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06 dicas para melhorar sua gestão de leads no novo ano

Teve um bom 2018 nas vendas, mas quer ter um 2019 ainda melhor? Então se liga nessas dicas que preparamos para aumentar sua eficiência comercial com uma gestão de leads otimizada para o sucesso.

Semana passada falamos um pouco mais sobre como preparar um bom planejamento comercial para que seu ano novo já comece na direção do sucesso. Agora vamos explorar um pouco mais o último tópico daquele post: a gestão de leads!

Você pode ter o melhor planejamento comercial do mundo. Se não tiver uma boa gestão de leads dando suporte à sua execução, sua jornada para o sucesso terá mais espinhos do que rosas e pode não terminar no lugar que você gostaria.

Nós sempre exploramos aqui no blog algumas dicas importantes para que você tenha uma boa gestão de leads em qualquer momento do ano. Mas para te ajudar a ter um 2019 promissor, reunimos hoje as seis principais dicas que podem transformar a qualidade do seu controle de leads e trazer grandes resultados para sua equipe comercial. Fique de olho!

 

01. Tecnologia é essencial!

Geralmente sempre trazemos este item como último ponto de nossos blogposts. Mas hoje ele será o primeiro. E há uma boa razão para isso: não é possível ter uma gestão de leads eficiente e otimizada sem um bom controle. 

Com o apoio da tecnologia a gestão de leads não é apenas um guia para suas estratégias comerciais, mas também o seu norte: é lá que estarão as informações mais preciosas e a engrenagem que mantém a roda das vendas girando sem parar. Um software de gestão de leads permite que você faça a gestão completa do ciclo de vida do seu lead, da captação à conversão. 

Além disso, você mantém o histórico da venda registrado e centralizado em um só lugar, facilitando o trabalho do time comercial. Seus leads também são distribuídos automaticamente entre a equipe e seus controles se tornam muito mais práticos, eficientes e sempre em tempo real para facilitar sua tomada de decisão.

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02. Tenha processos bem definidos

Antes mesmo de desejar ter um bom atendimento comercial, você precisa de um planejamento claro e eficiente para entender melhor seus objetivos, público e estratégica. E é essencial alinhar cada detalhe com toda a equipe. Assim fica muito mais simples desenhar um fluxo de atendimento comercial eficiente e direcionado para conversão. 

 Por isso, ao desenhar o seu processo comercial, tenha em mente que simplicidade e praticidade podem ser seus maiores aliados e que o follow up é um item essencial para determinar o sucesso do seu atendimento. 

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03. Desenhe um bom funil de vendas

O funil de vendas é um processo que tem como principal missão conduzir seu público até o fechamento de um negócio. Dividido em três etapas principais, o modelo estratégico de um bom funil de vendas combinas técnicas de marketing e vendas para produzir resultados mais assertivos em seu público alvo e filtrar ao longo do processo os contatos mais “quentes” e aderentes ao perfil de sua operação.

Um grande aliado para quem quer realizar ações mais efetivas e aumentar as taxas de conversão, o funil de vendas pode trazer um pacote de vantagens para sua empresa, entre elas melhorar a produtividade e o aproveitamento das oportunidades de negócios.

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04. Distribua seus leads com agilidade

Não importa o tamanho do time ou perfil da sua empresa, o principal ponto para que a distribuição de leads funcione de forma natural é ter um processo automatizado e bem desenhado. O lead entrou na pipeline? Então já é direcionado no mesmo instante para um vendedor capacitado para orientar, atender e apoiar o processo de venda.

Quanto mais ágil o processo, maiores as chances de conversão. Além disso, se você trabalha com mais de um produto, segmentar seus vendedores pode ser outra opção interessante para distribuir os leads. Contudo, lembre-se que é importante existir um rodízio ou um backup para cada vendedor. Se um de seus segmentos de atuação é carro chefe, tenha mais de um vendedor alocado para atender esses leads, assim você garante que toda a demanda será atendida.

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05. Mantenha seus KPIs sempre à mão

Acompanhar as metas e indicadores de vendas do seu negócio é um princípio básico para garantir que sua equipe está no caminho certo e atuar caso seja necessário ajustar a rota durante o trajeto. Por isso, existem alguns números que você deve ter sempre à mão para saber se suas vendas estão saudáveis ou não e quais as ações necessárias para intervir e aumentar resultados.

Entre as cinco principais métricas que você precisa controlar estão: vendas, ciclo de vendas, taxa de conversão, ticket médio e churn.

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06. Invista em sua equipe

Essa dica parece até repetitiva. Mas deve ser lembrada sempre e em qualquer contexto. Manter o foco em sua equipe para que ela esteja sempre alinhada com os processos, metas e objetivos, assim como engajada e envolvida em cada detalhe, pode ser o ingrediente secreto para que sua gestão de leads alcance o ponto máximo do sucesso.

A organização de um time de vendas começa com uma premissa básica: ter um perfil bem desenhado sobre qual é o vendedor ideal para o seu time de negócio. Sem dúvida em qualquer nicho eles tem algo em comum: instinto e habilidade natural para vendas. Mas quando mais alinhado ao seu tipo de negócio, maior as chances de sucesso de um vendedor (e de resultados para a sua organização).

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