Marketing Digital: Definindo indicadores de performance



Premissa básica na descrição das ações definidas no planejamento estratégico digital, os KPI’s (sigla em inglês para Key Performance Indicator ou indicadores de performance em português) tem como objetivo medir o nível de desempenho de cada ação, com base nos objetivos de negócio que a empresa pretende alcançar.

Todo indicador tem uma meta e toda meta deve ser realista. Ela não pode ser extremamente alta, nem demasiadamente baixa. Na hora de definir metas, leve em consideração as análises feitas anteriormente no planejamento, converse com gerentes de outras áreas e, principalmente, com a equipe comercial.

Tudo pode ser mensurado! Essa é a grande vantagem das ações realizadas no ambiente digital. Então, quando descrevemos as ações, definimos as métricas que indicarão se elas estão obtendo resultado. Vamos a alguns exemplos de conversão:

Acesso a determinada página/conteúdo:

Em uma empresa de alimentos na qual os produtos são comercializados apenas em pontos de venda, qual é o objetivo do site? Despertar o interesse e fazer com que os visitantes procurem o local mais próximo para adquirir o produto. Então, acessando a seção “Onde Encontrar”, a pessoa concluiu o objetivo.

Leads:

Empresas de varejo, como por exemplo concessionárias automotivas e construtoras, tem como objetivo gerar leads para a equipe comercial através do site. Leads são contatos qualificados obtidos através de formulários localizados no site ou landing page de produtos/serviços.

Vendas:

É importante entender a taxa de conversão de leads em vendas. Esse indicador vai te ajudar a saber a qualificação dos leads gerados e desempenho da equipe de vendas.

Visitas:

Uma métrica que sozinha, diz muito pouco sobre o resultado de um negócio. Mas é importante cruzar as informações de audiência com leads e vendas para saber a taxa de conversão do site.

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