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Como fazer de 2017 um ano de sucesso nas vendas
há 2 anos por Followize   -  Categorias: CRM, Planejamento, Vendas Online

Como fazer de 2017 um ano de sucesso nas vendas

Com essas 10 dicas para deixar o seu planejamento redondinho, o sucesso nas vendas do ano que acaba de começar já está garantido!
 
2017 já começou e você está – ou pelo menos deveria! – com seu planejamento pronto para iniciar um novo ciclo a todo vapor e recuperar o atraso de um ano um tanto quanto doloroso para a nossa economia. Mas você está realmente focado em ter um 2017 de sucesso em suas vendas?
 
Contar com plano de ação estratégico para a área comercial é um modo de não apenas engajar as vendas, mas ser mais assertivo nas ações para ter um retorno mais interessante com o menor esforço possível ao longo do ano. 
 
E para te ajudar, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a revisar o planejamento de vendas com a equipe e garantir que o motor comercial gire a todo vapor nos próximos meses.
 

1. Análise o que aconteceu em 2016

Por mais que 2016 tenha sido um ano fora da curva nos resultados de qualquer organização, sempre temos muito a aprender com nosso histórico de desempenho. Fazer a retrospectiva do período anterior é um compromisso importante para saber o que deu certo, o que não deu, e estabelecer novas diretrizes com base nas lições aprendidas.
 
Analise quais foram seus pontos fortes, o que te fez vender mais e reforce estes pontos para 2017. E não é ne preciso dizer que o que deu errado precisa de um novo plano de ação para o que vem por aí, certo?
 
Mas lembre-se de olhar não apenas para sua empresa, mas também para o mercado. Aprender com o movimento econômico e com o desempenho de seus clientes também é importante para saber como você pode ofertar soluções que estejam dentro da realidade – e necessidade – de cada público.
 

2. Defina claramente seus objetivos e plano de ação

Ninguém pode chegar ao sucesso se desconhece qual é o seu parâmetro de sucesso. O primeiro passo para iniciar o ano com ações assertivas é entender exatamente qual é o seu norte, o que sua empresa quer alcançar – e lembre-se que isso depende muito da análise de 2016 também!
 
Toda a equipe comercial deve participar ativamente desse processo, não apenas para que todos fiquem alinhados com os objetivos, mas porque a experiência de cada membro do time ao longo do ano que passou pode contribuir com uma definição mais correta dos planos de ação com base nas vivências passadas.
 
Então comece definindo os objetivos principais e depois dimensione objetivos específicos para cada divisão, equipe e membro do time. Lembrando sempre que as metas devem ser alcançáveis e condizentes com a realidade para estimular o time a sempre superá-las.
 

3. Fique de olho no concorrente

O passado ensina, o cliente também, mas muitas de nossas lições mais valiosas vêm de observar nossos concorrentes. Seja por acertos ou por erros, sempre é possível tirar exemplos do que seguir – ou não – e saber quais são os pontos fortes e fracos das empresas que competem lado a lado com você no mercado.
 
Assim você pode estabelecer novos diferenciais para navegar em um tipo de oceano azul ao invés de entrar em brigas lado a lado pelo mesmo espaço, perfil ou ideal.
 

4. Envolva toda a equipe

Não tente elaborar um bom planejamento de vendas sozinho. É preciso envolver todo o time na concepção e na imersão de cada meta traçada para que todos absorvam o senso de compromisso e busca pela superação.
 
Mesmo que sua empresa tenha um grande número de colaboradores na equipe e que o planejamento com todos se torne um tanto desafiador, essa participação coletiva é de extrema importância para garantir o sucesso ao longo do ano. Além disso, é um dos poucos momentos em que você conseguirá reunir todo o time, equipe interna e externa, melhorando até mesmo a comunicação e integração entre todos.
 
O esforço despendido nesse momento pode significar uma performance muito superior no dia a dia.
 

5. Elabore um cronograma de metas

Mais do que criar metas, crie prazos para atingi-las e acompanha-las. Isso torna mais simples a mudança de rota, quando necessário, ou mesmo o replanejamento de ações quando os resultados não forem atingidos como esperado.
 
Um alinhamento semanal com a equipe pode ser o primeiro passo para manter o controle das metas, mas não esqueça de fazer também o fechamento mensal e trimestral para traçar os pontos de ajuste ao longo do ano.
 

6. Tenha um checklist de atendimento em mãos

Quando se tem um bom plano de ação em mãos, cada um já saberá exatamente qual é sua responsabilidade em cada período no caminho para atingir as metas. Mas considerando que você tem equipes atuando em campo e outras com foco interno, como o time de inside sales, lembre-se que montar um checklist de atendimento e processos comerciais pode ser outro fator de sucesso relevante para o andamento das ações.
 
Muitas vezes esses pontos são menosprezados no planejamento anual, mas uma revisão é sempre importante para garantir a eficiência das vendas e o sucesso das conversões.
 

7. Feche negócios com mais agilidade

Você já sabe que agilidade é o mandamento número um para o sucesso nas vendas. Nunca deixar um lead sem resposta e retornar o contato antes que ele esfrie são pontos fundamentais para garantir o follow up e manter uma venda no curso certo rumo ao fechamento.
 
Mas algo que você também pode fazer para dinamizar ainda mais esse processo é contar com o apoio de ferramentas que mantenham seu time sempre em alerta e em dia com cada follow up. Um CRM de vendas ou software de gestão de leads pode te ajudar com alertas enviados para cada membro do time e registro de todo histórico de atendimento do lead.
Aí só não vende mesmo quem não quer.

8. Tenha informações organizadas para tomar decisões mais rápido

Organização é a base sólida para o sucesso nas vendas. Se suas informações ficam todas espalhadas, não há como sua equipe dar andamento em uma venda quando o consultor responsável precisa se ausentar. E você já sabe o que isso significa, certo? Sim, uma oportunidade valiosa perdida!
 
Então para centralizar e gerenciar todas as suas informações, conte com a tecnologia de um CRM de vendas e mantenha todos os dados seguros e acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento.
 

9. Converta mais

Se você não fez isso em 2016, está mais do que na hora de colocar em prática e acreditar no potencial das vendas online. O mercado de vendas digitais cresce mais a cada ano e acompanha de perto a mudança de comportamento do consumidor moderno. E se você não marcar presença nesse universo, corre o risco de ficar para trás e até mesmo fechar suas portas.
 
Com algumas técnicas que auxiliam a geração de negócios digitais você pode não apenas conquistar mais leads do que tem hoje, como também elevar suas conversões a um número muito superior. Neste e-book nós trazemos algumas dicas que podem te ajudar:

10. Revise sempre

Mais do que acompanhar de perto suas metas e o andamento de cada ação, revisar também é um ponto importante para garantir o sucesso das vendas e redirecionar o barco quando algum fator eventualmente fugir ao controle. Lembre-se de revisar constantemente seus números e indicadores, concorrentes, clientes e o mercado.
 
Essa prática constante pode te ajudar a visualizar problemas futuros antes que eles aconteçam e evitar dificuldade no caminho.
 

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Planejamento feito e revisado, é só correr para o abraço e arrebentar o foguete das vendas em 2017. E nós estaremos mais uma vez aqui, ao seu lado, trazendo muitas novidades e oferecendo a tecnologia necessária para aumentar suas vendas online e elevar suas conversões. 
 
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