes entrem no clima e saibam que podem aproveitar os descontos. 

2- Dê desconto de verdade

Nada pela metade do dobro! Se você cometer este deslize, principalmente com um cliente que já vem acompanhando seus preços, você pode perdê-lo para sempre! Separe os produtos que realmente podem ser vendidos com um bom desconto.

3- Não engane seus clientes

Se ainda tem no estoque, porque dizer que só tem um produto ainda? Sabemos que existem gatilhos mentais na hora de vender e que eles ajudam. Por que não usar gatilhos que realmente despertem a vontade de adquirir algo? Quando os anúncios falam sobre experiências e sentimentos, os retornos podem ser melhores!
 
A Followize também irá participar da Black Friday! A partir de 1º de novembro daremos um desconto de 50% nos três primeiros meses de contratação da ferramenta. Para conseguir esse desconto, escreva BLACKFRIDAY em “Cupom de Desconto”, localizado no botão “Contratar”.
 
Para conferir a pesquisa da Google na íntegra, acesse: Google – Thank God It’s Black Friday 2017. No ano passado também fizemos um especial sobre Black Friday bem didático, então lembre-se de navegar pelos nossos posts e conferir conteúdos cheios de dicas! :)

Comentários

Ficou interessado?

Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.

Solicitar Demonstração