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Vendas eficientes: como fazer mais com menos em tempos de recessão
há 2 meses por Followize   -  Categorias: Vendas Online

Vendas eficientes: como fazer mais com menos em tempos de recessão

Preparamos algumas estratégias para te ajudar a extrair mais da equipe de vendas e manter os resultados previsíveis e sob controle.

Mesmo com a flexibilização de algumas atividades e a retomada lenta da economia, poucas empresas podem ficar tranquilas durante essa pandemia que ainda assola o país. Para isso, precisam aprender a fazer vendas eficientes em todos os aspectos.

E essa otimização é necessária para evitar a contratação de novos colaboradores, já que o objetivo não é aumentar custos e sim aproveitar melhor a situação atual da empresa. Portanto, é preciso repensar o funcionamento da organização em vários aspectos.

Então, se você está em busca de fazer vendas eficientes e, por consequência, ajudar a empresa a passar por esse período de recessão, não deixe de conferir nossas dicas para extrair o máximo da equipe. Continue lendo até o final!

 

Dica 1: fazer uma gestão de leads eficiente

As vendas eficientes começam por uma gestão de leads otimizada, afinal, em tempos de crise, não é uma boa ideia perder negócios, certo? Portanto, sua empresa vai precisar evoluir nesse sentido, para que a maioria dos leads abordados se transformem em novos negócios.

Então, além de apostar em um sistema altamente especializado no assunto, alguns processos precisarão ser mudados para que cada abordagem seja certeira. Conhecer os arquétipos da jornada de compra, criar uma dinâmica de distribuição de leads eficiente e aprimorar constantemente o processo são ações importantes para executar.

Portanto, tenha em mente que cada lead no seu funil de vendas precisa de um acompanhamento próximo, pois é esse acompanhamento que vai permitir uma melhora significativa nos índices de conversão do time.

 

Dica 2: Otimizar o tempo da equipe

Otimizar o tempo da equipe é outra saída para realizar vendas eficientes. Nesse sentido, eliminar as tarefas repetitivas e focar naquilo que é importante — o processo de venda em si —, já vai possibilitar a conquista de resultados melhores.

Então, o primeiro passo é olhar para o setor e acabar com toda a burocracia da rotina do vendedor. O que ele faz atualmente que pode ser automatizado, ou repassado para outros profissionais?

Lembre-se que as chances de vendas eficientes acontecem conforme o tempo que cada vendedor tem para abordar os leads. Assim, quanto mais tempo para vender, mais os bons resultados serão possíveis.

 

Dica 3: apostar na tecnologia

É impossível conquistar vendas eficientes sem o uso da tecnologia, que surgiu justamente para facilitar o nosso dia a dia em vários aspectos. Portanto, fazer o uso de CRMs, ERPs, comunicação com o cliente, entre outras possibilidades tecnológicas, é sempre uma ótima pedida.

No setor automotivo, por exemplo, algumas concessionárias estão implantando showrooms digitais para impedir que as vendas de veículos parem. E isso só é possível por meio de tecnologia de ponta, construída para ajudar empresas do ramo.

Então, lembre-se que os vendedores precisam de ferramentas para fazer vendas eficientes, o que pode ser realizado com a adoção de tecnologias para esse objetivo.

 

Dica 4: otimizar o marketing

As vendas eficientes são potencializadas a partir de um marketing bem feito e otimizado para atrair leads qualificados para seu negócio. Se o funil de vendas for abastecido com prospects realmente alinhados com o seu produto ou serviço, você já tem boa parte do caminho da venda percorrido.

Então, aproveite o poder da internet para atrair leads e realizar vendas online. Essa modalidade de vendas — por meio do marketing digital — pode ser bem mais econômica e escalável para seu negócio, desde que realizada corretamente.

Leia também: Quais são os KPIs de vendas online que a sua empresa precisa controlar?

 

Dica 5: motivar a equipe

Ainda que as ferramentas sejam importantes para criar vendas eficientes, é no capital humano que você tem que apostar. Nesse ponto, achar estratégias para motivar seu time de vendas é tão importante quanto fazer um marketing otimizado.

E mesmo que as dificuldades possam motivar as pessoas a trabalharem mais — já que o mercado está ficando mais difícil e cada pessoa precisa lutar pela sua sobrevivência —, é essencial usar a motivação com combustível extra desse período difícil.

Em alguns casos, os vendedores não estarão inspirados para realizar o trabalho diário, então será necessário encontrar formas de fazê-los seguir em frente na busca por resultados. Desse modo, tenha em mente que a motivação é extremamente importante para conquistar vendas eficientes para a organização.

 

Dica 6: reforce a capacidade de atendimento da empresa

Uma função recente no mundo profissional moderno é a especialização em Sucesso do Cliente (ou Customer Success, em inglês). Muito além do atendimento, os profissionais dessa área são especializados em resolver problemas e encantar os clientes — sempre que possível.

No entanto, apesar de ser uma equipe focada no pós-venda, os profissionais de Customer Success podem contribuir diretamente para vendas eficientes, seja na conquista de indicações ou no upselling de uma conta já ativa da empresa.

Portanto, qualquer estratégia que possibilite mais vendas deve ser considerada em tempos tão difíceis. E o time de Customer Success pode ajudar bastante nesse sentido.

 

Vendas eficientes precisam acontecer o tempo todo

Apesar do momento atual exigir que as vendas eficientes aconteçam, você precisa ter a mentalidade de que os vendedores precisam trabalhar de forma otimizada em qualquer situação econômica, seja em um momento de recessão ou não.

Como muitas empresas ainda não fazem seu planejamento de longo prazo, ter uma equipe de alto desempenho permite que, mesmo nos períodos mais difíceis, os desafios sejam enfrentados com mais tranquilidade.

Mas, se você não se preparou para esse momento, tudo bem. Com as dicas que trouxemos aqui, será a sua chance de transformar os resultados da sua organização, tornando as vendas eficientes e altamente lucrativas para o negócio.

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