Gestão de redes sociais com foco em negócios



Nosso e-Book deste mês vai te ajudar a entender como uma boa gestão de redes sociais pode trazer novas oportunidades de vendas para sua empresa. Confira um guia básico e 10 bons motivos para investir nessa tendência.
 
Que as plataformas de redes sociais se tornaram uma boa ferramenta de marketing para as empresas se relacionarem com seus clientes não existem mais dúvidas. Ao longo dos últimos anos esse canal se tornou um dos meios mais interativos e diretos no contato com o público, ganhando de vez a atenção dos departamentos estratégicos espalhados por todo o mundo.

No entanto, para quem atua no universo corporativo o principal objetivo não é apenas ampliar a base de seguidores ou gerar interação. As redes sociais devem, acima de tudo, ser capaz de impulsionar os negócios e gerar novas vendas. Com um bom planejamento, conhecimento sobre cada uma das plataformas disponíveis, atenção ao público e estratégias de interação com o consumidor é possível criar iniciativas contínuas que não apenas elevam o conhecimento e fidelização à marca, como também podem promover a venda diretamente pelas redes sociais. E, claro, bem precisamos falar sobre a importância de acompanhar e medir esses resultados, não é mesmo?

Opções não faltam: facebook, instagram, linkedin, twitter, pinterest, snapchat  e mais uma infinidade de plataformas podem ser exploradas por sua empresa. Então se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios de investir nas redes sociais para ampliar suas oportunidades de negócios, vamos te dar 10 bons motivos para isso!

1. Você pode conhecer melhor o seu público

Com informações essenciais como localização, idade e sexo disponíveis na maior partes das plataformas de redes sociais, você pode também captar outros dados relevantes para o seu negócio – como setor de atuação, profissão, interesses e outros – e gerar ações direcionadas para um número significativo de pessoas, aumentando sua chance de retorno sobre o investimento realizado.

2. Você amplia o reconhecimento da marca

Sem ter que pagar valores altos como um anúncio de tv ou um outdoor - práticas que estão perdendo cada vez mais força em alguns segmentos - para atingir um grande número de pessoas, com um pouco de criatividade você consegue distribuir o seu conteúdo e aumentar a visibilidade de seu produto em um grande nicho, fidelizando quem já conhece sua empresa e conquistando novos adeptos.

3. Maiores oportunidades de conversão

Uma das grandes vantagens das redes sociais é que não são apenas as suas ações que aumentam suas oportunidades, mas também a de cada usuário que interage com elas. Seja um comentário, curtida ou compartilhamento, cada interação positiva com o seu negócio aumenta as chances dele ser visto também por outras pessoas, ampliando suas chances de novas conversões no futuro. Então invista sempre em ações que estimulem a interação com o público!

4. Redes sociais são um repositório de referências

E mais uma vez o foco é o público. Cada comentário que um seguidor deixa em sua página ou algum de seus posts se torna uma referência para que novos usuários passem a acompanhar suas iniciativas ou consumir seus produtos. Quanto mais as pessoas falam bem de você, maior é a sua credibilidade. E hoje já existe muita gente que consulta as redes sociais – logo após ou até mesmo antes de ver o site da empresa! – para tomar uma decisão de compra.

5. Você pode reduzir seus custos de marketing

Agora a conversa ficou boa, não é mesmo! Se uma plataforma pode ter amplo alcance e ainda gerar economia, temos uma receita equilibrada de retorno sobre investimento. Com apenas um terço do valor destinado à outras mídias você pode realizar grandes ações para gerar leads através de redes sociais e promover taxas de conversão bastante significativas dependendo do ramo do seu negócio.

6. Feedback na hora!

Positivo ou negativo, uma coisa é fato: redes sociais são canais instantâneos. Basta fazer uma publicação e em poucos minutos você já pode ter um rápido retorno sobre o impacto que ela gera em seu público.  Por isso suas ações devem ser muito bem pensadas e elaboradas estrategicamente, visando reduzir riscos com impactos negativos que podem ainda deixar sua marca em descrédito.

7. O efeito “rastilho de pólvora”

Nada é mais dinâmico e rápido que o poder de um compartilhamento. Se o material for interessante e promover algum tipo de interação então, pode esperar que em pouco tempo a sua publicação estará nas páginas de muitos seguidores, atraindo a cada minuto mais e mais interessados em conhecer melhor a sua marca.

8. Aproximando marcas e clientes

Quantas vezes você tem a oportunidade de conversar com um cliente tão diretamente quanto nas redes sociais? Esse tipo de plataforma exerce a magia da aproximação ao criar o efeito de “humanização” em uma página corporativa. As pessoas não veem ali apenas a sua marca, mas passam a interpretá-la quase que como uma pessoa, que interage e conversa com ela a cada ação. E o melhor: de forma contínua, antes, durante e depois da compra.

9. Seus concorrentes vão comer poeira

Aqui temos outra magia das redes sociais: a possibilidade de obter informações preciosas sobre seus concorrentes e sair na frente deles em novas ações estratégicas. Se você monitorar de perto as marcas que podem ameaçar o seu negócio e usar a criatividade, terá oportunidade de oferecer ao seu público aquilo que seu concorrente não está fazendo. E aí é só olhar pelo retrovisor e dar tchauzinho.

10. Seu site agradece

Se você planeja ações bem estruturadas, os posts das redes sociais podem levar seu público até o site de sua empresa e ainda aumentar o tráfego qualificado de suas páginas, além de otimizar seus resultados nos rankings de buscadores online, como o Google. 

Comece agora mesmo a sua estratégia em redes sociais e amplie suas vendas!

Bons motivos para investir nas redes sociais agora não faltam mais, não é mesmo?

Para te ajudar a construir uma estratégia eficiente de gestão em redes sociais, preparamos um e-book exclusivo com dicas para planejar e monitorar suas ações, elaborar conteúdo direcionados e acompanhar os resultados de cada iniciativa com apoio do Followize. É só fazer o download gratuito, devorar o material, compartilhar com sua equipe e partir para o ataque!