Blog

Perfil DISC para vendas: como usar de forma eficaz + dicas para aplicar
há 1 mês por Followize   -  Categorias: Dicas

Perfil DISC para vendas: como usar de forma eficaz + dicas para aplicar

Descubra como o perfil DISC para vendas é uma preciosa ferramenta para evoluir o time comercial e, por consequência, aumentar os resultados empresariais.

O perfil DISC para vendas é uma ótima ferramenta para compreender como é o comportamento de um vendedor. A partir dele, é possível criar um cenário altamente motivador para que esse profissional trabalhe com alto desempenho e comprometimento.

Entender como o ambiente influencia o vendedor é essencial para extrair as qualidades do profissional e, da mesma forma, evitar que seus pontos fracos sejam colocados em evidência. Portanto, esse autoconhecimento foca naquilo que o indivíduo tem de melhor para gerar os melhores resultados possíveis.

É por esse motivo que criamos um conteúdo riquíssimo para falar da metodologia DISC e também do perfil DISC para vendas. Se você deseja extrair mais do seu time comercial, não deixe de conhecer essa ferramenta facilmente aplicável no dia a dia. Continue lendo até o final para conhecer!

 

O que é a metodologia DISC?

A metodologia DISC é uma ferramenta de análise de personalidade para identificar qual o perfil comportamental de um indivíduo. Para isso, ela toma como base o ambiente que ele se encontra.

Além de entender as características mais marcantes em um profissional, também é possível aplicar o DISC para entender o comportamento de um cliente, por exemplo. Como seu uso é ilimitado, a metodologia DISC pode ser usada em várias frentes de um negócio.

Na prática, o DISC se divide em 4 partes:

  • Dominância (Dominance);
  • Influência (Influence);
  • Estabilidade (Steadiness);
  • Conformidade (Conscientiousness).

Essas 4 áreas trazem comportamentos distintos, que abordaremos ao longo do artigo, e permitem uma análise das ações e atitudes de um indivíduo. E mesmo que ele possua traços de cada uma das partes, ainda é possível entender qual se destaca mais na sua realidade.

E foi exatamente pelo potencial do DISC que surgiu o perfil DISC para vendas. Essa ferramenta ajuda os times comerciais a terem melhor desempenho no dia a dia, sempre respeitando os potenciais de cada vendedor em suas atribuições diárias.

Assista também um vídeo rápido sobre a definição do perfil comportamental DISC:


Fonte: Canal Carreira Muller

 

Como usar o perfil DISC para vendas?

O perfil DISC para vendas pode ser usado para determinar o comportamento de um vendedor e, assim, extrair o máximo potencial de suas habilidades profissionais. Como veremos abaixo, cada tipo de vendedor pode se beneficiar do seu perfil DISC.

 

Entendendo o perfil do vendedor

 

Dominância

Vendedores com a dominância mais latente têm algumas características bem específicas. Eles costumam ser mais diretos, ansiosos e impacientes, além de não respeitarem as etapas das vendas. Outro ponto importante que deve ser considerado é o controle sobre a negociação, que normalmente acontece pelo vendedor com a dominância predominante.

Com essas características em mente, é possível atribuir funções específicas para um vendedor. E, no caso de indivíduos com alta dominância, uma atribuição do tipo Hunter é válida, visto que esse grupo almeja resultados mais rápidos e um relacionamento mais intenso.

 

Influência

Quando falamos do perfil DISC para vendas onde a influência é mais latente, temos vendedores mais focados em comunicação e sociabilidade. Carismáticos, esses profissionais costumam criar relacionamentos mais profundos com os clientes, o que até afeta o foco na venda em alguns casos.

Esse conjunto de comportamentos leva para vendedores mais alinhados com o vendedor do tipo Farmer, onde o relacionamento é a base para um atendimento excepcional e, por consequência, para uma venda mais lenta e precisa.

Portanto, se a sua empresa depende dessa criação de laços entre vendedores e clientes, o perfil DISC para vendas com a influência em destaque é o melhor caminho.

 

Estabilidade

O perfil DISC para vendas com foco na estabilidade apresenta profissionais mais cautelosos e pragmáticos. Normalmente, esse perfil valoriza o planejamento, não gosta de arriscar e prefere conduzir os processos comerciais à risca.

Na prática, esse tipo de perfil é bastante alinhado com os vendedores técnicos, que realizam vendas mais complexas, pois precisam explicar detalhadamente o funcionamento de uma solução e quais benefícios ela irá proporcionar para o cliente.

 

Conformidade

O perfil DISC onde a conformidade está em destaque é bem parecido com o item anterior. Aqui, vemos vendedores detalhistas, organizados, comprometidos com cada etapa do processo de vendas e que gostam de conduzir o processo comercial do início ao fim.

Assim, podem atuar como um vendedor do tipo Farmer ou técnico, visto que os dois perfis prezam pelo relacionamento de longo prazo. Além disso, a organização e cuidado com cada etapa comercial também faz do vendedor com o perfil de conformidade uma ótima escolha para esse tipo de venda.

 

Entenda o perfil DISC dos vendedores para aumentar resultados

É sempre importante reforçar que o perfil DISC para vendas não é um mapa de leitura pessoal. Apesar de ser bastante eficaz, é necessário ressaltar que um profissional não pertence a um único grupo da metodologia.

Portanto, muita cautela ao categorizar os vendedores. É preciso focar em autoconhecimento para identificar e, só assim, extrair o máximo de cada tipo de comportamento profissional.

Então, se você ficou curioso para saber seu perfil DISC — e também dos vendedores —, acesse o teste completo neste link.

Gostou desse conteúdo? Então você também poderá gostar de:

Comentários

Ficou interessado?

Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.