Blog

Vendedor hunter: o que é, características e benefícios desse perfil para sua empresa
há 1 mês por Followize   -  Categorias: Vendas Online

Vendedor hunter: o que é, características e benefícios desse perfil para sua empresa

Descubra o que é o perfil do vendedor hunter, suas características e como aproveitar essas habilidades para organizar e transformar os resultados comerciais da sua empresa.

A modernização do setor comercial ajudou a criar várias configurações distintas de profissionais que atuam na área. Em um mundo cada vez mais globalizado e dinâmico, é preciso otimizar os esforços para extrair o máximo de desempenho dos profissionais.

É aí que surgem algumas funções bem específicas. O vendedor hunter, por exemplo, é um dos perfis profissionais que englobam um conjunto de características bem importantes para a maioria das empresas.

Com uma iniciativa mais forte e uma personalidade mais dominadora, o vendedor hunter pode ser a peça que faltava para fazer seu time comercial — e os resultados de vendas — decolarem. 

Quer saber mais sobre esse tipo de vendedor? Então continue lendo para conhecer. Boa leitura!

 

O que é um vendedor hunter?

O perfil de vendedor hunter é bem incisivo nas suas ações. Na prática, são profissionais habilidosos na busca, negociação e fechamento de negócios. E tudo isso acontece de modo bem rápido e direto, sem muita enrolação.

Diferentemente do perfil farmer, onde o relacionamento é a grande característica do profissional, o vendedor hunter gosta de ter o controle da conversa e, por isso, é muito mais objetivo na condução de um negócio.

Assim, esse tipo de vendedor até acaba pulando algumas etapas do processo de venda para buscar o resultado. Para o vendedor hunter, os números importam bastante e os resultados são buscados com muito afinco e dedicação.

 

Características do vendedor hunter

Se você já assistiu ao filme "O lobo de Wall Street", deve conhecer a famosa frase do personagem Mark Hanna, interpretado por Matthew McConaughey:

"Show me the MONEY!" (me mostre o dinheiro, em tradução livre).

Essa frase resume bem o que é o vendedor hunter: um profissional muito ambicioso e extremamente focado nos resultados (financeiros). Por isso, é comum que esse tipo de vendedor tenha um conjunto de características bem específicas, que falaremos abaixo:

  • São extremamente extrovertidos e gostam de falar;
  • Têm obsessão por controlar toda a negociação;
  • Falam mais do que escutam;
  • São empolgados, motivados pelos números;
  • Tendem a ser impacientes;
  • Não gostam de seguir processos lentos e com muitos passos;
  • Possuem um foco acima do normal, o que contribui para atingir as metas de vendas;
  • Gostam de trabalhar com autonomia, pois é assim que geram resultados.

Como podemos ver, o vendedor do tipo hunter gosta de ter as rédeas do seu trabalho. Por isso, eles podem ser utilizados na venda de produtos e serviços mais simples, onde o relacionamento não é tão necessário.

É claro que ter uma conexão real com cada lead é importante, mas para alguns segmentos — principalmente onde o que está sendo negociado é bem conhecido — as reuniões em excesso podem ser eliminadas. Portanto, o vendedor hunter consegue fazer esse papel com maestria.

Leia também: Perfil DISC para vendas: como usar de forma eficaz + dicas

 

Benefícios do vendedor hunter

Antes de abordarmos os principais benefícios do vendedor hunter, é importante enfatizar que ele não é o profissional mais importante da equipe de vendas. Todos os tipos, como o farmer, rainmaker e o vendedor mais técnico são igualmente importantes para a equipe.

Dito isso, vamos conhecer os benefícios do vendedor hunter para sua organização:

  • São excelentes fechadores de contrato, ideais para empresas que estão precisando de um alto volume de vendas;
  • São ótimos em negociar produtos ou serviços para leads mais imediatistas, que estão dispostos a comprar naquele momento;
  • São extremamente recomendados para aumentar o faturamento rapidamente, já que a conquista de novos clientes é uma especialidade do profissional.

Portanto, os 3 principais benefícios que listamos são pontos importantes que você deve considerar ao contratar um vendedor hunter. Da mesma forma, alguns pontos de atenção precisam ser considerados para não utilizar esse perfil mais incisivo com o cliente errado.

 

Quando não apostar no vendedor hunter?

Mesmo que a sua empresa precise de novos clientes em alto volume, o vendedor hunter não é recomendado se o seu produto exige mais relacionamento e tempo de maturação do lead. Ou seja, se a necessidade de conexão é grande, opte pelo vendedor do tipo farmer para a função.

Isso porque o vendedor hunter vai tentar, de todas as maneiras, partir para uma conclusão rápida do negócio. E essa "impaciência" pode assustar o lead, fazendo com que ele vá embora por falta de clareza daquilo que está tentando comprar.

Portanto, é essencial considerar o estágio que a sua empresa está e aquilo que vende. Assim, a regra geral é optar pelo hunter quando um tratamento mais consultivo não é necessário.

 

Diversifique o time de vendas para conquistar mais resultados

Como falamos anteriormente, o vendedor hunter é essencial para a maioria das equipes comerciais, mas não é o único tipo de vendedor que sua empresa deve considerar. Uma boa equipe comercial contará com todos os perfis para direcionar os esforços da maneira correta.

Portanto, construa uma equipe equilibrada e preparada para lidar com os vários tipos de leads existentes do mercado. Além disso, também invista em tecnologia e em uma boa gestão de leads para fazer os resultados decolarem.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para ler também: Vendedor farmer: o que é, características e benefícios + dicas

Comentários

Ficou interessado?

Converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e conheça todas as vantagens do Followize.