Blog

Aquecimento de leads: 7 técnicas para aplicar em seu negócio
há 5 meses por Followize   -  Categorias: Gestão de Leads

Aquecimento de leads: 7 técnicas para aplicar em seu negócio

Descubra 7 técnicas de aquecimento de leads para aplicar nas estratégias de marketing da sua empresa e, assim, impactar positivamente o faturamento do negócio.

O aquecimento de leads é um assunto necessário para empresas que oferecem soluções que exigem mais tempo de maturação do usuário. Nesse sentido, normalmente estamos falando de produtos e serviços de alto valor monetário — mas não limitados a isso.

Assim, as estratégias de nutrição de leads precisam considerar qual o conhecimento da pessoa sobre o assunto — além da sua necessidade pela solução, claro. A partir disso, cada objeção quebrada aproxima o usuário da venda, que normalmente é conquistada pela empresa que fez isso com mais qualidade — e também pode oferecer a solução adequada.

Portanto, se você quer conhecer as 7 melhores técnicas de aquecimento de leads, continue lendo esse artigo até o final. Aproveite também para colocar as dicas em prática para comprovar como um bom processo de aquecimento funciona. Boa leitura!

 

1. Defina a persona e trabalhe em cima das características dela

O primeiro passo do trabalho de aquecimento de leads começa pela definição da persona, além do entendimento das dores e desejos desse público. Ao ter isso bem definido e documentado, suas estratégias de aquecimento de leads irão funcionar da melhor forma possível — desde que os outros passos sejam bem executados, claro.

Portanto, não poupe esforços para mapear sua persona. Descubra tudo aquilo que importa, considerando a solução que você oferece, e trabalhe em cima das características para criar ofertas irresistíveis para esse grupo de usuários.

Leia mais: Atração de leads: como definir sua buyer persona

 

2. Pessoas gostam de pessoas: adote um tom pessoal na conversa

A era do marketing de massa acabou. Cada vez mais as marcas estão se movimentando para personalizar sua comunicação e adotar um tom pessoal na conversa com seus clientes. E existem notícias de 2017 sobre essa "tendência" cada vez mais presente.

Assim, saiba que a sua comunicação precisa acompanhar esse movimento pela humanização. Mostrar os bastidores da empresa nas redes sociais, permitir que os sócios interajam com os clientes e mostrar quem são os colaboradores da empresa, por exemplo, são alguns dos movimentos que vão ajudar diretamente no aquecimento de leads.

Apesar de ser uma tática indireta, a construção de qualquer empresa sólida e longeva — nos dias atuais — passa por essa etapa.

 

3. Aplique estratégias consistentes para cada etapa do funil

Em um processo de aquecimento de leads eficiente, é necessário que as etapas sejam bem definidas e a comunicação bem personalizada. Isso significa entender quais são as características de quem mal conhece a sua solução ou daqueles que já entendem muito bem o que você faz.

E isso é importante para que as interações façam os usuários avançarem para a próxima etapa. Se está no topo do funil, o lead pode avançar para a etapa de consideração ou decisão, mas nunca ao contrário.

Dessa forma, você conseguirá otimizar seus recursos, de tempo e dinheiro, para extrair os melhores resultados possíveis. Assim, você vende para quem está preparado para comprar e demonstra mais a sua solução para os leads que ainda estão conhecendo o que você vende.

Leia também: Como otimizar seu funil de vendas para uma gestão de leads eficiente

 

4. Use e abuse da autoridade

A autoridade da sua empresa conta muito no processo de aquecimento dos leads. Muitas vezes, os resultados vão fazer mais diferença em convencer um usuário a realizar a compra do que a própria solução e seus benefícios.

É claro que o produto ou serviço precisam ter qualidade. Mas a autoridade da sua marca, nesse sentido, encurta o caminho da descoberta até a aquisição. Portanto, abuse dos resultados que você já conquistou para reforçar a sua empresa como referência do mercado.

E se você ainda não tem cases para mostrar, será preciso ir atrás deles, pois somente números reais e comprovados devem ser utilizados na criação de autoridade.

 

5. Seja transparente na comunicação

A transparência na comunicação também faz parte do processo de aquecimento de leads. Nesse ponto, totalmente ligado com a questão de humanização que falamos anteriormente, você precisa deixar bem claro quais são os valores da sua marca, bem como o comportamento e as características que a fazem diferente dos concorrentes.

Preço, condições de contrato, funcionalidades (no caso de softwares) e outros itens precisam ser divulgados claramente. Eventuais falhas em processos ou no funcionamento de um sistema, da mesma forma, precisam de verdade na comunicação.

É essa atitude que gera conexão entre cliente e marca. Da mesma forma, uma empresa transparente também tem condições de atrair mais leads qualificados ou, igualmente, de manter os desqualificados longe. Então, para o bem do seu negócio, mantenha a transparência nas ações.

 

6. Esteja sempre presente

Já diria a máxima do marketing: quem não é visto, não é lembrado. Então, você precisa adotar estratégias para sempre estar presente na vida dos leads — e mesmo dos clientes. Estar sempre presente não significa incomodar os leads com propagandas, mas sim mostrar sua atuação no dia a dia.

Portanto, aposte em estratégias que não tentem apenas vender. Mostre seus cases, suas ações, seus erros e crie uma comunicação que gere empatia. Anuncie suas soluções, mas também mostre como a festa de fim de ano da sua empresa foi legal — por sinal, a cultura empresarial é algo que gera muita conexão.

Nesse ponto, é possível estar presente de várias formas. Então, aproveite o poder das redes sociais — e do marketing digital como um todo — para ficar na mente das pessoas, sejam os clientes atuais ou potenciais.

 

7. Faça muitos testes e aprenda com eles

omo cada empresa tem uma realidade única, é sempre importante fazer muitos testes no processo de aquecimento de leads. Mesmo que o mercado vá para uma direção, muitas vezes uma estratégia específica — e contrária ao estabelecido — pode funcionar para sua marca.

Portanto, aprenda com o erro dos outros, mas também erre por conta própria. Os testes ajudarão a criar uma base sólida de aquecimento de leads que, dependendo da execução, pode colocar a empresa em larga vantagem competitiva.

Além disso, a cultura de testes ajuda a reduzir o peso sobre erros futuros, já que todos os colaboradores passam a entender que a falha é uma parte inerente do amadurecimento empresarial.

 

Bônus: se o aquecimento do lead não funcionou, descarte-o

Para fechar nosso conteúdo sobre as 7 técnicas de aquecimento de leads que você deve aplicar em seu negócio, temos uma etapa delicada e negligenciada por muitas marcas: o descarte de leads.

Aqui, para evitar entupir seu pipeline com contatos que não desejam comprar de você, a dica é remover o lead frio da base. Se ele já foi alvo das estratégias de aquecimento e, mesmo assim, não demonstrou interesse, você deve removê-lo do sistema.

Isso vai ajudar na economia de esforços para convencê-lo e, caso ele resolva voltar no futuro, fará isso por escolha — e necessidade — própria. Portanto, limpe a sua base de leads regularmente e só mantenha quem pode evoluir para uma conversão no futuro.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para ler também: Compra de leads: 6 motivos para sua empresa não adotar essa prática

 

Veja também:

Comentários

Ficou interessado?

Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.