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Do marketing para vendas: como fazer a passagem do lead
em 19 horas por Followize   -  Categorias: Gestão de Leads

Do marketing para vendas: como fazer a passagem do lead

Conheça as principais dicas para fazer a passagem de lead do marketing para vendas e aumentar os resultados do negócio.

Nem sempre é fácil fazer a passagem de um lead do marketing para vendas. E isso acontece, muitas vezes, pela falta de comunicação entre cada setor, em um processo que afeta diretamente os resultados positivos do negócio.

Além dessa falta de comunicação, outros fatores acabam criando uma distância desnecessária entre marketing e vendas — que falaremos ao longo do conteúdo. Da mesma forma, essas atitudes atrapalham a conquista de resultados melhores.

Então, quer saber como fazer essa integração entre equipes para começar a passar os leads do marketing para vendas de forma eficiente? Leia até o conteúdo especial que preparamos sobre o assunto, logo abaixo

 

Pensamento de integração entre equipes

O primeiro passo para criar essa união, e proporcionar uma passagem de lead do marketing para vendas com eficiência, é a mudança de pensamento sobre a função de cada equipe. Nesse sentido, elas precisam trabalhar totalmente unidas pelo mesmo objetivo.

Tradicionalmente, é comum que os departamentos tenham uma certa disputa por resultados. Não sabemos a origem disso, mas o importante é que essa disputa tenha um fim e ambos os setores trabalhem de forma integrada.

E essa integração precisa acontecer em todos os aspectos. Marketing precisa conversar com vendas para entender os resultados. Vendas precisa ajudar marketing a gerar leads mais qualificados. Com isso, os dois setores serão beneficiados por essa união.

Portanto, o pensamento deve ser único e cultural. A união deve partir dos gestores e precisa ser reforçada todos os dias.

 

Metas conjuntas

Quando falamos em união, podemos adotar um sistema de metas conjuntas entre os setores. Essa busca pelo mesmo resultado — que já acontece na prática, mas nem sempre é tão clara — vai ajudar na integração das equipes de várias formas.

Uma delas, por exemplo, é a preocupação de marketing em acompanhar os resultados de venda e, conforme for necessário, fazer ajustes nas campanhas para melhorar o desempenho. Quando a meta passa a ser única, faz sentido que todos se envolvam para alcançá-la.

Do outro lado, uma única meta permite que o time de vendas também se esforce para ajudar marketing. Informações coletadas nas reuniões e características do prospect podem ajudar na passagem de leads qualificados do marketing para vendas com mais eficiência.

Portanto, pense nessa proposta para atingir resultados melhores para a companhia.

Leia também: Como não deixar sua estratégia de vendas se tornar apenas promessa de ano novo

 

Troca de conhecimento

Como falamos brevemente, a troca de conhecimento é essencial em uma boa integração entre departamentos. O time de marketing pode ajudar bastante a melhorar o desempenho de vendas, enquanto os vendedores também podem contribuir com informações relevantes aos marqueteiros.

Enfim, é importante incentivar qualquer troca de conhecimento entre equipes que vá impactar nos resultados — e naquela meta unificada — da organização. Se todos trabalharem juntos, trocarem informações e melhorarem os processos de forma geral, certamente terão muito a ganhar.

Portanto, crie um processo para que todos anotem as descobertas que podem ajudar outro departamento. Faça essa troca acontecer sempre, para que ela se torne um hábito na vida dos envolvidos. Com o tempo, isso vai se tornar natural e tudo vai fluir bem.

 

Ajuste da persona

Um dos objetivos da troca de informação é o ajuste e refinamento das personas. Sendo essenciais para o bom desempenho de marketing e vendas, é o perfil bem definido desse público que vai transformar, literalmente, os resultados empresariais.

E aqui temos dois métodos: o ajuste a partir do marketing, que vai monitorar e entender quais são os perfis de leads que avançam para negociações com o time de vendas, além da percepção dos vendedores, que estão conversando com o lead e coletando informações valiosas.

De qualquer forma, essa troca é importante para refinar o perfil da persona e possibilitar que os leads vindos do marketing para vendas sejam realmente qualificados para uma venda. Esse refinamento constante vai permitir investimentos mais certeiros para o processo de geração de leads e conversão em novos negócios.

 

Integração de ferramentas

Mais um ponto importante da passagem de leads do marketing para vendas está na área de tecnologia que, também, precisa trabalhar em sinergia com os departamentos. E a boa notícia é que atualmente os sistemas permitem essa integração sem dificuldade.

É o caso do Followize, cuja expertise está focada no processo de gestão de leads. Além de atender uma boa parte da equipe de marketing e vendas, o sistema também se integra com softwares consolidados do mercado, como é o caso do RDStation ou do Lahar.

Assim, a passagem de leads do marketing para vendas acontece automaticamente e o poder das duas ferramentas possibilita mais fechamentos de negócios e a conquista de novos clientes.

 

Customer Success

O último ponto relevante sobre a passagem do lead de marketing para vendas envolve o sucesso do cliente. Essa área entra como um item importante para auxiliar as duas equipes a trabalharem com sinergia e mais assertividade na busca por resultados melhores.

Se o time de marketing tem o conhecimento de aquisição dos clientes, enquanto vendas conhece as características durante as negociações, é o time de sucesso do cliente que garante o alinhamento entre os dois departamentos citados anteriormente.

Ou seja, a validação de marketing é reforçada por vendas, que é garantida pela equipe de customer success. Assim, é possível compreender a persona de forma extremamente profunda para replicar a busca pelo melhor perfil de cliente da empresa.

E uma vez que esse perfil seja descoberto e conquistado, os resultados vão explodir.

 

Do marketing para vendas: você está pronto para dar esse passo?

Agora que você descobriu os principais tópicos para adotar na sua empresa, com o objetivo de fazer a passagem do lead do marketing para vendas de forma mais natural e eficiente, chegou a hora de colocar esse conhecimento em prática.

Para isso, o Followize será um dos pontos que irá ajudar nessa dura, mas possível, tarefa. Além dos recursos impressionantes e extremamente úteis para a sua rotina de trabalho, o software ainda se integra com as melhores soluções de mercado para aumentar o poder do seu trabalho.

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