Marketing Digital: Métricas, breve introdução.



Utilizadas para medir os resultados das ações e investimentos de comunicação e marketing, as métricas estão relacionadas a fatores ou unidades que podem ser mensuradas e analisadas.

Ferramentas de web analytics fazem a análise qualitativa e quantitativa de sites, possibilitando a melhoria contínua na experiência dos usuários e a otimização de resultados.

Vamos a uma breve introdução sobre algumas das métricas mais comuns:

Visitantes

Número de pessoas/computadores que acessaram seu site. Saber a quantidade de visitantes únicos é ideal para ter noção de quantas pessoas foram impactadas por período.

Normalmente é reconhecido por um cookie ou combinações de parâmetros como IP e navegador.

Cookie: Arquivos gravados no computador de modo que eles mantenham algumas preferências gravadas.

Visualização de página

Ao acessar um site, o visitante poderá navegar por diferentes páginas (contato, empresa, etc), cada página acessada contabiliza um pageview.

Localização

Identifica a localização dos visitantes (país, estado e cidade).

Conteúdo

Indica métricas individuais das páginas do site, como por exemplo: Visualização, tempo médio na página, taxa de rejeição, etc.

Origem do tráfego

Indica as fonte de tráfego que geram visitas ao site.

Direta

O visitante clicou no link de um arquivo fora do navegador ou então digitou por conta própria o endereço do site na barra de navegação.

Orgânica

O visitante chegou ao site através de um link na parte orgânica (gratuita) dos resultados de uma ferramenta de busca.

Links de Referência

O visitante entrou no site a partir de um link em algum outo site.

Social

Volume de pessoas que visitaram o site através das plataformas de rede social.

Pagas

O visitante chegou ao site através de links patrocinados em uma ferramenta de busca, como Google Adwords por exemplo.

Tagueamento (URL de Rastreamento)

Mecanismo usado para rastrear páginas com códigos JavaScript que fazem com que o navegador do visitante envie informações sobre a visita do usuário para um servidor, que processará as informações através de alguma ferramenta de Web Analytics. Muito utilizado para analisar desempenho de veículos, conteúdo, etc.

Agora que já sabe um pouco mais sobre métricas, recomendamos a leitura do post: Definindo indicadores de performance.