Vendas online: o caminho para driblar a crise



Crescer em um cenário de estagnação e desaceleração econômica é um desafio e tanto, mas muitas empresas já perceberam que existe um caminho alternativo para ampliar os negócios sem ter que aumentar os custos: a internet.

Se você acompanha o nosso blog, já teve a oportunidade de ver algumas vezes aqui a temática do comércio eletrônico e como as vendas online vem sendo utilizadas por muitas empresas para driblar os efeitos da crise enquanto lojas físicas estão fechando suas portas devido ao alto investimento e baixo retorno com a redução do consumo. 

Com a instabilidade econômica, o número de pessoas economicamente ativas diminuiu muito. Segundo uma estimativa feita pelo Portal Administradores, negócios que antes conseguiam atender de 15 a 20 mil consumidores hoje contam com menos de 5 mil. Mas no meio da tempestade, é a internet que vem se destacando como uma estratégia alternativa e altamente potencial para superar os desafios e fechar as metas anuais - e as contas corporativas - no positivo.

Se você ainda não se ligou nessa possibilidade, confira a série que preparamos com todos os detalhes sobre o assunto e comece agora mesmo a investir na sua estratégia online:


Por que investir nas vendas online?


Se mesmo depois de conferir todo o material você ainda tiver alguma dúvida de que investir no comércio eletrônico pode ser a chave para alavancar suas vendas e garantir o fechamento anual positivo, listamos a seguir 05 motivos para te ajudar a tomar essa decisão:

  1. Menos custo, mais retorno: ao estabelecer sua presença digital, mesmo com um investimento inicial para fomentar os negócios, os custos relacionados à manutenção de uma loja online são muito inferiores ao de uma loja física, que envolvem ainda um time maior e diversos processos burocráticos para oferecer conforto e diferenciais ao seu público. E se suas vendas aumentam e seu investimento diminui, seu retorno é muito mais positivo.

  2. Maior alcance e disponibilidade: Presença de marca e atendimento são alguns dos principais fatores favoráveis à venda no mundo de hoje. Com sua marca no universo digital, as barreiras físicas e geográficas desaparecem e você passa a ser visto por um número muito maior de pessoas. E tudo isso sem ficar preso ao horário comercial, já que uma plataforma online permite disponibilidade 24 horas para compras.

  3. Foco no lead interessado: Aqui não é preciso seguir aquela estratégia que irrita muitos clientes de “laçar” uma oportunidade na loja para não perder as metas do mês. A grande vantagem do universo online é que você disponibiliza as oportunidades e os leads interessados vêm até você, tornando esse processo de decisão de compra muito mais amigável e natural.

  4. Identificar oportunidades: Outra possibilidade que o comércio online permite é que você identifique com número de maior escala oportunidades de novos produtos ou mesmo estratégias para trabalhar produtos que tem maior potencial e também aqueles que não estão vendendo tanto quanto você gostaria. Com mais informações em mãos, você pode descobrir até mesmo novos nichos de atuação através do comportamento do seu público.

  5. Controle e agilidade: Dados na ponta dos dedos em qualquer momento. Esse é o grande trunfo para a gestão de um negócio que o universo digital agrega. Enquanto nas lojas físicas você precisa de sistemas unificados de controle e, mesmo assim, muitas vezes o processo de integração dos dados de todas as unidades é penoso e leva ao menos um dia útil para fechamento e atualização, nas vendas online você consegue ter esses números sempre atualizados e em tempo real, facilitando a tomada de decisões e até mesmo ações promocionais relâmpago para dar aquele up nas vendas.

Controle seus leads e aumente suas vendas


Depois disso tudo só resta uma missão: vender!

É importante sempre lembrar que cliente bom é cliente comprando, e não apenas os milhares de acessos ou cliques que sua página recebeu. E para aumentar o controle sobre as oportunidades, você precisa manter uma gestão de leads eficiente em sua plataforma, controlando cada passo de uma possível venda desde sua origem, passando por todo processo de atendimento até o ciclo final da venda e, possivelmente, da recompra.

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