Você sabe o que fazer depois que conquistou um novo lead?



Você fez a lição de casa e garantiu muitos novos leads para seu time de vendas. Mas quais são os próximos passos para garantir o fechamento do negócio?

Seu time de marketing deu um show de integração com a equipe de vendas, estudou cada etapa do funil de acordo com o perfil de suas buyer personas e mandou bem na geração de leads para aumentar as oportunidades de negócios da equipe. Agora vem a etapa mais esperada de todas: conversão e fechamento!

Mas na empolgação em gerar mais leads, muita gente se perde sobre o que fazer depois e a gestão dos leads acaba se tornando uma grande interrogação. Por isso, hoje vamos te ajudar a eliminar essa dúvida e garantir o sucesso da sua conversão de leads.

Confira algumas etapas básicas para a gestão de leads e turbine o seu motor de vendas!

A regra de ouro na gestão de leads: agilidade


Antes de iniciar qualquer partida esportiva, os jogadores devem ter em mente as regras do jogo. E quando o tema em pauta é a gestão de leads, a regra é clara: agilidade, sempre!

Não existe sucesso em vendas quando seu relógio caminha fora do compasso do público. Quanto mais ágil for sua ação, maiores são as chances de fechamento e mais aquecido fica o seu lead. Então já sabe: integração entre marketing e vendas, funil bem desenhado e ação imediata a cada passo dos seus leads. Nunca deixe um lead sem resposta, mesmo que ele não espere por uma resposta! Aí é só deixar mandar a bola redondinha para a equipe de vendas garantir aquele gol fantástico e a vibração da torcida.

(h2) Defina conversões e filtre seus leads

A primeira dica para começar a filtrar seus leads no termômetro de qualificação é estabelecer quais são os pontos de interesse mais relevantes e menos relevantes em seu site ou ação online. Essas iniciativas englobam desde uma notícia publicada, até o download de um material educativo ou um pedido de orçamento.

Com esses pesos, você determina os parâmetros iniciais do grau de interesse dos seus leads e já começa a ter um trajeto mais eficiente de contato para as próximas etapas. 

Controle e acompanhe as etapas com notificações imediatas


Já sabemos que agilidade é lei na gestão de leads, certo? Então nada mais eficiente do que ser imediatamente informado quando um lead aparece na sua área. Se você tem notificações configuradas para cada conversão definida, seu tempo de reação é mais ágil e você já pode contar nesta notificação com a classificação do termômetro de qualificação para saber qual ação deve tomar. 

Existem algumas tecnologias no mercado que facilitam a automação de notificações e mantém seu time de vendas sempre a par de cada passo dos seus leads, como o Followize, ampliando as oportunidades de conversão e vendas para a empresa.

Analise o “termômetro do lead”


Ah, o termômetro do lead.... Já falamos dele nos tópicos anteriores, mas agora você vai entender melhor a sua importância e por que você deve tê-lo sempre em suas ações.

Imagine que um contato interessado acessa seu site e baixa um ebook. Você logo pensa: “oba, mais um lead para minha cesta!”. Mas existe um universo de possibilidades para este contato que vai desde um estudante realizando uma pesquisa acadêmica até o CEO de uma empresa interessado em aumentar suas vendas. Neste caso, informações como o cargo, setor e tamanho da empresa, por exemplo, são essenciais para formatar um filtro inicial de qualificação do seu lead, evitando que você queime cartucho no momento errado ou perca tempo investindo em contatos frios.

Além disso, você também pode acompanhar quantas interações o lead teve com sua página, que também pode demonstrar maior ou menor grau de interesse de acordo com seu comportamento de navegação. Esse resultado pode ser ampliado com a definição das conversões em sua página, já trazendo um lead muito mais qualificado e com uma base de informações mais completa.

Assim, quanto mais filtros de qualificação você tem em suas ações, mais eficiência e assertividade seu time de vendas ganha. Com isso você saberá qual o caminho de nutrição a ser seguido para cada lead até que ele esteja “em ponto de bala” para o fechamento, garantindo o sucesso com menor esforço.

E se o lead não for qualificado?


Nem sempre um lead está pronto para a “ação”. Mas nem por isso ele é dispensável. Lembre-se, se toda marca tem como papel educar e evangelizar o mercado, independente de seu volume de vendas, um lead sempre pode ser uma voz a seu favor quando acompanha e gosta dos materiais que sua empresa produz.

Então tenha um mailing específico para casos não qualificados e continue nutrindo aqueles que demonstrarem interesse. E sempre responda o seu lead, seja ele qualificado ou não!

É hora de fazer o gol!


Você captou um lead, nutriu, cuidou com amor e carinho ao longo do tempo necessário até que ele estivesse aquecido e no grau máximo do termômetro do lead. Chega, então, o momento mais esperado de todos: o fechamento!

Se o lead fosse uma mulher, o fechamento seria o dia do seu casamento. Logo, não pode ser um dia qualquer, com um pedido nada memorável e um clima desagradável. Você deve tornar o fechamento de um negócio para o seu lead como o ápice simbólico de um relacionamento. Então nem pense em pedir seu lead em casamento por email!

Se você já passou por todas as etapas anteriores, é hora de fazer aquela ligação especial ou mesmo uma visita presencial para o seu futuro parceiro, dependendo do tipo e perfil do seu negócio. Ao longo do trajeto você já demonstrou porque ele pode confiar em você e que você está disposto a entregar todo seu potencial para o sucesso dessa parceria. Então agora restam apenas as cartadas finais para o grande enlace. 

Como seu time de marketing e vendas está alinhado, todas as etapas do funil foram cumpridas com sucesso, seu termômetro está perfeito e você conhece seu lead melhor do que ele mesmo, o sucesso só depende de você.

E não esqueça: assim como um casamento, nada de relaxar depois da lua de mel... Casamento duradouro precisa de cuidados constantes, assim como clientes fiéis e defensores de sua marca ;)

Pronto para a ação?!


Você já tem um procedimento bem definido para gestão dos leads em sua empresa? Que tal automatizar este processo e ganhar ainda mais agilidade na gestão de vendas com o apoio do Followize? Faça um teste gratuito e comprove os benefícios: