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Por que adotar o inbound sales
há 3 anos por Followize   -  Categorias: Inbound Sales

Por que adotar o inbound sales

 
A tecnologia e o aumento das vendas online estão abrindo mercado para um novo modelo de negócios na área comercial: o inbound sales! Entenda por que esta pode ser uma estratégia lucrativa para sua empresa.
 
O crescimento do comércio eletrônico e das vendas online tem trazido a cada dia um novo desafio para as equipes comerciais de diversas empresas: adaptar o modelo de vendas para um novo perfil de público que busca uma compra independente, facilitada, simples, ágil e com o melhor preço e qualidade. No entanto, com muitas opções a apenas um clique das mãos, é preciso permanecer atento em manter cada lead ativo para não ser abocanhado pela concorrência.
 
Neste sentido, contar com um ponto comercial participando do processo continua sendo fundamental, mas não nos moldes tradicionais do vendedor porta a porta. O novo consumidor pede um novo vendedor. E é aí que entra o inbound sales, uma estratégia em que o processo de vendas acontece dentro da empresa com os leads gerados a partir de ações e marketing digital, fazendo com que a empresa seja encontrada e procurada pelo cliente.
 
Se você ainda não se aprofundou no conceito de inbound sales, antes de continuar lendo esse texto dá uma espiadinha neste post aqui: Os segredos do inbound sales.
 

Por que adotar o inbound sales?

Economia e lucratividade são as palavras de ordem quando se fala em inbound sales. Se fosse preciso lista apenas três bons motivos para você migrar para este modelo comercial, eles seriam:
  • Redução dos custos de logística;
  • Otimização do tempo;
  • Aumento da capacidade e eficiência de atendimento da equipe.
De acordo com o estudo realizado pela Veloficy e pelo autor Steve W. Martin, 66% dos entrevistados consideram que o inbound sales afeta significativamente os custos gerados pelo processo de vendas, já que o novo modelo elimina as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação. Com isso, seu CAC (custo de aquisição por cliente) automaticamente é reduzido e sua lucratividade pode crescer exponencialmente.
 
Além disso, se sua equipe não precisa mais investir tempo se deslocando para outros pontos, ganha mais tempo para investir no foco principal do negócio: vender! Com mais tempo, um número maior de leads pode ser gerenciado e as taxas de conversão podem aumentar rapidamente. Isso amplia o potencial da sua equipe sem que você tenha que contratar novos vendedores, gerando mais um fator favorável para as margens de lucro.
 
Isso não quer dizer que você não terá vendedores em campo, mas pode deixá-los ativos apenas para leads em fase de fechamento que precisam de uma forcinha presencial.
 

A mão direita do follow up

Recentemente você deve ter visto nosso post trazendo alguns números sobre a importância do follow up para a conversão das vendas. Pois neste sentido o inbound sales também pode ser uma estratégia assertiva para otimizar o follow up de sua equipe.
 
Considerando-se que 80% das vendas acontecem entre o quinto e o décimo segundo contato do vendedor, o inbound sales é o caminho mais econômico e prático para acompanhar esse lead até o momento da decisão de compra. Imagine qual seria o valor do seu CAC se você tivesse que percorrer todo esse caminho com o modelo tradicional de venda pessoal?
 
E se você tiver o apoio de um bom CRM para vendas, esse processo se torna ainda mais eficiente, já que o sistema de gestão de leads te permite administrar e configurar alertas para saber sempre que for necessário iniciar uma nova ação com seus leads em andamento ou novos contatos que entram em seu pipeline.
 

Tecnologia + Inbound Sales = Mais Vendas!

Imagine agora que o seu principal desafio diário - assim como o de muitas empresas – é vender mais e gastar menos. Se antes um dos fatores sempre acaba sendo penalizado até que a medida ideal pudesse ser encontrada para a receita do sucesso em vendas, com a união da tecnologia e do modelo de inbound sales você pode ter o cenário mais positivo para chegar ao ponto de equilíbrio de sua gestão comercial.
 
Com um software de gestão de leads te apoiando na distribuição dos leads e acompanhamento de cada etapa do processo comercial, sua equipe fica livre e focada no atendimento às oportunidades e permanece atenta à cada lead com mais frequência, gerando ritmo para converter oportunidades em vendas e superar as metas traçadas para o time.
 
O primeiro passo é estruturar sua empresa para essa dinâmica! Solicite uma demonstração do sistema da Followize e comece a controlar sua gestão de leads detalhadamente. Com o processo em funcionamento e os resultados controlados, nosso time poderá te orientar em como direcionar melhor o uso da plataforma para apoiar o inbound sales em seu processo comercial.
 

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