Entenda o processo envolvido em cada etapa do funil de vendas, determine suas métricas e estratégias e garanta que seu lead chegará até a fase mais importante do processo de compra: a escolha da sua empresa e não a de seu concorrente.
Desde que o conceito do funil de vendas surgiu no mercado, este item tão essencial ao planejamento comercial de qualquer empresa passou a ser o norte de muitas equipes. Funcionando como uma bússola que guia as ações do setor de vendas e um termômetro para medir seu desempenho e resultados, o funil de vendas ganhou força ao longo dos anos e hoje chegou também ao marketing, afinando e fortalecendo a integração marketing x vendas, uma parceria essencial para o sucesso de qualquer operação.
Uma das representações visuais mais eficientes do processo comercial, o funil de vendas é capaz de agregar todas as etapas de captação, negociação e fechamento de uma venda, desde a atração, o primeiro contato com um possível lead, até sua conversão e todo detalhamento ao longo do processo. Por isso, dominar essa estratégia é fundamental para ajustar fraquezas, identificar pontos fortes e estabelecer metas e objetivos condizentes com a realidade de cada mercado.
Então que tal entender um pouco mais sobre essa ferramenta de trabalho tão importante e como ela pode apoiar a gestão de leads em sua empresa?
Também chamado de pipeline, o funil de vendas é um processo que tem como principal missão conduzir seu público até o fechamento de um negócio. Dividido em três etapas principais, o modelo estratégico de um bom funil de vendas combinas técnicas de marketing e vendas para produzir resultados mais assertivos em seu público alvo e filtrar ao longo do processo os contatos mais “quentes” e aderentes ao perfil de sua operação.
Na imagem a seguir é possível conferir o funil de vendas através de duas perspectivas diferenciadas - a de marketing e a de vendas - que tem em sua essência os mesmos objetivos:
Se você fizer uma rápida busca na internet, verá que muitas vezes os desenhos de um funil de vendas podem apresentar pequenas variações entre si, mas basicamente todos eles seguem a premissa básica de atração, conversão, fidelização e retenção de um cliente. Ou seja: para qualquer ação que você vai realizar, é importante ter sempre um foco principal: o seu cliente. Mas até que ele se torne um cliente, ele inicia uma trajetória ao lado de sua empresa na posição de visitante, tornando-se a seguir um lead que poderá ou não ser um cliente. Daí a importância em realizar uma gestão de leads eficiente e assertiva, pois é justamente nessa fase em que ele tomará a decisão mais importante de um processo de compra: a escolha da sua empresa e não a de seu concorrente.
A jornada de compra do seu lead é um caminho repleto de detalhes que precisam ser observados, controlados e acompanhados de perto para garantir a conclusão positiva do processo. E em cada etapa você deve ficar de olho em todos os controles e informações que são importantes para garantir a atração e conversão do seu lead:
Um grande aliado para quem quer realizar ações mais efetivas e aumentar as taxas de conversão, o funil de vendas pode trazer um pacote de vantagens para sua empresa:
Até agora você acompanhou esse texto e viu uma série de vantagens para aplicar o funil de vendas em sua estratégia comercial. Mas como executar todos esses controles de um modo simplificado e sem perder tempo? A resposta é muito simples: tecnologia!
Com o apoio de um sistema de gestão de leads você consegue automatizar todas as etapas e processos do seu pipeline e manter o controle da sua operação de vendas na ponta dos dedos. Uma plataforma como o Followize, por exemplo, é capaz de organizar e padronizar o processo de atendimento dos seus leads, além de analisar o desempenho da equipe comercial e das ações de marketing realizadas de uma maneira objetiva, gerando para sua empresa mais negócios, produtividade e lucro.
Que tal fazer um teste gratuito para ver essa realidade na prática e entender como sua empresa pode alavancar resultados com mais automatização nos processos?
Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.
Comentários