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4 Estratégias para você bater as metas de vendas no último trimestre de 2019
em 1 semana por Followize   -  Categorias: Vendas Online

4 Estratégias para você bater as metas de vendas no último trimestre de 2019

Está dada a largada dos minutos finais da corrida em direção às metas de vendas deste ano. Nessa fase cada segundo conta. Quem está devidamente preparado sai na pole position e a gente dá dicas que podem fazer toda a diferença.

Ao olhar no calendário e perceber que o final do ano está próximo, aqueles que trabalham na área comercial costumam se desesperar. Afinal, o tempo para correr atrás das metas de vendas que ainda não foram atingidas é cada vez mais curto, o que exige empenho e dedicação extra para recuperar o prejuízo e fechar o ano com os resultados em dia.

Nesse cenário, talvez seja a hora de dar um passo para trás e entender, com base em tudo o que foi feito até agora, como impulsionar os resultados nos últimos três meses do ano. Afinal, o segredo é ser o mais assertivo possível, pois não há tempo para realizar muitos testes, provar teorias e arriscar tiros do escuro.

Confira a seguir 4 dicas que podem fazer a diferença nos resultados da empresa no último trimestre de 2019, incluindo uma ferramenta capaz de acelerar ainda mais todo esse processo.

 

Revise o planejamento estratégico

Se até o momento o planejamento estratégico do ano não precisou ser revisto, talvez essa seja a hora de observá-lo com mais atenção. 

Primeiro, analise os resultados alcançados e tente fazer o caminho reverso de como eles foram atingidos. Para isso, descubra quais foram as abordagens mais eficazes, quais foram os argumentos mais assertivos feitos pela equipe de vendas, entre outros pontos considerados relevantes. Com todas essas perguntas respondidas, é possível agir com base no que já tem funcionado, diminuindo a chance de erros. 

Depois de analisar o que deu certo, é hora de revisar também o que não deu certo. Nesse caso, identifique quais ações não trouxeram o resultado esperado, quais as principais objeções feitas pelos clientes e quais os indicadores que trouxeram maior dificuldade ao time de vendas. 

Embora todas essas informações já sejam suficientes para definir se o planejamento estratégico precisa ou não ser modificado agora no último trimestre, nada como ouvir a opinião dos próprios vendedores para embasar a decisão. Por isso, essa é a nossa próxima dica.

 

Converse com o time de vendas

Apesar dos indicadores de performance, relatórios de vendas e resultados alcançados serem importantes, há insights que só uma boa conversa pode trazer. Por isso, não perca tempo. Reúna todo o time comercial para um bate papo sobre as próximas ações para bater as metas de vendas no último trimestre de 2019.

Nessa conversa, procure ouvir mais do que falar. Pergunte a opinião das pessoas, peça que compartilhem seus principais desafios e tente descobrir qual etapa de venda é a mais difícil de superar. O objetivo dessa conversa é identificar o que pode ser melhorado dentro da venda, desde a abordagem dos vendedores à conversão. 

Por exemplo, se o vendedor estiver com dificuldade na elaboração de um orçamento adequado, auxiliá-lo com ferramentas específicas pode aumentar o número de conversões. Se o problema é o número de reuniões diárias com possíveis clientes, que pode ser para mais ou para menos, talvez seja a hora de melhorar a distribuição dessas reuniões entre todo o time.

Nem sempre o fator que tem impedido a empresa de alcançar resultados ainda mais expressivos é óbvio. O papel do gestor é investigar – e rápido – até encontrar!

 

Não tenha medo de mudar

Depois de revisar o planejamento estratégico e ouvir o time de vendas, é necessário tomar uma ação. Essa ação pode demandar a completa mudança no planejamento estratégico ou continuar com ele pelo resto do ano. Tudo depende dos resultados alcançados até aqui.
 
Muitos gestores podem ter certa resistência na hora de mudar o planejamento às vésperas do ano acabar, por isso a dica é o seguinte: não tenha medo. 

Lembre-se que muitas mudanças podem acontecer durante o ano, seja um greve de grandes proporções – como foi a greve dos caminhoneiros em maio de 2018 –, uma mudança drástica no governo ou a entrada de um grande concorrente no mercado, por exemplo. Portanto, o grande trunfo do gestor é saber quando é a hora de mudar a rota.

Explorar novos caminhos pode ser a chave para alcançar os resultados que ainda não foram atingidos até aqui. 

 

Conte com uma boa gestão de leads

Como vimos, o grande segredo para bater as metas de vendas agora no último trimestre é a economia de tempo. Isso significa que as ações devem ser o mais otimizadas possíveis, pois o foco deve ser na conversão em vendas, não mais em coleta de informações e estudos mais demorados – afinal, o ano está acabando.

É aqui que entra a última estratégia: uma boa gestão de leads. Um software de gestão de leads trata de fazer todo o trabalho demorado, que é a organização de todos esses contatos. Dessa forma, é possível eliminar retrabalhos, evitar riscos de informações incompletas e inconsistentes – muito comuns quando esse tipo de trabalho é feito manualmente –, e acessar o histórico completo de cada lead. 

Outra vantagem importante é que esse software pode ser acessado por qualquer membro da equipe de vendas. Ou seja, se ainda este ano algum vendedor pedir a conta ou precisar tirar férias, é possível que qualquer outra pessoa dê andamento no trabalho, sem que haja prejuízos. 

Como vimos, 2019 está bem próximo do fim. Portanto, para colocar todas essas estratégias em ação agora mesmo e bater as metas de vendas no final do ano, solicite uma demonstração do software da Followize e veja na prática como a gestão de leads funciona.

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