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Investir em vendas online pode ser sinônimo de estabilidade para sua concessionária
há 11 meses por Followize   -  Categorias: Institucional, Vendas Online

Investir em vendas online pode ser sinônimo de estabilidade para sua concessionária

Enquanto o mercado tradicional vivenciou o reflexo das quedas nos emplacamentos de Setembro, para as concessionárias que atuam também nas vendas online o cenário se mostrou mais estável e reduziu os riscos para as empresas.

Se tem uma coisa que a equipe Followize faz questão de acompanhar de perto é o desempenho do mercado no que diz respeito às vendas. Manter um olhar atento aos números que cada segmento tem gerado e traçar comparativos com as empresas que utilizam um sistema de gestão de leads é um excelente termômetro para indicar o quanto a tecnologia pode apoiar a estratégia comercial de uma organização.

E no que diz respeito ao setor automotivo, essa lógica fica a cada dia mais evidente!

Mesmo com a queda de 14% nos emplacamentos registrados de Agosto para Setembro, o fechamento das concessionárias que utilizam o Followize registrou uma queda de menos de 1% durante o período. Esse índice indica que existe uma estabilidade muito mais forte no mercado online para quem atua com vendas de veículos.

Apesar de algumas concessionárias terem registrado mais vendas e outras pontuado alguma redução, de modo geral o mercado online foi menos impactado pela oscilação econômica do que o tradicional, agregando maior estabilidade e segurança para os resultados gerais das empresas que já contam com o apoio do digital como parte de sua estratégia comercial. 

Além disso, a conversão de Setembro continuou em alta, fechando o quadro geral na casa dos 5%, número muito superior à média do mercado – que gira sempre em aproximadamente 2% – potencializando os resultados gerais das empresas. O ranking geral de concessionárias usuárias do Followize registrou índices de conversão de 14% para a primeira posição, sendo que a décima colocada se manteve acima da média com 5,22%. “Esse desempenho é um reflexo de que o investimento nas vendas online e uma boa gestão de leads são estratégias assertivas para as empresas que já adotaram essa prática e continuam ampliando seus investimentos de modo direcionado. A mudança no perfil de compra está gerando um impacto direto nos modelos de vendas, e empresas que percebem isso mais rapidamente tendem a ter resultados mais rápidos também”, reflete Anderson Gil, sócio-fundador da Followize.

 

Os fatores da estabilidade

Mas afinal, o que diferencia o modelo tradicional de vendas do modelo online? E por que os resultados são mais estáveis para empresas que já adotam essa estratégia?

A resposta para essa pergunta é mais simples do que parece. O grande diferencial do modelo de vendas online está na disponibilidade constante da empresa para o cliente, o que nem sempre acontece nas vendas físicas, em que o cliente precisa ir até a empresa para dar continuidade ao modelo.

Quando o assunto é o digital, se você tem um bom trabalho de marketing em andamento, certamente poderá ser encontrado de forma simples por potenciais clientes. E ao serem captados como novos leads em sua base de contatos, você consegue manter uma gestão frequente desses leads com apoio da tecnologia, que automatiza o processo comercial da distribuição dos novos leads em sua equipe à tratativa individual de cada um deles pelo recurso comercial responsável, garantindo que nenhuma oportunidade se perca por falta de informação ou controle.

A grande vantagem – e talvez o maior segredo – desse modelo está no fato de que isso manterá o seu lead sempre ativo até o momento da decisão de compra. E é justamente esse fator que continua garantindo a estabilidade das suas vendas mês a mês. Enquanto na venda física você depende que o cliente retorne, nas vendas online você pode facilitar esse processo com o acompanhamento próximo do seu lead em cada etapa até o momento do fechamento. 

E mesmo nos casos em que o lead esfria por fatores externos, como questões financeiras, por exemplo, mesmo assim você não o perde, garantindo que ele possa se tornar uma conversão positiva em um mês de baixas vendas gerais, justamente por mantê-lo ativo no processo de gestão de leads. É sempre importante lembrar que o momento da compra pode variar a cada caso, mas o fechamento é sempre um número importante para sua empresa, a qualquer momento.

 

Como reduzir o impacto da oscilação econômica na sua empresa

Para muitas concessionárias investir em gestão de leads ainda não é uma realidade prática. E quanto mais atrasado, menor pode ser o desempenho dessas empresas frente à concorrência. 

Entender que a tecnologia é um aliado e não um inimigo da estratégia comercial é o primeiro passo para quebrar paradigmas e iniciar a transição cultural do seu modelo de vendas. E levar essa compreensão para o seu time de vendas é essencial para que eles compreendam que uma ferramenta de gestão de leads é uma arma poderosa, e não um risco para o seu próprio desempenho.

Com a gestão de leads sua área comercial agrega agilidade e eficiência aos processos, permitindo a distribuição automática dos leads entre seus vendedores e o acompanhamento contínuo de cada contato até a conversão. Você ainda pode programar alertas a cada etapa do processo comercial, facilitando a gestão individual do time, e manter o controle constante de suas metas e indicadores através de relatórios e dashboards personalizados de acordo com a estratégia de sua empresa.

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