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6 tendências de marketing digital para 2021 que sua empresa precisa aplicar
há 4 meses por Followize   -  Categorias: Planejamento

6 tendências de marketing digital para 2021 que sua empresa precisa aplicar

Conheça as principais ferramentas, técnicas e recursos que estão em alta e prometem transformar 2021 nas empresas brasileiras que desejam atingir alto desempenho no mercado.

Com a chegada do próximo ciclo, é importante olhar para o futuro e conhecer as principais tendências de marketing digital para 2021. Com tantas ferramentas e técnicas surgindo, é preciso eliminar o ruído para aproveitar o que realmente pode fazer a diferença nos resultados empresariais.

Como de costume, alguns assuntos voltam à tona e se renovam, ressurgindo como estratégias importantes para 2021. Mas também temos novidades importantes que a sua empresa precisa ficar de olho e, se possível, inserir na estratégia de marketing já nos primeiros meses do ano.

Sendo assim, separamos 6 tendências de marketing digital para 2021 nas empresas. Conheça nossas recomendações e prepare os próximos passos para atingir resultados surpreendentes. Boa leitura!

 

1. SEO

As otimizações para mecanismos de busca não estavam prestes a morrer? Certamente, não. Como novas técnicas e boas práticas de otimização SEO surgindo após as atualizações dos algoritmos do Google, o mercado de tráfego orgânico sempre se renova para atender os requisitos do maior buscador do planeta.

Assim, empresas com sites e blogs precisam se atualizar para os novos requisitos, sob pena de perder posições importantes no buscador. Para 2021, por exemplo, a atualização de experiência do usuário durante a navegação, chamada de Web Core Vitals, impactará páginas com base em elementos de UX.

Portanto, o SEO continua vivo e essencial para atrair mais visitantes para seu site. Seja para não sofrer com punições ou buscar o crescimento de tráfego orgânico, esse conjunto de técnicas e boas práticas precisa ser seguido em 2021.

 

2. Experiências em tempo real

Por conta da pandemia que atingiu o planeta em 2020, as lives se tornaram um grande recurso para artistas, influenciadores e, claro, empresas. Marcas aproveitaram o período de isolamento para aparecer e cultivar sua conexão com o público, e esse recurso também se manterá como uma das tendências de marketing digital para 2021.

Então, se for possível e viável, aproveite as transmissões ao vivo para se aproximar dos clientes e leads, trazendo discussões ricas para o mercado e quebrando conceitos complexos. Não é exatamente o momento de tentar fazer uma venda, mas sim se conectar genuinamente com as pessoas — e elas estão precisando disso.

Desse modo, seja em transmissões no Youtube, Instagram ou Facebook — ou na plataforma de sua preferência — as lives são recursos interessantes para 2021.

 

3. Humanização das marcas

Marcas humanizadas também entram na categoria de tendências de marketing digital para 2021 nas empresas, algo que também vem crescendo nos últimos anos e proporcionando uma verdadeira revolução mercadológica.

Mesmo que a sua organização conte com milhares de colaboradores e valha milhões de dólares no mercado é essencial dar uma cara para suas campanhas de marketing e, assim, proporcionar uma grande identificação com o público.

A Tesla tem a cara do Elon Musk, enquanto a Amazon é uma consequência direta da visão de mercado do Jeff Bezos. No Brasil, temos os CEOs e diretores aparecendo cada vez mais como representantes das marcas. Além disso, as campanhas de marketing estão cada vez mais próximas do público, em uma tentativa de tirar a imagem corporativa da organização.

Sendo assim, personalize sua comunicação e repense as estratégias de marketing digital da sua marca. Com tanta briga por atenção na internet, vai se destacar quem conseguir falar diretamente com os seguidores — e essa é a missão das marcas em 2021.

 

4. Foco em dados e desempenho dos conteúdos

Por muitos anos, as empresas criaram blogs apenas para seguir uma tendência do mercado, mas nunca houve uma real preocupação em transformar os conteúdos em formas de ganhar dinheiro. Porém, para 2021, esse comportamento começa a mudar — mesmo que lentamente.

Gerar conteúdo para a internet deixou de ser apenas uma ação de branding. É possível impactar positivamente o faturamento empresarial com esse tipo de estratégia, e empresas que já perceberam isso estão colhendo os frutos dessa, até então, aposta. Seja por meio de artigos para blog ou redes sociais, é preciso acompanhar o desempenho dos conteúdos publicados.

Portanto, se você resolveu investir em artigos otimizados para SEO, por exemplo, precisa definir métricas estratégicas que comprovem o investimento, de tempo e dinheiro, na ação. O mesmo vale para a criação de posts em redes sociais ou vídeos no Youtube e IGTV: se eles não geram resultados, estão apenas desperdiçando recursos.

Leia também: 7 dicas para usar a análise dos dados de vendas a favor do crescimento

 

5. Conteúdos interativos

Mais uma das tendências de marketing digital para 2021, que também foi potencializada pela pandemia, são os conteúdos interativos. Gráficos, calculadoras, infográficos e questionários, por exemplo, são meios excelentes de atração e engajamento, desde que a experiência criada agregue valor e transmita conhecimento para o usuário.

Os gráficos dinâmicos sobre a evolução da covid-19 nos estados, por exemplo, conseguiam dar a dimensão e gravidade da pandemia. A partir dessa interatividade, muitas pessoas entenderam o tamanho do problema para se proteger adequadamente.

Portanto, se for possível, é importante apostar nessa ferramenta para sua estratégia de marketing digital. Assim, trazendo um formato diferente de conteúdo, seus seguidores e clientes terão uma nova maneira para interagir com sua marca, reforçar laços e gerar novas vendas em 2021.

 

6. Gestão de leads

Um bom sistema de gestão de leads é aquele que consegue entender o estágio do prospect e fornecer informações importantes para a execução de uma estratégia de conversão. E todas as tendências de marketing digital para 2021 são potencializadas pelo uso dessa ferramenta.

SEO, lives, estratégias de humanização, análise de desempenho de conteúdo e conteúdos interativos podem ser avaliados pelos sistemas de gerenciamento de leads, que vão identificar como uma ação fez um prospect se movimentar pelo funil ou melhor: como esse prospect se transformou em cliente.

Com a compreensão desses resultados, é possível investir mais recursos no que funciona e reavaliar aquilo que não está desempenhando como o esperado. De qualquer forma, os softwares de gestão de leads são o ponto de conexão de um mercado dinâmico e em constante atualização.

Então, se você quer potencializar sua estratégia de marketing para o próximo ano, vai precisar contar com essa ferramenta da nossa lista de tendências de marketing digital para 2021.

Leia também: Do marketing para vendas: como fazer a passagem do lead

 

Tendências de marketing digital para 2021: não fique só na teoria

Agora que você já conhece as principais tendências de marketing digital para 2021, é hora de tirar esse conhecimento recém-adquirido do papel para trazer grandes resultados para sua empresa. Para isso, é essencial ter um planejamento do que e como fazer.

Outro ponto importante é entender o tempo para os resultados aparecerem. Enquanto a gestão de leads traz resultados mais rapidamente, uma estratégia de conteúdo precisa de tempo para amadurecer. Portanto, crie seu plano e invista nele até que os resultados apareçam, sempre coletando feedbacks para não ficar desinformado.

Assim, com inteligência no planejamento e consistência na execução, sua empresa poderá ter resultados ainda melhores em 2021, seja no fortalecimento da marca, aumento da representação de mercado e, claro, no volume e qualidade de clientes.

 

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