Blog

As oportunidades para o setor de seguros no novo normal
há 2 meses por Followize

As oportunidades para o setor de seguros no novo normal

Descubra as oportunidades que o segmento de seguros pode aproveitar durante a crise econômica causada pelo novo coronavírus.

Como será o setor de seguros no novo normal? Bastante afetada pela pandemia no primeiro semestre de 2020, a área viu a receita cair mais de 25% em alguns meses do ano, o que é um valor significativo para qualquer tamanho de empresa.

Diante desse cenário, as organizações viram que se reinventar é mais do que preciso. E a boa notícia é que várias oportunidades estão surgindo, então é importante agarrá-las para que o desempenho dos negócios consiga ser retomado plenamente.

Assim, separamos as principais oportunidades para a área de seguros no novo normal. Quer conhecê-las? Então, continue a leitura até o final para descobrir e aplicar na sua rotina de negócios.

 

Empresas de seguros no novo normal: desafios e oportunidades

Apesar de alguns produtos de seguro terem perdido força durante a pandemia, como é o caso dos seguros patrimoniais e de automóveis, por exemplo, existem muitas oportunidades de seguros no novo normal — e as empresas precisam estar atentas a elas.

Então, um dos grandes desafios é reduzir as perdas para os próximos meses, seja investindo em valores atrativos, qualidade do atendimento, facilidade de contração e regras mais flexíveis, por exemplo. 

Ao mesmo tempo, as seguradoras precisam olhar para o futuro e tentar entender como o mercado irá se comportar. É a partir dessa "previsão" que surgem as oportunidades e possibilidades de retomar o crescimento como um todo.

Assim, falaremos de alguns produtos que surgem como oportunidades de crescimento, que estão surgindo como consequência da pandemia e dando a esperança de que o pior da crise financeira já ficou para trás.

 

Seguros de vida individual e em grupo em crescimento

Além de proteger a família no caso de perda de um familiar segurado, os seguros de vida individuais e em grupo surgem como uma forte oportunidade para o presente e futuro pela percepção de vulnerabilidade gerada pela Covid-19.

Assim, muitas pessoas não se atentavam às situações que colocavam sua vida em risco e, dessa forma, não pensavam em uma proteção financeira para sua família. Portanto, a pandemia gerou essa visibilidade e proporcionou mais procura pelas assistências de vida.

Desse modo, as seguradoras podem desenvolver estratégias para potencializar o atendimento para esse público, que agora procura se prevenir das situações que colocam sua família sob risco financeiro.

 

Seguros residenciais com a venda de imóveis

Os seguros residenciais também entraram em uma crescente e surgem como uma grande oportunidade para as seguradoras. Muito desse movimento foi possível com a retomada dos financiamentos de imóveis, graças à queda nos juros dos últimos meses.

E não foi só a proteção dos imóveis que vem se tornando mais importante. Os serviços atrelados à casa, como eletricistas, encanadores e outros suportes mais gerais também ajudam nessa procura, visto que as pessoas estão passando mais tempo em suas casas.

Portanto, as seguradoras precisam gerar valor aos contratantes dos seguros residenciais, criando pacotes que vendam a proteção da casa, mas também auxiliem no dia a dia da família.

 

Seguros de eletrônicos

Mais uma modalidade muito importante na pandemia são os seguros de eletrônicos, serviços oferecidos por diversas empresas no Brasil. Nesse ponto, com a popularização do trabalho remoto, nada mais importante do que proteger as ferramentas de trabalho, certo?

Então, seja para a proteção de computadores, tablets e smartphones, os serviços para eletrônicos surgem como uma grande possibilidade de seguros no novo normal. Assim, esses produtos são a chance de muitas seguradoras reverterem as perdas financeiras do primeiro semestre.

 

Seguros contra crimes cibernéticos

E a onda de seguros no novo normal não para de crescer. Uma modalidade menos popular, mas igualmente importante, são os seguros contra crimes cibernéticos, importante para quem trabalha no sistema remoto.

Com informações confidenciais e importantes sendo trocadas diariamente pela internet, é importante se precaver contra acessos não autorizados de terceiros que podem resultar em grandes prejuízos financeiros. Então, quem apostar no home office deve considerar essa proteção.

E o resultado? Uma ótima notícia para seguradoras que disponibilizam esse tipo de proteção para seus clientes, sejam pessoas jurídicas ou físicas.

 

Seguro contra afastamento do trabalho

A grande possibilidade de afastamento do trabalho pelo coronavírus também aumentou a percepção de necessidade para os trabalhadores, que estão buscando formas de se proteger no caso de uma internação por doença.

Além do Covid-19, essas pessoas perceberam que é importante ter uma garantia financeira para a família. Assim, os seguros contra afastamentos do trabalho se tornaram importantes nesse período. 

E do lado das seguradoras, é hora de usar o momento para oferecer bons produtos que contribuam para a retomada do segmento.

 

Seguro contra desemprego

Por último, uma grande oportunidade de seguros no novo normal é a modalidade contra o desemprego involuntário. Mesmo com a lenta retomada da economia, é importante se precaver, já que o futuro soa tão incerto.

Desse modo, os trabalhadores estão aptos a apostar na proteção da perda do seu sustento, o que resulta em mais segurança para a família e ajuda a enfrentar a crise com mais tranquilidade. 

Assim, as seguradoras podem apostar, cada vez mais, nesse tipo de proteção aos trabalhadores brasileiros.

 

Novas modalidades de produto e muito planejamento

Além dos produtos que falamos anteriormente, inovações devem surgir para os seguros no novo normal. Preços mais acessíveis, contratos temporários e outras modalidades devem surgir durante a pandemia — e também após seu término.

Cientes de que o mundo já mudou — e preparadas para uma nova situação global —, as seguradoras devem seguir a tendência de que muitas pessoas vão se proteger cada vez mais contra fatalidades.

Assim, vão precisar conhecer seu "novo público" profundamente, o que precisará ser feito por meio de uma gestão de leads para seguradoras de alto desempenho. Então, para essas empresas, o planejamento eficiente e a transformação digital serão realidades tão certas quanto a mudança causada pela pandemia global. Veja como o Followize pode apoiar essa jornada:

Solicitar Demonstração

 

Veja também: 

Comentários

Ficou interessado?

Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.