Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

Confira como fazer a segmentação de clientes a partir de 5 etapas

Descubra como fazer a segmentação de clientes para melhorar as estratégias comerciais do seu negócio e, por consequência, os resultados empresariais.

No mundo atual, com o crescimento do marketing digital e do uso de dispositivos eletrônicos, vemos um aumento considerável de empresas que anunciam seus produtos a partir de campanhas online.

E isso, apesar de parecer uma vantagem, pode gerar uma repulsão dos anúncios que chegam até os potenciais clientes. Por isso, é importante aproveitar as interações de forma personalizada e alinhada com as necessidades do público-alvo.

Assim, a chance de chamar a atenção do usuário aumenta consideravelmente, pois essa segmentação passa uma imagem de que sua empresa tem a solução perfeita para um problema. E uma vez que essa dor seja verdadeira, as chances de negócio aumentam.

Sendo assim, preparamos um conteúdo para você aprender como fazer a segmentação de clientes com eficácia. Conheça 5 estratégias e boas práticas para tirar esse recurso do papel. Boa leitura!

O que é a segmentação de clientes?

A segmentação de clientes é a estratégia de dividir os consumidores, ou futuros consumidores, da sua empresa em grupos, sendo essa divisão feita a partir da similaridade entre eles.

Sabendo disso, as maneiras mais utilizadas para segmentar os clientes, são:

Geográfica

Nessa forma de segmentação, os consumidores são agrupados conforme o local onde moram, como estados, cidades e bairros.

Demográfica

A forma demográfica quantifica dados que podem ser ligados a um lugar ou uma empresa, como idade e sexo ou número de funcionários e número de unidades.

Psicográfica

Outra forma de segmentar clientes é através de elementos que se ligam à crença dos consumidores. Através de pesquisas, você poderá descobrir o estilo de vida, os valores e opiniões sobre pautas recorrentes na sociedade.

Comportamental

Por último, temos a segmentação comportamental, que agrupa os clientes por gostos pessoais e hábitos, como práticas esportivas, hábitos de alimentação e outras questões relacionadas com estilo de vida.

Para que serve a segmentação de clientes e qual sua importância?

Antes de entender como fazer a segmentação de clientes, é essencial ter noção das possibilidades que dividir os seus leads qualificados ou potenciais vão te trazer, confira alguns deles:

Campanhas segmentadas

Conhecendo o seu público e suas preferências, você terá base para fazer campanhas que conversem com eles e gerem maior conversão.

Focos nos segmentos que representam maior lucro

Após saber a resposta para como fazer a segmentação de clientes, e colocar as estratégias em prática, alguns dados vão te ajudar a perceber qual o público que mais compra seus produtos, possibilitando um maior foco para eles.

Maior retenção de clientes

Conversando com os dois benefícios anteriores da segmentação está a retenção. A partir do conhecimento sobre diversos aspectos da vida do consumidor, fica mais fácil oferecer vantagens irresistíveis, trazendo para eles a sensação de que sua empresa não os abandonou depois da compra e os tornando fiéis à sua marca.

Como fazer a segmentação de clientes a partir de 5 práticas

Agora que você aprendeu o que é a segmentação de clientes e quais são as suas vantagens, conheça 5 sugestões práticas de como fazer a segmentação de clientes na prática:

1 – Busque por pontos em comum entre os leads

Para iniciar, agrupe os seus clientes a partir de suas similaridades. Para esse quesito é importante contar com uma ferramenta de gestão de leads, possibilitando a identificação dos pontos em comum de maneira mais prática.

Nesse momento, foque em encontrar as familiaridades entre os clientes e forme quantos grupos for possível — e necessário.

2 – Defina os grupos e os dados que serão utilizados nas estratégias

Com os dados cruzados e agrupados, defina quais farão parte das estratégias e quais podem ser descartados, formando por fim os grupos utilizados nos contatos.

Por exemplo, você pode definir que um dos grupos da segmentação são pessoas de 30 a 35 anos, que compõem 70% das vendas. Dentro desse grupo você pode ter a informação de que 60% dos que fazem parte dele são homens, mas dependendo do produto vendido, esse dado pode ser descartado.

Assim você pode realizar estratégias de marketing específicas para o público que foi segmentado anteriormente. Isso impactaria no estilo de comunicação e até na oferta realizada.

3 – Trace os objetivos

Após definir os grupos, chega o momento de traçar as metas e os objetivos, que podem ser específicos para cada segmento. Neste ponto, você pode trabalhar estratégias para manter a taxa de conversão de um grupo que já é o seu principal, aumentando a conexão e fortalecendo a marca.

Porém, ter bons dados em mãos também abre a possibilidade para que você tenha como objetivo aumentar o número de conversões perante um público que ainda não representa um grande montante em vendas — mas que a sua solução os atende plenamente.

4 –  Teste a abordagem e alinhe as estratégias

Com todos os processos definidos, é importante realizar algumas abordagens, como mandar e-mails e checar a taxa de abertura ou o número e a qualidade de feedbacks positivos recebidos depois de um contato personalizado.

Também identifique e atualize componentes do projetos que não funcionaram tão bem na prática com o consumidor. Ou seja, dedique algum esforço para validar o que ajuda na persuasão do segmento criado.

5 – Colha dados e repita o processo

Por fim, não se acomode. Aprender como fazer a segmentação de clientes é parte de um processo cíclico. Os clientes mudam, a sociedade muda, lembre-se de colher dados de qualidade sobre seus consumidores e identificar novos segmentos conforme o passar do tempo.

Quanto mais o seu produto conversa com a dor do cliente, mais ele vai converter. Por isso, sempre dê valor a uma segmentação que representa a realidade do momento.

Invista na gestão de leads

Como você percebeu, realizar ações a partir do entendimento de como fazer a segmentação de clientes está ligada a uma boa gestão de leads. Para facilitar os contatos com os consumidores no caminho que leva até uma compra efetiva, conheça a solução da Followize, ideal para você gerir seus leads com sucesso, e faça um orçamento conosco!

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