Blog

Pós-vendas: escalando seu faturamento com leads que já são de casa
há 4 meses por Followize   -  Categorias: Gestão de Leads

Pós-vendas: escalando seu faturamento com leads que já são de casa

A implementação de um bom processo de pós-vendas pode ajudar sua empresa a faturar mais, levando ao crescimento organizacional e maior fidelização dos atuais clientes.

Qual a importância do pós-vendas para sua empresa? Se você demorou mais do que alguns segundos para responder essa simples questão, provavelmente deve estar perdendo oportunidades de aumentar o faturamento da sua empresa.

A partir de processos simples, é possível fazer um acompanhamento próximo dos clientes atuais, o que pode abrir oportunidades para realizar vendas maiores ou, até, vendas de novos produtos e serviços.

Quer saber mais sobre os benefícios de criar processos de pós-vendas para sua organização? Continue lendo esse conteúdo até o final!

 

Qual a função dos processos de pós-vendas?

Antes de iniciarmos, é importante enfatizar que o pós-vendas pode acontecer em forma de processos executados por vendedores, que ficam responsáveis pelo acompanhamento dos seus clientes, ou por uma equipe dedicada nesse trabalho, cujo objetivo é garantir a máxima satisfação dos mesmos.

Apesar de compartilharem o mesmo objetivo, cada abordagem terá características diferentes. No primeiro caso, os processos poderão ser feitos pelos próprios vendedores, que precisam dedicar tempo para essa tarefa – e deixando de vender nesse meio tempo.

O segundo caso demanda processos e uma equipe dedicada – o que vai aumentar os custos da empresa. Mas, de qualquer forma, é possível começar com a atuação dos vendedores para, no momento ideal, migrar para um time dedicado e capaz de fazer o pós-vendas com mais qualidade.

 

O processo de pós-vendas na prática

Após essa breve introdução, é hora de saber o que o pós-vendas representa para uma empresa. De forma simples e direta, um processo de pós-vendas significa que sua organização não se preocupa somente em fechar novos negócios, mas sim com a total satisfação do cliente.

É uma forma de entender se a solução oferecida realmente cumpriu o que prometia. Dessa forma, o cliente poderá dar o feedback necessário para sua empresa melhorar e, de quebra, você pode identificar oportunidades para fazer uma venda maior, seja oferecendo um novo plano ou agregando um novo produto/serviço para o cliente.

No entanto, aproveitar uma oportunidade é apenas uma questão de timing. O objetivo primário dos pós-vendas é criar esse relacionamento para fortalecer o vínculo entre as partes, resolvendo eventuais problemas e gerando mais satisfação na relação.

Assim, se tudo estiver bem e a situação permitir, é hora de partir para um upsell ou cross sell. Não conhece esses termos? Então, deixa que explicamos na sequência.

 

O que é upsell?

O upsell é a técnica de vender algo melhor ou a mais de um produto ou serviço para um cliente já existente, conforme a real necessidade do mesmo. Com o upsell, é possível pular algumas etapas para chegar em um faturamento maior sem muita dificuldade, desde que seja o momento ideal para dar esse passo.

Um exemplo real acontece no Mc Donalds. Ao fazer seu pedido, o atendente pergunta se você não aceita batata grande por mais um real – lembrando que você já ia comprar essa batatinha. Se você entender o benefício disso – que é acabar com sua fome – vai aceitar pagar mais por esse produto melhor.

Assim, ambas as partes ganham com o upsell bem feito. Seja um produto ou serviço melhor para o cliente e mais dinheiro no caixa da empresa, do lado do vendedor.

 

E o cross sell, como funciona?

O cross sell é uma técnica semelhante de pós-vendas, onde há uma oportunidade de realizar uma nova venda para um cliente já existente e satisfeito com sua empresa. No entanto, a diferença primordial do cross sell para o upsell é que o primeiro é focado em um novo item, que inicialmente o cliente desconhecia ou não usava. Já o upsell é uma versão melhorada de algo que esse cliente já possui.

Pegando carona em nosso exemplo anterior, o cross sell seria o mesmo atendente do Mc Donalds oferecer uma sobremesa pra você, que não tinha sido pedida e nem passava pela sua cabeça. Nesse caso hipotético, você entendeu que a sugestão era boa e resolveu aceitar a oferta, aumentando seu valor de compra e levando um produto que não estava nos planos iniciais.

Novamente, ambas as partes ganharam com o cross sell. Um produto novo para o cliente e mais dinheiro no caixa da empresa.

 

Estratégias para um bom pós-vendas

Retomando o assunto de pós-vendas, gostaríamos de relembrar que o foco desse processo não é vender mais e sim criar um vínculo forte entre as partes. Uma nova oportunidade de venda, seja um upsell ou cross sell, deve ser uma consequência de um bom atendimento.

Assim, é importante conhecer algumas estratégias para montar um pós-vendas eficiente, independente do segmento de atuação da sua empresa:

 

Esteja disponível

De nada adianta um bom processo de pós-vendas se ninguém está disponível quando um cliente precisar. Assim, é fundamental ter vários meios de comunicação, além de uma equipe bem treinada, para fornecer o melhor atendimento possível e sempre que o cliente precisar.

 

Peça feedback

Dar voz para os clientes é essencial em processos de pós-vendas. Portanto, deixe que as pessoas deem opiniões sinceras e que mostrem os pontos fortes e fracos do seu produto ou serviço. Desse jeito, além de ser uma chance para você melhorar, é uma oportunidade de criar um vínculo grande com esse cliente.

 

Faça um pós-vendas proativo

O último ponto importante para um pós-vendas que funciona é a proatividade. Nesse ponto, tirando as situações onde o cliente já tem um problema e entra em contato atrás de uma solução, temos a oportunidade de nos antecipar para coletar informações e identificar possíveis ameaças. 

Para o cliente, isso certamente terá um valor imenso e irá fortalecer a relação. Para a empresa, pode ser uma chance de fazer um upsell ou cross sell em breve.

E para que isso aconteça, é fundamental ter uma boa ferramenta de acompanhamento de leads, como um software de gestão de leads:

Solicitar Demonstração

 

Escale o faturamento da sua empresa com o pós-vendas

Seja com processos ou com uma equipe inteiramente dedicada, é certo que usar o pós-vendas para fortalecer relações com os clientes e gerar novos negócios funciona. No entanto, isso precisa ser bem estruturado para que a estratégia não dê errado e a situação fique ruim.

Assim, faça uso das informações que trouxemos aqui, independente do segmento que sua empresa atua, para escalar o faturamento dos negócios sem muitas complicações.

 

Veja também:

Comentários

Ficou interessado?

Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.