Como escolher o CRM ideal para sua empresa

  • Followize
  • 06 de abril de 2016
  • CRM


Confira o nosso guia de dicas para encontrar o CRM de gestão de vendas ideal para sua empresa e tire de letra essa missão!

Escolher um CRM de vendas pode ser complicado. Quais são todas as opções disponíveis no mercado? Qual delas vai atender melhor suas necessidades e aumentar, de fato, as vendas?

Não existem respostas simples para essas perguntas, que são apenas algumas das questões levantadas durante o processo de busca por um sistema de gestão de vendas. Mas se você deseja uma implantação de sucesso e resultados reais, deve explorar todas as possibilidades e investigar cada solução detalhadamente.

Para ajuda-lo nesta tarefa, preparamos um breve guia com os principais pontos que você pode avaliar ao selecionar opções de CRM para sua organização. Confira!


Tenha objetivos bem definidos

Quais são os principais problemas e dificuldades que você gostaria que o CRM resolvesse para sua empresa? Gestão de leads? Previsão de vendas? Aumento das vendas e lucratividade dos negócios? Antes de escolher uma solução entre as opções disponíveis no mercado, é essencial que você saiba quais são os gargalos em sua companhia.

Mas você pode ir muito além da análise inicial com base nos resultados esperados. Busque analisar também quais são os desafios que seu time de vendas enfrenta para conseguir chegar até estes resultados e controlar cada etapa do processo e até mesmo outros setores envolvidos, como a equipe de marketing. Com essa estratégia em mente, você também pode encontrar soluções capazes de promover a automação da força de vendas e aumentar, assim, a produtividade da sua equipe, que terá mais tempo para garantir atendimentos ágeis e eficientes no processo de fechamento.

Alguns pontos fundamentais que você pode considerar:

  • Redução do custo por venda
  • Aumento das vendas e oportunidades
  • Previsões de vendas mais assertivas
  • Melhores taxas de conversão de leads
  • Relatórios analíticos de acompanhamento


Avalie Preços

A maioria dos CRMs oferece hoje em dia taxas por usuário a cada mês. Logo, o primeiro ponto que você deve levantar em sua empresa é o número de usuários que utilizará a solução e expectativa de crescimento desse índice para estabelecer um cenário de médio e longo prazo, chegando ao orçamento previsto para o seu projeto.

É comum que a maior parte das empresas divulgue os valores de seus pacotes por usuário no site e isso pode facilitar muito o seu levantamento, mas busque analisar outros investimentos envolvidos, como custos de implantação e assessoria, quando necessário, e tenha uma visão global do capital necessário para a aquisição.


Estude as Integrações

Não existe solução completa e perfeita. Em um mercado no qual a tecnologia evolui a cada segundo, se um CRM promete a você controlar cada detalhe de sua empresa, até mesmo o cafezinho da sua equipe, desconfie. De nada adianta contar com um milhão de funcionalidades que não conseguem oferecer um aproveitamento 100% real.

Busque focar soluções que tenham features focadas e especializadas em um determinado nicho de atuação e que ofereçam apoio complementar por meio de integrações. Com add-nos e plug-ins sua empresa pode conquistar um alto grau de automação com facilidade e maior garantia de aproveitamento - muitas vezes gerando até economia para o seu negócio. Então lembre-se sempre de verificar se o fornecedor das soluções avaliadas pelo seu time disponibilizam integrações relevantes para sua atuação.


Veja a opinião de quem usa

Poucas palavras são mais eficientes do que o depoimento de um cliente. Conhecer a opinião de usuários que já tiveram uma experiência com as soluções analisadas pode mudar sua visão de negócio e te ajudar e ter mais clareza sobre as contribuições reais de um CRM para sua organização. 

Hoje existem diversas maneiras de chegar até essa informação com tantos sites, redes sociais e conteúdos disponíveis na web. O mais importante é pesquisar. Descubra quem são os clientes daquele fornecedor, busque no site opiniões e depoimentos, entre em contato com empresas que já utilizam a solução e tenham um perfil parecido com sua atuação para entender como elas cresceram com o CRM. Mas informe-se, sempre!

E mais do que ouvir os gestores, procure também ouvir quem está em cada ponta do processo. A opinião do usuário final é fundamental para que você possa entender como sua equipe vai ganhar produtividade com a solução.


Procure por relatórios e indicadores

Se você é o gestor responsável por uma equipe de vendas, sabe melhor do que ninguém a importância de ter sempre à mão indicadores e relatórios de acompanhamento que permitam mensurar resultados e ver de perto como estão as metas do seu time.

Então este é outro ponto fundamental que você deve avaliar ao escolher um CRM de gestão de vendas. Quais são as possibilidades de visualização dos dados individuais e por equipe que a solução oferece? Qual o potencial de agilidade para tomada de decisão?

Tenha em mente que quanto mais rápido um CRM te proporcionar dados, maiores são as chances de você sair na frente da concorrência e garantir um novo fechamento.


Mobilidade e Agilidade

Você já sabe que agilidade é a nossa regra de ouro em vendas. E a capacidade de acompanhar detalhadamente o seu negócio de qualquer lugar é outro fator fundamental para garantir sua vantagem competitiva.

Assim, um bom CRM deve ser capaz de te oferecer informações preciosas em tempo real, em qualquer lugar e a qualquer hora. Seja com alertas, mensagens ou indicadores, verifique se a solução te permite acompanhar com eficiência cada detalha dos negócios.


Explore oportunidades

Sabemos que uma solução de automação de vendas é boa quando ela é capaz de te dizer todo o ciclo de vida que seu lead percorreu ao longo do funil de vendas. Logo, busque sempre entender quase são os limites e potenciais de uma solução antes de contratá-la. Esse item pode ser determinante para apoiar sua empresa na geração de novos negócios e ajudar seu time a explorar outras oportunidades de conversão.


Configurações e personalização

Flexibilidade é uma palavra comumente utilizada quando o assunto é tecnologia. Mas antes de contratar um CRM, avalie detalhadamente se a solução é realmente flexível e personalizável para atender o seu negócio. 

Você pode fazer isso solicitando uma demonstração do produto ou verificando se o fornecedor disponibiliza um teste para que você possa utilizar a solução. Não existe melhor maneira de encontrar vantagens e desvantagens na prática, o que nos leva diretamente para nossa próxima dica...


Teste a solução

Antes de tomar uma decisão final, é importante ter contato com a ferramenta e testar, na prática, o CRM escolhido. Essa experiência pode afirmar ou mudar sua opinião e será fundamental para sua tomada de decisão de compra.

Uma dica interessante é avaliar se o fornecedor disponibiliza um teste gratuito através de seu site. Esse é um bom indicador que demonstra que a empresa tem segurança em seu produto a ponto de deixa-lo disponível para prática e experiência do usuário, o que amplia consideravelmente as chances de aderência do CRM à rotina do seu time de vendas.

Nestes casos, normalmente os testes são liberados em versão gratuita durante um período pré-determinado e você pode optar por continuar com sua utilização contratando a solução ao término do prazo ou finalizando sua experiência.

Então que tal colocar agora mesmo as mãos na massa e experimentar o Followize na prática?