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Como aumentar a produtividade da equipe de vendas

como aumentar a produtividade da equipe de vendas

Entenda como aumentar a produtividade da equipe de vendas, fazendo da conversão uma consequência de um processo bem definido e com profissionais qualificados.

As vendas são fundamentais para o crescimento de uma marca, afinal sem elas todos os outros processos perdem força e principalmente rendimento. Uma equipe de vendas alinhada com os objetivos da empresa consegue encantar o cliente e alavancar o faturamento.

Mas para isso, não basta esperar que as vendas simplesmente aconteçam. É papel do gestor analisar todas as nuances do seu time e estabelecer os parâmetros que vão nortear o trabalho e por consequência aumentar a produtividade.

Para facilitar essa tomada de decisão, preparamos um guia com 5 processos a serem aplicados na equipe de vendas, que aumentam a eficiência de todos os profissionais e geram mais conversões. Boa leitura!

Produtividade em vendas

Antes de partir para a implementação dos processos é necessário entender o que é a produtividade. Ela está relacionada com o aumento do rendimento, por tanto, todas as práticas que compõe o trabalho do vendedor devem ajudá-la.

A produtividade se faz com a disponibilização de ferramentas, ligadas ao ambiente externo de trabalho e interno de vendedor, como treinamentos.

Para que o desempenho atinja o seu fim, que é o aumento das vendas, não basta designar mais trabalho ou simplesmente realizar cobranças vazias. O gestor é o responsável pelo aumento da produtividade, fortalecendo sua equipe e oferecendo os meios necessários.

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas a partir de 5 passos

Agora que você já sabe como acontece a escalada do desempenho, saiba como aumentar a produtividade da equipe de vendas, a partir do aproveitamento, da otimização e da implementação de recursos.

Tenha processos bem definidos

Se você deseja que o seu time funcione como uma engrenagem, onde todas as ações convergem para o fim, que é a venda, é necessário possuir processos bem definidos. Além da delegação de funções com base nas aptidões dos profissionais, você pode dividir em etapas o processo da transação do cliente por todo o funil.

Alguns processos importantes a serem implementados e organizados para que o setor de vendas funcione de maneira produtiva, são:

  • Captação de leads: como os leads são captados? Quem faz a seleção desses leads?
  • Divisão das funções dentro da sua equipe: quem desempenha cada função. Exemplo: pré-vendas e vendedor final;
  • Formas de abordar os leads;
  • Técnicas de comunicação que serão utilizadas;
  • Descrição das etapas de venda, para o vendedor saber quando partir para uma abordagem mais incisiva ou até mesmo dispensar o lead.

Invista em tecnologia

Um bom profissional de vendas, vai precisar também de bons equipamentos para realizar o seu trabalho. Além dos processos bem definidos, contar com tecnologias que auxiliam no desempenho também são fundamentais para aumentar a produtividade da equipe.

Equipamentos básicos como computadores são primordiais, assim como uma rede de internet que suporte as tarefas de todo o time. Em casos de vendas por telefone, os aparelhos também devem ser da melhor qualidade possível, tendo em vista o melhor entendimento do que está sendo transmitido em ambos os lados da linha.

A tecnologia também é aliada da organização, peça fundamental para entender como aumentar a produtividade da equipe de vendas. Softwares de gestão de leads facilitam o trabalho dos vendedores a partir da manutenção de todos os dados de forma ordenada.

Monitore o desempenho da equipe

Mesmo com o alinhamento dos processos e a escolha dos melhores profissionais, lembre-se de que a gestão da equipe de vendas envolve seres humanos. Por conta disso é papel do gestor monitorar o desempenho de cada colaborador.

Essa tarefa exige o estabelecimento de métricas que serão utilizadas para verificar uma queda ou aumento de produção. Saber ouvir e fazer o possível para que o desempenho individual de um profissional aumente é fundamental.

Em alguns casos, o vendedor pode estar passando por problemas pessoais ou até mesmo precisando de um reforço no treinamento sobre as táticas de vendas.

Qualifique seu time

Se um dos principais recursos da equipe de vendas é o próprio vendedor, é necessário qualificar esse recurso constantemente para que a melhor produtividade seja atingida.

Além de treinamentos focados em venda, a empresa deve incentivar também o estudo sobre a concorrência, o cliente e o próprio negócio. Possuir essas informações torna o processo da conversão mais fácil, pois o vendedor passa a contar com mais munição para quebrar objeções e convencer os clientes.

Mantenha o seu time motivado

Por fim, o processo para compreender como aumentar a produtividade da equipe de vendas passa também pela motivação. Sem ela todos os outros processos citados podem ir por água abaixo.

Algumas estratégias podem ser implementadas, como o bônus pelo atingimento de metas e a preservação de um ambiente de trabalho saudável, para onde o colaborador tenha vontade de se deslocar no início do dia.

Mantenha o seu time de vendas afiado

A produtividade é peça chave para a obtenção de resultados. Os principais focos para que o trabalho baseado nela surta resultado são, implementar uma cultura voltada para a satisfação do cliente e oferecer todos os meios possíveis para que os vendedores façam o melhor trabalho possível.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da equipe de vendas, confira outros artigos que vão te ajudar a manter a qualidade do seu time e aumentar o número de conversões:

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