Dicas e tendências na gestão de leads e vendas

crm de vendas

Como um CRM de vendas pode organizar as tarefas comerciais da sua equipe

Da centralização de processos à visão integrada de clientes, um CRM de vendas traz inúmeros benefícios para seu negócio Saiba quais, nesse artigo!

Sabemos que para atingir as tão sonhadas metas e resultados de mercado é preciso se preparar, planejar minuciosamente as estratégias que irão facilitar a rotina comercial da equipe de vendas do nosso negócio.

Da mesma forma que planejamos uma viagem de férias, onde olhamos orçamento, hospedagem e passeios, em vendas tudo também deve ser bem pensado para atingir os resultados e aumentar o faturamento.

Organizar as tarefas do time de vendas para atingir esses resultados é um trabalho complexo por natureza, requer habilidades e conhecimento por parte dos gestores à frente da operação.

Independente do foco, seja captação ou retenção de clientes, o fato é: um CRM de vendas facilita a rotina comercial dos envolvidos no processo comercial.

Isso permite a organização de processos e também uma…

Visão integrada do cliente

Proporcionando diversas vantagens competitivas para seu negócio, uma delas é  colocar “tudo na mesma tela”.

Além disso, um CRM para gestão de leads e vendas conta com diversas funcionalidades padrão, que otimizam a rotina do vendedor e permitem acesso rápido às informações dos clientes e a todo seu histórico dentro da empresa.

Do mesmo modo, tais vantagens evitam que atendentes e vendedores tenham sua rotina interrompida, percam tempo com processos manuais e deixem de focar no que realmente importa.

Empoderar o time de vendas e tornar suas negociações mais ágeis, melhoram significativamente indicadores de desempenho, como o tempo médio de atendimento dos leads e suas taxas de conversões.

Controle de processos

Outro grande benefício na utilização de um crm de vendas é sua visualização e controle da jornada do lead de forma prática, onde é possível identificar onde estão os gargalos no seu processo de atendimento.

Tendo em vista o funcionamento de toda a engrenagem é possível evitar desorganizações e a baixa produtividade em vendas.

Contudo, um controle de processos bem feito, implantado com um crm de vendas proporciona organização em diferentes níveis, como:

  • Equipes de vendas
  • Unidades de negócio
  • Níveis de acesso
  • Regras de negócio 

Com esses controles definidos junto aos gestores você deixa sua equipe independente, pronta para vender mais.

Otimizando a tratativa comercial

Agora é a vez de abordarmos as tratativas comerciais, de como essas tarefas executadas pelo departamento de vendas devem ser mais objetivas e práticas possíveis. 

Até aqui constatamos, a dificuldade de obter bons resultados em vendas e na melhoria de performance no tempo médio de atendimento (TMA) de nossas oportunidades de venda.

Na contramão de cenários como esse temos os benefícios encontrados na gestão através de um CRM de vendas, uma ferramenta de apoio comercial indispensável na rotina diária de vendedores e atendentes.

Buscar um aliado comercial para superar esse desafio passa pela responsabilidade dos gestores envolvidos na operação. Seja aqueles que buscam aperfeiçoar seu processo ou até mesmo criar um do absoluto zero. 

Afinal, otimizar as tarefas desses times pode trazer o faturamento que seu negócio tanto precisa.

E como consequência, promover menor esforço comercial da equipe, em tarefas repetitivas como: agendamento de ligação, retorno de e-mail, controle de follow up e registro de histórico das conversas.

Centralizar relatórios em tempo real

Estar por dentro de indicadores importantes da jornada de compra do cliente é fundamental na rotina dos gestores, afinal são eles os balizadores do sucesso de toda operação.  

Ter uma visão centralizada de tudo que vem dando certo ou errado é um grande diferencial, tanto para incrementar vendas ou diminuir custos.

Nesse sentido, contar com acesso rápido a diferentes taxas, como: Taxa de conversão de novos leads, taxas de agendamento e vendas melhoram significativamente a análise e interpretação de dados do seu processo de vendas.

Concentrar esses indicadores em um único lugar é premissa de um CRM de vendas, capaz de tornar suas ações de marketing e vendas mais certeiras.

Considere as vantagens que o CRM de vendas pode trazer para sua empresa

Considere as vantagens que o CRM de vendas pode trazer para empresa

Você viu que organizar as tarefas comerciais da equipe de vendas dá muito trabalho.

Principalmente quando seu negócio não dispõe de uma ferramenta para fazer o trabalho de gestão e concentrar tudo em um único lugar.

Colocar todas as rotinas e tarefas no automático vão fazer com que seu negócio pare de perder tempo e principalmente dinheiro. Mas para conquistar essa realidade é preciso abandonar os processos manuais e implantar um CRM de vendas em sua empresa.

Dessa forma você empodera sua equipe de atendimento e vendas em tarefas e rotinas diárias, e conquista as planejadas metas comerciais de maneira organizada.

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