Blog

#08: Fazendo o follow-up dar certo
há 1 ano por Followize   -  Categorias: Gestão de Leads, Como Gerenciar Leads Com Sucesso

#08: Fazendo o follow-up dar certo

Quando está tudo certo, a equipe está contratada, o treinamento foi realizado, as reuniões com o departamento Comercial e Marketing foram feitas e as campanhas começaram a rodar, é hora de finalmente atender os leads.

Assim como todas as questões acima são importantes, talvez esta ganhe um nível maior de prioridade: o atendimento de leads, ou follow-up, precisa ser feito com agilidade e eficácia.

Nesse novo texto da série “Como gerenciar leads com sucesso” falaremos sobre várias dicas sobre fazer follow-up. Porém, se você quiser conferir os posts anteriores, é só clicar nos links abaixo:

Afinal, como funciona?

No momento em que o lead chega ao sistema da Followize, o usuário é notificado e sabe exatamente quando, de onde e quem é a pessoa interessada em seu serviço/produto. Quanto mais rápido esse retorno de atendimento ocorrer, mais chances de tirar as dúvidas e conquistar o cliente em potencial. Isso somado ao fator de entender a necessidade e respeitar o momento faz toda a diferença também.

Passo a passo para ter um follow-up assertivo:
  1. Ser ágil e sempre fazer follow-up: parece algo óbvio, porém colocar em prática isso faz toda a diferença. Se 100 leads chegarem à sua base, você precisa fazer follow-up de todos para saber exatamente quantos responderam ao seu retorno, quantos realmente estão interessados e quantos realmente pretendem fechar a venda. Esses parâmetros darão uma base melhor para entender quem são os melhores leads e de onde eles veem.

  2. Anotar o real feedback do lead: isso é muito importante, pois assim ele pode ser adicionado em uma lista para que possa ser retrabalhada pelo marketing posteriormente. Exemplo: se um lead desiste da negociação porque o valor de um determinado produto era muito alto e alguns meses depois esse mesmo produto está na promoção, se esses dados estão devidamente registrados, o próximo passo será reativá-lo por meio de newsletter ou alguma comunicação de marketing avisando-o sobre o desconto.

  3. Ou seja, finalize o lead que está pendente: muitas vezes os leads que entram em contato não vão comprar. Podem simplesmente não atender o telefone na hora do follow ou responder que “voltam em outra hora”. Por isso, finalizar o lead que está pendente é extremamente necessário. Dessa maneira vai ficar mais fácil saber se os leads são ou não são qualificados para se tornarem clientes.

  4. Mantenha a equipe informada: toda e qualquer promoção ou benefício que o consumidor possa ter sempre servirá de argumento de venda. Assim como no exemplo anterior, em que uma ação de marketing pode conquistar de vez o lead, isso também pode ajudar na hora de fazer o follow-up e convencer o cliente a realizar a compra.


“Quanto mais você entende seu lead, mais fácil será conduzi-lo para a conversão.”


Com o software de gestão de leads da Followize você distribui os leads entre sua equipe de vendas para não gerar acúmulo ou fila de espera para o follow-up. Também torna possível criar alertas para acionar seus vendedores quando for o momento de realizar um follow-up.
Essa gestão de atendimento em todas as etapas do processo comercial pode ser um grande diferencial para o seu negócio: vai conseguir as conversões que você precisa para fechar cada período com os resultados acima das metas.

E lembre-se:

“Tempo de atendimento é fator determinante para a conversão de lead!”

E se você quiser saber mais sobre como funciona a nossa ferramenta, solicite uma demonstração no botão abaixo!

Solicitar Demonstração

Comentários

Ficou interessado?

Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.

Solicitar Demonstração