Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

CRM ou sistema para gestão de leads? Descubra as diferenças para não errar na escolha!

Entenda as principais diferenças entre o CRM e gestão de leads para fazer uma escolha mais assertiva e alinhada com os objetivos empresariais.

Então sua empresa está precisando gerenciar melhor os contatos e aí surgem várias soluções de mercado disponíveis, correto? E nessa hora você se pergunta: CRM ou gestão de leads, qual é a melhor abordagem para o negócio?

Vários clientes procuram a Followize em busca de um CRM (Customer Relationship Management) — também conhecido como sistema de gestão de relacionamentos com clientes. No entanto, muitas vezes esses clientes não sabem qual a diferença entre esses dois tipos de sistema.

E apesar das diferenças sutis, entender quando usar um CRM ou gestão de leads é essencial para a continuidade do negócio. Assim, a área comercial poderá se desenvolver melhor — conforme a escolha — e impactar positivamente os resultados empresariais.

Então, vamos conhecer as principais diferenças desses dois softwares. Continue lendo para entender!

 

Qual é a principal função de um CRM?

No geral, o principal foco do CRM é criar relacionamento com o cliente. Esse software normalmente vai permitir acompanhar todas as interações com os clientes atuais e futuros. Por isso, conta com recursos para controlar nomes, e-mails, telefones, perfis de consumo, entre outras informações pertinentes para o time comercial.

Sendo assim, o principal objetivo do CRM é observar o ciclo de vida e comportamento do cliente enquanto parte da carteira da empresa. Isso facilita a criação de ações focadas em fidelização e satisfação do cliente. Desse modo, esse software é uma solução utilizada pelas equipes de marketing, vendas, atendimento e serviços.

E apesar de ser extremamente eficiente para vários tipos de caso, quando o assunto envolve mais as necessidades do time comercial, precisamos de outra ferramenta para a tarefa: um sistema de gestão de leads.

 

Qual é a principal função de um sistema de gestão de leads?

Um sistema de gestão de leads tem como foco potencializar as vendas e garantir mais conversões. Ou seja, é um produto inteiramente focado para o time comercial.

Na prática, a gestão de leads é uma maneira para que os colaboradores da área comercial controlem e multipliquem as vendas. Com esse sistema é possível cuidar de todo o processo de gestão, desde a captação do lead até a conversão em vendas.

Assim, o software é inteiramente focado na tarefa de conduzir um lead até o fechamento de uma compra. Para isso, as seguintes funcionalidades estão presentes e são essenciais:

  • Distribuição de leads entre vendedores;
  • Gestão completa de leads, com filtros, envio de e-mails e registro de interações;
  • Agenda para organização de tarefas, com calendário de ações e tarefas a serem executadas;
  • Relatórios do funil de vendas, com acompanhamento da equipe, do ciclo de vendas, das vendas realizadas e da previsão futura;
  • Controles de níveis de acesso para usuários distintos;
  • Integrações com outros sistemas do mercado para potencializar os resultados.

Desse modo, com funcionalidades pensadas e desenvolvidas para os times comerciais, o sistema de gestão de leads acaba se diferenciando bastante de um CRM. Com isso em mente, empresas que precisam ajustar o time comercial — para fazê-lo vender mais — terão esse tipo de software como a ferramenta ideal no dia a dia.

 

Afinal, CRM ou software para gestão de leads?

Se as diferenças apresentadas ao longo do conteúdo não foram suficientes para te fazer escolher melhor, vamos reforçar as diferenças para te ajudar nesse processo.

Se a sua empresa precisa acompanhar todo o ciclo do cliente, sejam interações e dados de cadastro do usuário, a melhor escolha é um sistema CRM. Assim, outras equipes — além da comercial — poderão fazer uso do sistema.

Agora, se a organização está focada em melhorar o desempenho comercial, gerenciando os contatos e potenciais negócios que podem acontecer, a melhor escolha é o sistema de gestão de leads. Dessa forma, os vendedores terão uma ferramenta específica para seu trabalho e capaz de fazer os resultados decolarem.

 

Gestão de leads é com Followize

Agora que você entendeu a diferença entre CRM e gestão de leads, é hora de conhecer o Followize!

O Followize é um sistema completo de gestão de leads para qualquer equipe comercial. Com recursos que vão desde a distribuição até a geração de relatórios estratégicos, qualquer time comercial vai aproveitar bem o software para conquistar resultados no dia a dia. Por isso podemos denominá-lo como um CRM para a gestão de leads, uma vez que te permite ter o controle de toda a vida do lead com recursos que unem o melhor dos dois sistemas.

Assista ao vídeo abaixo para ver um resumo do software:

E se ainda restou alguma dúvida, e solicite um contato personalizado dos nossos especialistas para receber uma demonstração gratuita do sistema e entender, na prática, como ele poderá ajudar a sua empresa. Basta preencher o formulário abaixo:

 

 

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