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5 dicas de ouro para fazer inbound sales
há 2 anos por Followize   -  Categorias: Inbound Sales

5 dicas de ouro para fazer inbound sales

 
Com o processo de automatização das vendas, que deve chegar a 98% até 2028, o inbound sales se torna um caminho promissor para que as equipes consigam resultados acima da média. Confira algumas dicas para agilizar essa evolução em sua empresa e saia na frente! 
 
Tendo como principal objetivo a otimização do processo de vendas, o inbound sales é um dos maiores aliados da gestão de leads e da automação comercial. A evolução tecnológica e a dominação digital tornaram necessário que a metodologia de vendas se adaptasse ao novo perfil do consumidor.
 
Assim, primeiro vieram as vendas online. E agora é a vez do inbound sales trazer o reforço para as metas que as equipes almejam alcançar para superar o sucesso esperado nas vendas. E caso você ainda não tenha aderido à essa tendência, é bom ficar de olho porque o uso do método cresceu 7,5% contra 0,5% do modelo tradicional, de acordo com um estudo realizado pelo Lead Management.
 
Então se liga nas 5 dicas de ouro que apresentamos a seguir para ajudar sua empresa a ter sucesso com o inbound sales. E se estiver meio perdido sobre o que é inbound sales, é só clicar neste link e fazer uma revisão antes de partir para as dicas:

1. Não confunda com telemarketing

Quando se fala em inbound sales o primeiro e mais clássico erro de muitas pessoas é associá-lo ao telemarketing. Mas há diferenças cruciais entre um modelo e outro.
 
Enquanto o telemarketing utiliza um formato com roteiro pré-definido e altamente invasivo ao ofertar um produto, o inbound sales atua como uma metodologia consultiva, que parte do interesse do consumidor e busca apoiá-lo no processo de decisão de compras de modo sutil, estendendo o contato por mais tempo, mas com resultados mais efetivos para abertura e aceitação do consumidor. Ele gera empatia e associação, facilitando a tomada de decisão.
 

2. Tenha uma apresentação impecável

Quando você realiza uma reunião presencial, o simples fator humano já facilita – e muito! – sua abordagem e discurso comercial. Mas quando você precisa fazer uma apresentação remota, o fator “calor humano” não entra em cena com o mesmo poder. 
 
Por isso, um ponto essencial para ter sucesso no inbound sales é ter uma apresentação impecável. Tanto do ponto de vista visual quanto da construção linear e encadeada do raciocínio. Cada detalhe conta para envolver seu consumidor e transformar seu discurso em um ideal.
 
E não esqueça também de utilizar recursos tecnológicos que favoreçam a melhor qualidade do seu contato para evitar dispersões, ruídos e quebra de empatia.
 

3. Trabalhe seus números

Se você trabalha com vendas, já conhece de perto a lógica de um funil de vendas. Quanto mais leads você gera, mais converte em oportunidades e em clientes. Por isso, o inbound sales também precisa estar atento à esses números. 
 
Se você sabe que precisa fechar um certo número de vendas e que tem uma taxa de conversão normalmente na casa de 20%, então trabalhe para quintuplicar suas oportunidades e atingir essa meta sem riscos. E, se for possível, vá além!
 

4. Não desperdice um lead frio

Muitas vezes um lead tem total aderência ao seu produto ou serviço mas, por algum motivo, não está no momento certo de compra. Então se um lead não retornou seu contato ou mesmo não evoluiu em suas negociações, não o ignore totalmente.
 
O inbound sales tem como principal vantagem o relacionamento criado com os leads. Mantenha-o na sua base e ative-o de tempos em tempos. No momento certo, e com apoio do amadurecimento gerado pelo inbound sales, a conversão pode acontecer!
 

5. Tenha inteligência comercial

Guarde bem essas palavras: inteligência comercial. Elas devem acompanhar qualquer consultor de vendas que decida atuar com inbound sales.
 
Se uma das principais tarefas de um time de inside sales é reduzir desperdícios e garantir a máxima conversão possível de leads em novos clientes, então o primeiro passo é atuar como um verdadeiro detetive. 
 
A equipe de inbound sales deve reunir todas as informações necessárias sobre o perfil do consumidor e utilizá-las a favor do contato consultivo. Necessidades, desejos, fatores mercadológicos, fraquezas da concorrência. O menor detalhe pode ser o motivo de uma nova conta fechada.
 

Apoie sua equipe de inbound sales com um software de gestão de leads

Agora que você já viu nossas dicas, é só colocar sua equipe para testá-las e acompanhar os resultados! Aproveite e potencialize seus resultados com um software de gestão de leads, ajudando seu time a controlar de perto os históricos de cada contato, não esquecer nenhum follow up com alertas automáticos e facilitando o processo de atendimento comercial.
 
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