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Como calcular o ROI

Como calcular o ROI de um projeto: passo a passo completo + dicas práticas

Saiba como o ROI pode te ajudar a controlar o desempenho de suas ações com foco em vendas e amplie suas oportunidades com investimentos mais assertivos.

 Você já parou para medir os resultados de suas ações de marketing com foco em vendas? Saber como calcular o ROI de um projeto é uma maneira importante de acompanhar o desempenho do seu negócio e medir se o planejamento traçado está sendo positivo ou se é necessário programar uma mudança de rota para melhorar as oportunidades de vendas. E é para isso que existe o ROI!

Utilizado com frequência no mundo dos negócios para identificar o retorno financeiro de uma ação ou projeto, o ROI é o indicador capaz de classificar o índice de sucesso de uma operação e gera ainda informações importantes para a tomada de decisões.

Então para te ajudar a entender melhor como esse indicador funciona, e pode contribuir com a sua equipe, preparamos um pequeno guia de como calcular o ROI de um projeto. Boa leitura!

 

O que é ROI?

ROI é a sigla para Return on Investment, termo que vem do inglês e significa “retorno sobre o investimento”. Basicamente o conceito de ROI compreende o cálculo que possibilita avaliar o desempenho dos investimentos feitos por uma empresa em uma relação simples de ganho ou perda de dinheiro. Ou seja, quanto você ganhou diante de quanto você gastou.

 Alguns investidores costumam avaliar o potencial do ROI levando em consideração ainda seu comparativo com outros investimentos que poderiam ser feitos, determinando estratégias de negócios para a empresa e tendências de mercado. 

Assim, o ROI pode ser considerado uma métrica essencial para qualquer organização que tenha em mente seus resultados. E quando o assunto é vendas, esse ingrediente se torna essencial para defender a realização de iniciativas e estratégias de marketing como forma de potencializar os negócios. 

Este é, na maior parte das vezes, o maior desafio dos gestores de marketing e vendas.

 

Como calcular o ROI de um projeto

Existe uma fórmula simples que é base de cálculo comum para o ROI. Basta pegar o valor do lucro recebido (ou da venda) e subtrair do investimento inicial (ou custo das ações de marketing) e dividir novamente pelo valor do investimento inicial (o tal custo de ações de marketing outra vez).

 

  • ROI = (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

 

O resultado dessa matemática representa o ROI do investimento e significa quantas vezes você teve retorno sobre o investimento inicial. Por exemplo: se seu resultado for 8, significa que o retorno sobre o investimento foi 8 vezes o seu custo, ou seja, 800%.

Essa é a conta simples e direta para você que deseja saber como calcular o ROI de um projeto. Mas existem outros pontos que falaremos abaixo.

 

Conheça, e entenda, também o ROMI

Nos últimos anos, o potencial do ROI se tornou tão importante para as empresas que hoje faz parte de um conceito mais abrangente para medir investimentos e desempenho, sobretudo no que diz respeito a finanças.

 Quando o assunto é marketing, existe uma sigla específica que foi criada para classificar o retorno das ações: é o ROMI – Return On Marketing Investment. Neste caso, o cálculo compara os ganhos da empresa sobre o investimento feito apenas em marketing, estabelecendo métricas mais precisas de como o departamento está agindo na escala de desempenho do negócio. 

Este pode ser um importante argumento para conquistar melhores orçamentos de marketing e otimizar os investimentos em ações que trazem um retorno garantido para a organização como um todo, além de valorizar o trabalho estratégico das equipes de marketing e vendas para o crescimento da empresa no mercado.

 

Atenção aos fatores que podem influenciar o ROI

Não adianta saber apenas como calcular o ROI de um projeto, é preciso entender seu contexto e os fatores que podem influenciar nesse cálculo.

Um ponto muito importante ao qual seu time deve ter atenção quando analisar os resultados do ROI são os fatores que podem afetá-lo. Sazonalidade e ações pontuais de grande repercussão, como datas comemorativas, por exemplo, podem significar retornos diferentes pela própria natureza da ocasião, e não como resultado do investimento.

 Assim, não basta apenas fazer o cálculo do ROI para checar o desempenho dos investimentos, mas também estar atento ao contexto e planejamento aplicado para entender o comportamento das métricas e ter conclusões mais realistas para a tomada de decisões.

As principais vantagens do ROI

A partir da premissa de que o ROI ajuda seu time a avaliar o desempenho de um investimento, é possível entender o que funciona ou não em sua estratégia de negócio. Se relacionarmos essa vantagem ao núcleo de vendas, você saberá, por exemplo, quais são os melhores investimentos de marketing que geram leads qualificados e quando não investir em algo que gera contatos frios, tornando seu alvo de atuação muito mais assertivo e eficiente.

 Dessa forma, sua equipe de marketing e vendas consegue potencializar os negócios e agregar uma nova dinâmica ao longo do funil de vendas, bem como aos resultados e metas, que devem ser realistas, mas também contar com uma boa dose de ousadia para desafiar seu time. 

Quanto mais você entende como calcular o ROI de um projeto — ou seu ROMI, no caso de marketing e vendas — mais você consegue otimizar os investimentos e até mesmo conquistar verbas mais condizentes com o tamanho de seus desafios. 

E você ainda motiva sua equipe a também permanecer atenta e construir estratégias inovadoras para potencializar os ganhos e diminuir os custos, tornando o ROI (e a reputação do seu time) ainda mais atrativo e valorizado pela empresa.

 

Indicadores que complementam o ROI

Além do ROI existem outros indicadores que podem trazer informações importantes aos seus negócios. Dessa forma você também poderá entender melhor o seu público e a longevidade dos seus resultados.

Um deles é o LTV (Lifetime Value – Ciclo de vida do cliente), métrica que indica quanto tempo o cliente permanece em sua empresa. Este é um dado essencial para que você saiba como conquistar um cliente futuro quando ele ainda está no funil de vendas, e pode ser também um importante argumento de venda e fidelização.

Outro indicador interessante é o CAC (Custo de aquisição de clientes), através do qual você saberá quanto sua empresa paga para conquistar um cliente. Imagine ter esse dado em mãos antes de iniciar seu planejamento de marketing e vendas anual? São muitas as possibilidades de explorar esses índices a seu favor e tornar sua empresa cada dia mais rentável através de números reais de atuação no mercado.

Mas como fazer esse acompanhamento? É o que veremos no item a seguir!

 

Ferramentas para calcular e acompanhar o ROI

Para ter bons números em mãos e ser capaz de elaborar análises estratégicas, você precisa saber como calcular o ROI de um projeto, mas também precisa entender como acompanhá-lo. Isso vai ajudar sua empresa a otimizar os investimentos e obter a maior lucratividade possível.

 Pensando nisso, a Followize preparou uma planilha que vai ajudar a controlar suas campanhas de marketing, possibilitando descobrir qual o retorno sobre os investimentos realizados. Isso vai permitir que você tenha uma visão ampla sobre seus resultados e descubra o que deu certo ou não.

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