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6 dicas para uma venda de sucesso
há 4 anos por Followize   -  Categorias: Gestão de Leads

6 dicas para uma venda de sucesso

 
O último trimestre do ano já começou a muitas empresas estão focando todos os seus esforços em vendas para fechar 2016 com as metas em dia e garantir um 2017 mais produtivo. E nós temos algumas dicas para ajudar nesta missão!
 
2016, assim como 2015, foi um ano desafiador. Muitos percalços econômicos e dificuldades fizeram parte da rotina de muitas empresas que conseguiram se manter abertas, enquanto muitas outras viram suas portas fecharem, infelizmente.
 
Mas os primeiros sinais de retomada da economia e a mudança do quadro político em muitas cidades nas eleições municipais começam a trazer um novo fôlego para as empresas e a esperança de fechar o ano com as metas em dia e começar o ano que vem preparados para o aquecimento comercial gerado pela demanda reprimida da crise.
 
E pensando nisso muitas empresas estão apostando todas as suas fichas no planejamento de vendas do último trimestre do ano. Por isso, preparamos algumas dicas para garantir o sucesso da operação e ajudar sua empresa a construir um plano de ação focado em melhores resultados de vendas. Confira e mãos a obra!
 

Tenha foco no cliente

Essa sempre será o primeiro e mais importante ingrediente de qualquer receita de venda: o foco no cliente. Afinal de contas, sem ele sua empresa não existe.
 
O seu primeiro passo é ter uma definição clara de quem é o seu público-alvo (ou também chamado de persona), conhecer muito bem seus anseios, dores e necessidades e preparar um plano para apoiá-lo. Este trabalho deve ser visto como uma estratégia fundamental para atrair novos clientes sem utilizar os métodos apelativos que podem gerar o risco de afastá-los.
 
Quanto mais você olha com atenção para o seu público, mais saberá falar a língua dele e entender o que ele procura para oferecer as melhores possibilidades. Assim o cliente se sente bem atendido, único e especial, e você constrói uma parceria sólida e duradoura.
 

Estabeleça Metas

Trabalhar com metas é essencial para que se possa estabelecer objetivos claros e criar pontos de motivação. Assim você e sua equipe sabem para onde devem caminhar.
 
Quando o assunto são vendas, você deve levar em conta o trabalho de curto, médio e longo prazo, mercados que deseja atingir, valores relacionados à receitas e despesas para saber onde entra o equilíbrio da lucratividade e rentabilidade do negócio e ainda sua estrutura de atendimento para dar conta da demanda de entrada.
 
O mais importante é não tirar as metas de vista e buscar sempre o crescimento.
 

Diga somente a verdade

Apesar de todas as brincadeiras que circundam o universo das vendas sobre o “papo de vendedor”, se você quer realmente construir uma venda de sucesso, então não caia nesse “papo”! Um bom vendedor sempre preza pela transparência e confiança para gerar uma relação sólida com seus clientes e prezar pela fidelização.
 
Mentir ou omitir informações não passa de uma receita errada para fragilizar o relacionamento comercial e prejudicar a imagem da empresa no mercado.
 

Lembre-se que a venda não termina na contratação

Se você acredita que meta batida significa venda concluída, então está na hora de rever seus conceitos. O pós vendas também é uma atitude essencial para garantir a recompra, lembrando que, dependendo do tipo de serviço que você ofereça, a venda de base pode representar até 80% do faturamento corporativo e custo muito menos do que os investimentos em prospecção de novos clientes.
 
Então busque criar estratégias de fidelização para manter o cliente sempre fiel à sua marca e acompanhe a satisfação do seu público, gerando mecanismos para que a venda de base e a opinião de seus clientes também possam ser um diferencial para o seu negócio e gerar novas vendas através de depoimentos reais de satisfação. O seu cliente também pode ser o seu maior vendedor!
 

Trabalhe com indicadores

Não é possível ter resultados crescentes sem indicadores de vendas. Estabelecer KPIs para acompanhas suas vendas irá auxiliar no andamento de sua equipe e a monitorar se os resultados estão dentro das metas estabelecidas. Dessa maneira você pode corrigir pontos falhos, alterar rotas e estabelecer novas estratégias com mais agilidade sempre que necessário.
 
Além disso, será mais simples ter sempre à mão dados como número de clientes, desempenho da equipe, faturamento por período, carteira de clientes, índices de satisfação e outras informações valiosas para a tomada de decisões. Assim você se mantém sempre pronto para atuar rapidamente em um mercado cada dia mais dinâmico e fazer a concorrência comer poeira.
 

Use um CRM para controlar as vendas

Com um software de gestão de leads ou CRM para vendas a área comercial consegue controlar detalhadamente todas as suas ações e estabelecer processos dinâmicos e automatizados para a rotina comercial. Assim, sempre que um novo lead potencial cai em sua base de contatos você pode entrar em contato e iniciar o atendimento ativo, distribuir as oportunidades entre a equipe de vendas, acompanhar o histórico de cada contato e até mesmo criar alertas para que sua equipe atue prontamente a cada nova ação do lead.
 
Assim seu setor comercial ganha mais eficiência e pode focar as ações em leads aquecidos e mais preparados para a compra, elevando o índice de conversões em vendas e a lucratividade do seu negócio.
 

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Que tal começar seu plano estratégico de vendas agora mesmo para bombar os resultados neste último trimestre de 2016?
 
 

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