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Como criar um planejamento de marketing digital 2018 de sucesso
há 1 ano por Followize   -  Categorias: Planejamento

Como criar um planejamento de marketing digital 2018 de sucesso

Sem um planejamento bem definido as coisas não acontecem. Mesmo que seja só sobre marketing digital, tudo está envolvido: financeiro, comercial, RH. Todas as ações impactam a empresa inteira.

Por que investir em marketing digital?

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet, o ano de 2016 apresentou que 54% dos domicílios do País (36,7 milhões de lares) tinham alguma conexão à Internet. Outro estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses. 
 
As empresas que querem conquistar mais clientes e fãs, a presença online é praticamente obrigatória.Tudo precisa começar com um bom planejamento e com estratégias que realmente façam a diferença nos negócios.
 
Veja abaixo alguns pilares para que a empresa consiga desenvolver um bom planejamento:

1- Traçar um objetivo

Qual é a meta da empresa? Vender mais? Ter clientes fiéis? Construir branding e obter prestígio na mídia? Para cada objetivo, existe um processo e várias etapas a serem cumpridas. Inicialmente dê foco em apenas uma meta, para depois ir estruturando a empresa e fazendo o mesmo com cada variável.

2- Entender onde a empresa está 

Saber exatamente em qual cenário a empresa está inserida é primordial. Analise o mercado, a  economia, as tendências de consumo, o comportamento e universo da marca.

3- Saber quem é a concorrência

Fazer um benchmarking de produtos, serviços e presença digital de seus concorrentes é o terceiro passo neste planejamento. Aqui é a hora de estudar muito bem quem é o seu oponente nos negócios, principalmente o que ele tem de pontos fortes e fracos.

4- Compreender o público

Este é um dos pilares mais importantes. É preciso compreender quem são os consumidores, como eles interagem com a marca e quais os são os canais utilizados por eles. Quanto eles consomem? Uma vez por semana? Por mês? Que tipo de pessoa é? O que gosta de fazer? Quais são as características principais do produto ou serviço que a fazem comprar? Faça uma lista de perguntas e responda com base em pesquisas, não em achismos.

5- Definir a estratégia

Na etapa da estratégia é a hora de definir qual o rumo que o planejamento irá tomar: que tipo de conteúdo será realizado? Quais plataformas serão usadas para interagir com os clientes? Facebook? Blog? Terá anúncios no site? É neste momento de escolher como tudo ganhará forma e de pesquisar o que será mais assertivo em todo o marketing.

6- Colocar o plano de ação em prática

Esta é a hora de “arregaçar as mangas” e detalhar as táticas para executar as estratégias. É importante que em cada ação deve constar o que será feito, por quê, onde, quando, por quem, como, quanto custará e o mais importante: os Indicadores de Performance (KPI), para realmente saber se as ações estão dando resultados.

7- Estipular o cronograma

Para ficar mais fácil, definir qual será o cronograma das ações torna o acompanhamento mais assertivo. Antigamente as empresas faziam o cronograma anual, com todos os departamentos. No caso do marketing digital, as coisas mudam muito rápido, por isso é importante mensurar os resultados constantemente para não deixar os investimentos se perderem.

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